Frango assado com acompanhamento de tomates e feijão

5 Comments

Almoço de preguiçoso

Este foi o melhor almoço nas coxas que já comi. Passei no meu supermercado para comprar algumas coisinhas e resolvi comprar um pequeno franguinho assado. Não costumo comprar estes frangos – às vezes sou chata mesmo. Mas o Waitrose tem um bom record de comida orgânica, de trabalhar com pequenos produtores. Isto me deu confiança de que aquele franguinho não era de uma destas fazendas em que se criam as aves em um espaço confinado e aonde elas nem têm espaço para andar. Pronto – a consciência ficou mais tranqüila. Daí ao chegar em casa o acompanhamento seria o próximo passo. Lembrei-me de um programa do Bill Granger em que ele colocava feijão canelinivo, tomates, alho, e mais algumas coisas em uma vasilha, misturava tudo e levava ao forno pre-aquecido. Esta maravilha era acompanhamento de carne, mas resolvi que iria testar com o franguinho. O resultado final foi uma comidinha simples, e bem saborosa. Fiquei até com a barriga doendo.

Para ir ao forno:

  • Tomates suculentos – se estiver no hemisfério sul tomatex cereja são mais que ideais
  • Feijão canelini – usei feijão manteiga (se chama assim no Brasil também?)
  • Cebola roxa cortada em gomos
  • Alho fatiado bem fininho
  • Pimentas secas em flocos
  • Sal
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • Azeite de oliva

O feijão tem que ser cozido antes, mas não o deixe molengo. Você o quer firme. Uso feijão em lata orgânico. Aqui o acho já pronto. Uma lata tem 400g e costumo usar uma lata para alimentar duas pessoas.

Jogue os ingredientes numa tigela e misture bem. Pegue uma assadeira e forre com papel alumínio. Espalhe estes ingredientes pela assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 190oC. Cubra a assadeira com papel alumínio e asse por uns 20 minutos dependendo da quantidade de ingredientes que colocares. Retire o papel alumínio depois de uns 20 minutos e deixe assar por mais uns 10.

Numa saladeira coloque os pedaços de frango assado. E depois ponha o feijão e demais ingredientes ao lado do frango. Você pode regar o feijão e etc. com um pouco de azeite balsâmico. Confesso que não fiz isso.

É muito simples e saboroso. Além de ser uma refeição cheia de coisas saudáveis.

Bom apetite!!

5 Comments
  • valentina

    Responder

    Pat, hoje em dia como muito feijão em saladas. Adoro.

    Goretti querida, este acompanhamento é uma delícia.Simples e gostoso.

    Cinara, cozinho sempre amiga. Só precisava ter uma família grande para comer, comer,comer..rss

    Karen, acho ótimo ‘televisor de cachorro”bjs

  • Karen

    Responder

    Eu adoro o frango de “televisor de cachorro” daqui! Essa é uma boa idéia para uma refeição rápida!

  • Cinara

    Responder

    Nossa, Valentina, você tem cozinhado bastante! Só hoje consegui ler seus 7 posts mais recentes… Adorei o resultado dos “pratos favoritos”! Sua iniciativa rendeu lindas e comoventes histórias. Nunca cozinhei com lavanda, e achei super interessante! O aroma é realmente divino! E este franguinho com feijão e tomate está com um aspecto delicioso, amiga! Parabéns pela disposição! ;o) Grande beijo e boa semana…

  • Goretti

    Responder

    Cuidado (risos). Os ingleses, depois da crise das vacas loucas, agora estão a enfrentar a gripe das aves… riso.
    Gosto pouco de fango, mas bastante de galinha! Uma das poucas maneiras de comer frango é dessa forma que vc descreve, mas assado na brasa (tb costumo comprar feito). Vou aproveitar é a dica dos legumes.
    Beijinho

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, você sempre faz coisas tão interessantes com feijão!

    Esse franguinho parece macio e delicioso, hum… 😉

Leave a Comment