Frango Bêbado/Pollo Borracho

1 Comment

Há muitos anos fui a um ‘talk’ de comida mexicana. Lembro que fiquei toda animada pois parecia que também íamos cozinhar. Mas foi só daquelas sessões em que se senta e se assiste a alguém cozinhando. Fiquei muito frustrada. O bom foi que a moça era uma mexicana muito simpática e nos deu dicas de livros de comida mexicana que fossem ‘originais’. Comprei Food from My Heart, de autoria de Zarela Martinez. As receitas são intercaladas com memórias da vida dela. Uma ótima leitura com certeza. Esta receita estava marcada há muito tempo. Você já dever ter notado que ando numa seria missão: diminuir a lista das receitas por testar.

Bom, Zarela conta que esta receita era de uns vizinhos. Estes mesmos vizinhos contribuíram com varias receitas que estão no livro. A autora comenta que a quantidade de vinagre indicada – quantia máxima de 1 xícara é comum no México, mas para quem não esta acostumado com tal acidez ela recomenda que o vinagre seja adicionado aos poucos até que o sabor esteja de acordo com o paladar da pessoa.

Gostei muito do produto final. Desta vez tive que fazer duas alterações: usei azeitonas pretas pois eram as únicas que tinha em casa e não tinha a menor vontade de ir ao supermercado. E não usei um frango inteiro e sim contra coxas.

½ xícara de passas claras

½ xícara de sherry seco aquecido

½ xícara de farinha de trigo

¼ colher de sopa de sal

¼ colher de sopa de pimenta branca moída na hora

1 frango pequeno cortado em 6 ou 8 pedaços

½ xícara de óleo vegetal

1 cebola média cortada bem fininha

3 dentes de alhos grandes amassados no pilão

½ xícara de amêndoas sem casca

½ xícara de azeitonas verdes recheadas com pimenta

1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em uma parte do caldo de frango

1 ½ de caldo de frango

1 xícara de tequila

1/3 a 1 xícara de vinagre de vinho branco

1 colher de sopa de açúcar

Coloque as passas de molho no sherry por aproximadamente 20 min. Reserve.

Pegue um prato raso grande e ponha a farinha de trigo nele juntamente com sal e pimenta branca moída na hora. Misture bem. Revista os pedaços de frango nesta farinha temperada e reserve.

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Pegue uma frigideira grande, ponha o óleo nela e deixe esquentar em fogo médio. Refogue os pedaços de frango nela por uns 10 minutos ao todo. Eles devem ficar dourados no exterior.Transfira-os para a forma refratária.

Retire o excesso de gordura da frigideira deixando somente o equivalente a 2 colheres de sopa. Jogue a cebola e alho e refogue bem por aproximadamente 1 minuto, até que a cebola fique transparente e o alho dourado – não deixe o alho queimar. Fique mexendo constantemente, sempre procurando desgrudar qualquer pedaço de frango que tenha grudado na frigideira. Quando o alho e a cebola estiverem no ponto jogue as amêndoas e cozinhe, mexendo sempre por uns 2 minutos. Em seguida acrescente as azeitonas e as passas com todo o excesso de sherry que não tenha sido absorvido pelas passas. Mexa bem tudo por uns 2 minutos.

Ponha o caldo de galinha na frigideira junto com a tequila e de uma mexida. Deixe levantar o ponto de fervura, sempre mexendo e tendo o cuidado de desprender tudo do fundo da panela. Depois ponha 1/3 xícara de vinagre assim como o açúcar, mexendo bem e provando para ver se esta do seu gosto. Deve ficar levemente acídico. Acrescente mais vinagre se preferir – mas o faça gradualmente. Jogue o amido de milho dentro e mexa. Quando ferver diminua a temperatura e deixe engrossar – uns 10 minutos aproximadamente.

Derrame o molho sobre os pedaços de frango reservados. Cubra com papel alumínio e deixe no forno por mais ou menos 25 minutos ou até que o frango esteja bem cozido.

Sirva com arroz branco.

1 Comments
  • sofia

    Responder

    Hola Valentina, I have just seen this post and it must have been at Books for Cooks that we met? or at Divertimenti? well I thought we met at Borough. Must make this recipe, I am glad that you like this book, it is lovely full of memories of somebody that just like us has migrated to distant lands. Saludos, Sofia P. S did you know that there is a very famous salsa in Mexico called Valentina???

Leave a Comment