Frango com páprica e chorizo espanhol

21 Comments

Já fiz este prato várias vezes e a cada garfada gosto mais dele. Ontem o fiz novamente para uns amigos que vieram jantar comigo e foi um sucesso. Resolvi tirar fotos desta vez e publicar a receita. É receita do Bill Granger, que nunca me falha.

Uma das lições que aprendi é que por mais que peito de frango seja uma ótima parte do frango, para esta prato os pedaços ideiais são coxa e contra-coxa. Eles são mais suculentos, concentram mais o sabor, e devem ter pele também.

Chorizo espanhol é tão saboroso, e o fato de se fritá-los antes e depois refogar os pedaços do frango no que fica na panela faz com que o frango assimile bem o sabor do chorizo. O prato final fica com uma cor vermelha bem intensa. Lindo prato de começo de outono na minha opinião.

Frango com páprica e chorizo espanhol

1.6 kg de frango – coxas, sobrecoxas

Sal marinho

Pimenta-do-reino moída na hora

1 colher de chá de páprica

1 colher de sopa de azeite de oliva

2 chorizos espanhóis cortados em rodelas

2 cebolas médias cortadas em rodelas finas

2 pimentões vermelhos cortados em tiras

2 pimentões verders cortados em tiras

6 dentes de alho, cortado em fatias bem finas

500ml de caldo de legumes

400g de tomates picados – uso os enlatados orgânicos

1 colher de sopa de extrato de tomate

Tempere os pedaços de frango com o sal e a pimenta do reino. Por fim jogue a páprica e revista os pedaços de frango com ela. Reserve.

Esquente o azeite de oliva numa panela grande e jogue as rodelas de chorizo para que fritem. Reserve as rodelas. Coloque os pedaços de frango na panela e refogue por 5 min de cada lado.Reserve. Vc vai ficar com um monte de gordura na panela, então descarte o excesso e só deixe gordura suficiente para dourar as cebolas sem queimar. Jogue as cebolas na panela, salpique sal e refogue por uns 5 minutos. Acrescente os pimentões e alho, e deixe cozinhar por uns 10 minutos mexendo de vez em quando para que não grudem na panela. Quando os pimentões estiverem bem refogados ponha os pedaços de frango por cima, o caldo de legumes, tomates e extrato de tomate, e cozinhe em fogo baixo por uns 20 minutos. Dê uma mexida de vez em quando.

Quando o frango estiver cozido retire-o da panela e reserve. Aumente o fogo e deixe o molho ferver.Ferva até que o molho engrosse. Só então devolva o frango para a panela seguido das rodelas de choziro e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Sirva com arroz ou purê de batatas.

21 Comments
  • Raquel

    Responder

    Valentina!! teu blog é simplesmente LINDO!!Amei de verdade!!Estou sempre fuçando pela net atrás de receitas, e hj acabei caindo aqui, e fiquei um tempão babando!!rsParabéns!! Já até coloquei em favoritos!!rsabraços

  • Cris

    Responder

    Este é daqueles que só de ver dá vontade de comer!

  • Agdah

    Responder

    Muito legal. Eu estava mesmo procurando algo diferente para fazer com frango.

  • witchie

    Responder

    Delícia! Vou guardar para fazer no friozinho que há-de vir! E, como a Elvira, com chouriço português! Por cima de um belo puré de batata… Nham! =)

  • laila

    Responder

    eu fizzz! logico no interior não achei chourizo, mas substitui por uma boa linguiça curtida e apimentada,de um produtor local. fica maravilhoso, macio, cheio de sabores, ai deixei o frango tomando gosto em suco de limão paprica, sal e pimenta, o limao sutilmente deu seu toque. é daqueles pratos que serão lembrados e repitidos! bjos

  • Anette

    Responder

    Meu Deus… que aspecto fantástico…Nõ me pôde mandar um bocadinho por correio???Gsotei imenso desta receita e da imagem. Dá mesmo vontade de comer e deve cá ter um cheirinho…Valentina, adorei!beijinho grande

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga,Eu que não como carne de porco fiquei doida pra provar aquelas receitas com chorizo de uma das edições da DH magazine.Este seu franguinho, então… Hum!!!! Que vontade de pegar uma garfada!

  • Dani Toré

    Responder

    Fiquei babando, Valentina.Realmente essa resceita deve ser divina.Já tá arquivada em “a fazer”.Bjs

  • bia

    Responder

    a foto ja diz tudo, a gente começa a comer pelo visual, hmmmm, receita que farei com certeza ! bjs

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Amiga você sempre nos matando de vontade com esses seus pratos!! Fiquei aqui contemplando a foto e tentando imaginar o sabor do prato!?! Que delícia deveria estar!

  • Marizé

    Responder

    Lindo demais, bem ao meu gosto tb. Vou ficar de olho para um dia destes experimentar.

  • Michel

    Responder

    D~E uma olhadinha no meu blog e vc. verá minha vida de frango.

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Este prato está maravilhoso. Adoro sabores fortes, com personalidade! Já anotei.bjo, Nina.

  • Geórgia

    Responder

    Sim, lindo prato. Deve ficar com um sabor incrível. Anotei a receita para quando achar o chouriço. Bjs.

  • Gorete

    Responder

    Que prato exótico! Adoraria fazê-lo, mas aqui, não sei onde encontraria o chouriço espanhol…;(

  • valentina

    Responder

    clarice, este molho é muuito bom amiga.Laila, realmente nao se compara a quantidade de sabores que estes pedaços de frango ‘sugam’. Por mais que goste de peito, nao é bom para qualquer prato.Laurinha, obrigada querida. Vc sempre muito doce nos comentários.anna, se provares me conta o que achastes.Elvira, otimo toque. Ja vou ter alternativa para uma outra vez.

  • Elvira

    Responder

    Que delícia de prato! E liiiindo! Vou fazer com chouriço português, que leva mais ou menos o mesmo tempero mas é mais magro. 🙂

  • anna

    Responder

    Que frango naravilhoso, tem uma cor mais do que linda!Vou ter de provar esse tal de chouriço espanhol…

  • Laurinha

    Responder

    Apetitoso, uma delícia com certeza, adoro páprica! Ficou lindo!Beijinhos,

  • laila

    Responder

    sou uma amante da sobrecoxa..desosso e uso no lugar do peito, é tão mais saborosa… mas essa receita qure tentação! o vermelho intenso e os sabores…humm amo páprica, amo chourizo…deve ser bom de mais! bjos

  • Akemi

    Responder

    Valenina, concordo com vc sobre as receitas do Bill: são ótimas e não tem erro mesmo! Fiquei apenas aqui imaginando molhar pedaços de pão nesse molho… hummmm!

Leave a Comment