Flor de Abobrinha

1 Comment

Não é sempre que se encontra flor de abobrinha nas feiras. Tem que se ir a mercados em que sabe que vendem produtos pouco comuns. Sempre olho na feira da minha cidade mas nunca fico surpresa ao não encontrar estas flores. Porém a sua beleza sempre me faz busca-la. E na semana passada dei sorte ao me deparar com elas numa feira em Londres. São tão lindas. Aqui mostro duas receitas que usei:

Usei uma receita em que se recheia as flores com ricota e depois são fritas.

Flor de Abobrinha
 
Ingredientes
  • 150ml de vinagre balsâmico
  • 12 flores com as abobrinhas ainda grudadas
  • Óleo de amendoim para fritar
Para o recheio:
  • 250g de ricota
  • Folhas de manjericão picadas
  • Sumo de limão
  • 50g de parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Para a massa para fritar:
  • 100g de farinha de trigo mais um pouquinho para polvilhar
  • 120ml de água mineral gasosa
Instruções
Preparo:
  1. Misture a ricota, as folhas de manjericão, o sumo de limão, o parmesão ralado, sal e pimenta.
  2. Separe as flores das abobrinhas. Corte cada abobrinha ao meio e reserve-as. Cheque as flores para ter certeza de que não tem nenhum inseto nelas. Se tiver se livre deles – e só dar uma sacudida nas flores.
  3. Como as flores são muito delicadas abra-as com cuidado e as recheie com a mistura da ricota. Torça as pontas das flores para que a mistura não vaze.
Agora prepare a massa para fritar:
  1. Coloque a água gasosa numa tigela, e peneire a farinha de trigo por cima. Com um mini fuê ou algo parecido bata bem tudo para que a farinha se dissolva mas não embole. Você ficara com uma calda grossa.
  2. Coloque o óleo na frigideira e deixe esquentar bem. Tem que ficar uns 3 cm de óleo. Passe as flores e as abobrinhas cortadas pela farinha de trigo, e depois pela calda grossa. Coloque para fritar em levas. As flores e abobrinhas estarão prontas quando ficarem douradas e crocantes. Transfira para um prato com papel toalha.
  3. Leve uma panela ao fogo e coloque o vinagre balsâmico nela e deixe ferver até ficar com uma consistência grossa, meio caramelada.
  4. Arrume as flores e abobrinhas num prato, salpique com o parmesão e regue com o vinagre.

 

Aproveitei as flores que sobraram e fiz um halibut com elas. Visualmente fica bonito e acrescenta uma certa crocância. Lubina ou um peixe parecido também vai bem.

O peixe da sua escolha

Flores de abobrinhas

Azeite de oliva para regar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Aqueça o forno – 200oC. Forre uma assadeira com papel manteiga.

Corte o peixe em pedaços pequenos e tempere com o sal e pimenta-do-reino. Enrole cada pedaço de peixe com tiras de flores. Utilize um palito para prender as pontas se precisar. Arrume o peixe na assadeira e regue com o azeite de oliva. Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos. Retire e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir.

Clique aqui se quiser ler o post em inglês/ in English.

1 Comments
  • Juliana

    Responder

    coisa de vo mesmo. me lembra minha infancia! 😉

Leave a Comment

Rate this recipe: