Frango com mel

19 Comments


Já há muito tempo estava sem poder utilizar o meu laptop direito. O antigo estava com a parte de CD-rom quebrada então não conseguia fazer muitas coisas nele. Depois tive o problema do teclado que levou um banho de vinho num momento de euforia. E por fim me apareceu um treco estranho e não conseguia teclar. E como também estive em Cingapura por 21 dias o meu acesso à internet ficou bem reduzido. Ao voltar tive que começar a me preocupar em procurar um novo laptop, e por fim ontem o comprei.
E para celebrar o retorno trago esta receita nova de frango. O resultado final é um prato excelente, com um leve adocicado devido ao mel.

Servi com arroz selvagem polvilhado com salsinha picadinha. Gosto de comprar este arroz numa lojinha não muito longe daqui pois posso comprar quanto quiser: 100g, 200g. Gosto muito de comprar a granel. Nem sempre se quer um pacote de meio quilo

Não podia faltar a salada verde, que servi com batata bolinha. As batatas foram sobras do jantar da noite anterior quando as pre-cozi e depois levei ao forno meio amassadas, com sal grosso triturado por cima e azeite de oliva. Queria que criassem uma crosta. Como algumas ficaram dando sopa as servi com uma salada verde, regando com o azeite de oliva que estava no refratário das batatas.

As quantias abaixo foram as que usei. Faça a adaptação necessária de acordo com a quantidade que preparar.

Frango com mel

8 pedaços de coxa ou sobrecoxa
1 cebola roxa cortada em rodelas
8 dentes de alho descascados mas inteiros
1 colher de sopa de azeite de oliva
125ml de mel ( usei um copo de medidas equivalente a ½ xícara)
185ml de caldo de frango ou de legumes ( dá o equivalente a ¾ de xícara mais uma colher de sopa)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 limão amarelo fatiado em 8 pedaços

Costumo temperar o meu frango antes de cozinhá-lo usando uma mistura de sal e alho esmagado. Esmago tudo junto e lambuzo bem os pedaços de frango com a pasta.
Esquente o oleo numa frigideira grande o suficiente para 8 pedaços de frango todos de uma vez. Doure o frango por uns 5 minutos ou um pouquinho mais utilizando fogo alto. Retire of frango do fogo e reserve. Baixe o fogo e refogue a cebola por 1 minuto. Acrescente os dentes de alho e refogue também por 1 minuto. Devolva os pedaços de frango para a panela, juntamente com as fatias de limão, o caldo de frango e o mel. Misture bem , cobra a frigideira e cozinhe por 20 minutos aproximadamente – tempo suficiente para cozinhar o frango. Transfira o frango para uma forma refratária, e deixe o molho cozinhar em fogo baixo, na frigideira destampada, por uns 15 minutos, até que engrosse. A consistência ficará como de caramelo. Leve o frango ao forno e deixe que criei uma crostinha antes de retirar e regar com o molho de mel.

19 Comments
  • Rodrigo Eller

    Responder

    Nunca tinha feito esta receita e fiz pela primeira vez para 14 pessoas.
    Todas AMARAM!
    Ficou realmente muito bom, e é muito fácil de fazer!

    recomendo a todos!

  • Valentina

    Responder

    MAra, nao precisa mas voce perde o toque final.

  • Mara Cora

    Responder

    Parece maravilhoso, mas será que tem mesmo que ir ao forno? Se eu, por praticidade usar a receita só até a parte da da panela, pode ser? Beijos.

  • juliana

    Responder

    oi, entrei nesse site nem sei como, mas o q sei é q nao consigo deixar d vim aqui um dia, adoro suas receitas e d como vc escreve elas, sou uma simples fa da cozinha e gosto muito d receitas(gostaria d poder fazer todas…mas não da!) olha parabens pelo seu trabalho,vou vim sempre aqui pra continuar admirando estas delicias, e fazelas quando encontrar os ingrediente! q por sinal é o maior motivo d deixar tantas receitas pra tras…bjos e felicidadejuliana nerise-mail: juliananeris.f@hotmail.com

  • valentina

    Responder

    Verena, ficou tudo de bom,viu?!? Até um colega que não curte muito comida com toque adocicado ( pobre dele) adorou e repetiu.

  • Verena

    Responder

    Valentina, amei sua receita desse frango! Acho que o mel deve dar um toque fantástico! Hummmmmmm!Beijos!http://www.mangiachetefabene.wordpress.com

  • valentina

    Responder

    bia, como é bom ,não?!Eli, eu também.Olha, este franguinho vale a pena experimentar.Cris, se chegares a fazer me conta o que achastes. Gosto é que nem chapeu,ne?!

  • Cris

    Responder

    Estou aqui a contemplar também, comprei uma frigideira nova estes dias e estou testando tudo, vou acrescentar esta sua receita para a semana que vem aqui na lista. Bastante alho e cebola no frango, do jeito que gosto! Bjs!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Val querida o que siginifica esse frango?! Estou babando, fiquei um tempão contemplando a foto! Arrasou amiga! Que saudades estou de você!! 🙂

  • bia

    Responder

    Que bom que esta de volta ! e com uma combinaçao perfeita frango e mel, muito bom !! bjs

  • valentina

    Responder

    Elvira, sem internet ficou muito difícil participar. É bom estar de volta.Pat, não me desapontei. É tão gostoso quanto imaginava.Semente de Sésamo, Vale a pena experimentar.Claudia, e as fatias de limão também combinam para dar um sabor diferente.Não somente doce.Agdá, foi isso mesmo.Tive que comprar um teclado separado pois o original nunca se recuperou. Ah, tua tia Lourdes sabe das coisas. Esta receita é ótima e um pouco fora dos sabores rotineiros.Michel, adoro padaria no Brasil. Nossa, tivestes em cingapura tambem. A trabalho?Ana, e de laptop novo.Gracas a Deus. O franguinho é bom viu?!/Vai ser repetido em ocasiões especiais.Geórgia, sirva-se!

  • Geórgia

    Responder

    Até salivei quando li a receita, bom demais! Bjtos.

  • Ana

    Responder

    Que bom q esta de volta Valentina!E que bonito ficou esse frango, gostei!Ana

  • Michel

    Responder

    LapTopcom frango fica muitobom, mas neste momento estou numa padaria ótima aqui do lado de casa comendo coxinha e tomando suco de melância adoçadocom mel e te escrevendo do meu laptop Fujitsu comprado lá em Cingapura. Coincidências… magina!

  • Agdah

    Responder

    Falando em adocicado, o teor de açucar no vinho deve ter travado as teclas no teclado, nãi foi, não. Já aconteceu comigo. Grudou tudo.Sua receita me lembrou a minha tia Lourdes que faz algo semelhante e fica muito delicioso.

  • Cláudia A.

    Responder

    Eu também adorei. O adocicado do mel deve dar um sabor especial.

  • semente de sésamo

    Responder

    Adoro frango com mel. Esse ficou com uma cara óptima!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, fiquei pensando neste franguinho desde que vc me contou sobre ele. Parece delicioso!O arroz com salsinha é simples porém perfeito como acompanhamento.

  • Elvira

    Responder

    Já andava a estranhar a sua ausência, querida Velentina…Que prato lindo e delicioso! 🙂Beijão.

Leave a Comment