Filé Mignon com molho de cogumelos ao vinho tinto

3 Comments

Como não trabalho amanhã resolvi fazer um ranguinho caprichado pra mim hoje. Então comprei um filé mignon e lancei mão nesta receita. Os cogumelos já estavam na geladeira. Além do filé mignon que é tudo de bom, a grande primadona é o molho de cogumelos com vinho tinto. Não satisfeita com o que coloque no prato fiquei com uma colherzinha na frigideira, para ter certeza de que tinha consumido até a última gota. Uma coisa ótima desta receita é o fato de que fica pronta bem rápido. Não exige muito. E é tudo de bom.

Filé Mignon com molho de cogumelos ao vinho tinto
 
Ingredientes
Ingredientes para o bife
  • Bifes de filé mignon para 4 pessoas
  • Sal grosso triturado
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • Óleo vegetal
Ingredientes para o molho de cogumelos ao vinho
  • 20g de manteiga
  • 160g de cogumelo ( Portobelo our Champignon de Paris)
  • ¾ xícara de vinho tinto
  • 1 xícara caldo de carne
  • 1 ½ colheres de chá de mostarda granulada
  • 100g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 1 colher de sopa de estragão
Instruções
Preparo
  1. Você pode fazê-lo ao forno mas prefiro na frigideira e é assim que passarei a receita:
  2. Pegue os filés e pincele-os com o óleo vegetal para que fiquem revestidos. Pegue a pimenta que você acabou de moer/triturar (creia em mim quando digo que o sabor é inigualável, fresco) e revista o filé dos dois lados. Reserve. Comece a preparar o molho – veja abaixo.
  3. Pegue uma frigideira funda e leve ao fogo médio. Ponha as 20g de manteiga e jogue os cogumelos dentro. Dependendo do tamanho da sua frigideira talvez você tenha que cozinhar os cogumelos em levas. Basicamente você deixará os cogumelos na frigideira até que dourem. Retire com uma escumadeira e reserve. Uma vez que todos os cogumelos estejam prontos jogue o vinho tinto na frigideira e deixe por 3 minutos para que o álcool evapore. Ponha o caldo de carne e mostarda e mexa com um fue ou garfo até que a mostarda se dissolva no caldo. Deixe no fogo por aproximadamente 5 minutos ou até que o molho se reduza em ⅓.
  4. Enquanto o molho esta cozinhando esquenta a grelha e prepare os bifes. 3 minutos de cada lado se você gosta de bife malpassado, e assim por diante. Uma vez prontos reserve.Volte ao seu molho de cogumelos. Este tempo de descanso vai contribuir para que o seu filé fique bem suculento pois a carne vai ‘descansar’.
  5. Jogue a manteiga gelada, picada em cubos, aos poucos. Mexa até que o molho engrosse. Jogue os cogumelos de volta na frigideira junto com o estragão e deixe esquentar por aproximadamente 1 minuto.
  6. Ponha um bife em cada prato e jogue um pouco de caldo de cogumelos por cima. Caso você vá servir com um purê de batatas coloque o bife em cima do purê e o molho vai por cima de todos. Desta forma o purê vai amparar o caldo de cogumelo e da carne. Divino.

3 Comments
  • Roberta

    Responder

    Pegue os filés e pincele-os com o óleo vegetal para que fiquem revestidos. Pegue a pimenta que você acabou de moer/triturar (creia em mim quando digo que o sabor é inigualável, fresco) e revista o filé dos dois lados. Reserve. Comece a preparar o molho – veja abaixo.Pegue uma frigideira funda e leve ao fogo médio. Ponha as 20g de manteiga e jogue os cogumelos dentro. Dependendo do tamanho da sua frigideira talvez você tenha que cozinhar os cogumelos em levas. Basicamente você deixará os cogumelos na frigideira até que dourem. Retire com uma escumadeira e reserve. Uma vez que todos os cogumelos estejam prontos jogue o vinho tinto na frigideira e deixe por 3 minutos para que o álcool evapore. Ponha o caldo de carne e mostarda e mexa com um fue ou garfo até que a mostarda se dissolva no caldo. Deixe no fogo por aproximadamente 5 minutos ou até que o molho se reduza em 1/3.Enquanto o molho esta cozinhando esquenta a grelha e prepare os bifes. 3 minutos de cada lado se você gosta de bife malpassado, e assim por diante. Uma vez prontos reserve.Volte ao seu molho de cogumelos. Este tempo de descanso vai contribuir para que o seu filé fique bem suculento pois a carne vai ‘descansar’.Jogue a manteiga gelada, picada em cubos, aos poucos. Mexa até que o molho engrosse. Jogue os cogumelos de volta na frigideira junto com o estragão e deixe esquentar por aproximadamente 1 minuto.Ponha um bife em cada prato e jogue um pouco de caldo de cogumelos por cima. Caso você vá servir com um purê de batatas coloque o bife em cima do purê e o molho vai por cima de todos. Desta forma o purê vai amparar o caldo de cogumelo e da carne. Divino.

  • Zoe

    Responder

    Fizemos no jantar e ficou maravilhoso! Nossos amigos disseram que parecia que estavam jantando num restaurante regido por Grandes Chefs! Facil, rápido e saboroso!!Obrigada pela receita

  • Elcio

    Responder

    Ficou excelente. Da proxima vez vou investir mesmo no file mignon porque a carne que escolhi estava meio dura. Mas a receita e’ otima, facil e rapida. Bravo!!

Leave a Comment

Rate this recipe: