Frango com concentrado de tamarindo

0 Comment

Lembro-me da minha infância e de chupar tamarindo. Fazia até careta. Gostava daquela tortura. O azedinho com certa doçura. É agridoce. Tomei também muito suco de tamarindo. Ótimo nos dias de calor. Quando comecei a ter contato com a cozinha asiática vi que eles, assim como os indianos, utilizam muito um concentrado de tamarindo para cozinhar. Este é um uso que não fazemos no Brasil. No norte da Índia o suco de tamarindo pode substituir os tomates em quase todos os pratos com lentilhas e vegetais. Mas por favor, não adicione aquele suco que se acha em garrafinha para ser diluído. O concentrado que se utiliza na culinária é espesso. Sei que na Gula saiu um artigo há um tempo sobre o concentrado de tamarindo na culinária.Caso você ache difícil encontar o concentrado na intenet você tem a disposição receitas caseiras do concentrado.

No prato abaixo é gostoso pois deixa um gosto agridoce no frango. Embora a pimenta seja opcional, acho que o picante contrasta super bem com o frango. É um prato gostoso, e ao mesmo tempo prático quanto ao tempo de cozimento pois fica pronto bem rapidinho.

Frango com concentrado de tamarindo
 
Ingredientes
  • 700g de peito de frango cortado em tiras finas
  • 1 colher de sopa de concentrado de tamarindo 3 dentes de alho esmagados
  • 2 pimentas dedo-de-moça (opcional)
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 cebola grande cortada em rodelas grossas
  • ½ xícara de coentro picado
Instruções
Preparo
  1. Pegue uma tigela e coloque nela o frango, o tamarindo, a pimenta, o açúcar e o sumo de limão. Misture tudo bem, cubra e deixe marinar por 30 minutos.
  2. Esquente a panela tipo wok ou uma frigideira, ponha ½ do óleo vegetal e jogue o frango dentro. Devido à quantidade você vai precisar colocar o frango em duas levas. Prepare o frango ao estilo stir-fry. Reserve.
  3. Coloque o restante do óleo na panela e jogue a cebola, mexendo de vez em quando até que fique macia. Devolva o frango para a panela e mexa para misturar bem com a cebola. Na hora de servir jogue o coentro picado por cima.
  4. Você pode servi-lo com noodles ou arroz.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: