Filé com purê de feijão

12 Comments

Há um novo show culinário na televisão, na BBC, apresentado pela Nigella Lawson. Chama-se Nigella Express. São basicamente receitas que podem ser preparadas em pouco tempo. A proposta é mostrar para as pessoas que recorrer a take-away food com a desculpa de que não possuem muito tempo para cozinhar, não é necessário. Você pode preparar várias coisas na sua própria casa sem que tenha que gastar muito tempo na cozinha preparando tudo. As receitas são ótimas. E esta aqui é uma delas. Já a preparei várias vezes.. Uso sempre um feijão chamado canellini, de cor clara, meio esbranquiçado. Ele é meio cremoso. Não si o que seria o equivalente no Brasil.

Adoro esta receita principalmente por causa do purê.Sou uma grande fã de feijões. E esta é uma nova forma de usá-los. Não coloquei quantidades exatas dos ingredientes porque vai depender de quantos for servir. Só dou uma recomendação quanto ao limão: para 2 filês use o suco de meio limão.

Ingredientes

Azeite de oliva

Filés bem finos

Feijão cozido

Alecrim fresco

Raspa e suco de limão

Alho fatiado ou esmagado

Gosto de preparar o purê primeiro. O preparo é bem rápido pois o feijão já está cozido. Coloque o azeite numa panela e quando começar a esquentar ponha o alho. Dê uma mexida e acrescente o alecrim.Logo em seguida ponha a raspa de limão e mexa tudo. Retire o alecrim e reserve. Coloque o feijão na panela, e mexa para que se revista com o óleo. Esmague o feijão na panela mesmo. Acrescente sal se achar necessário. Retire da panela e transfira para o prato aonde será servido. Decore com o alecrim.

Esquente o óleo numa frigideira e frite os filés em fogo alto. Quando pronto transfira para uma travessa, e retorne a frigideira para o fogo. Derrame o suco de limão no óleo onde os filés foram preparados, e deixe esquentar até começar a borbulhar. Derrame por cima do bife e sirva juntamente com o purê de feijão.

12 Comments
  • Lorenzo

    Responder

    Muito boa essa receita de pure de feijão com carne vermelha, conhecia ele com molho de aspargos e file de salmão….

  • Cris

    Responder

    Que delícia Val, é uma forma de sair da rotina “arroz com feijão”. O alecrim deu um toque charmoso ao purê, gostei do modo de preparo, tira o alecrim antes do feijão… e o molho de limão no bife… hummm interessante! Bjs!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Val desde o primeiro momento que comentou comigo a respeito dessa receita, já tinha ficado encantada, vendo a foto me rendi de amores por ela amiga!! Que delícia!!

  • Márcia

    Responder

    Menina, que idéia diferente! Onde no mundo eu ia pensar em purê de feijão? Achei super interessante, deve ficar bom!!!Bjos.

  • bia

    Responder

    adorei este pure de feijao ! vc recebeu meu email ? beijos

  • Elvira

    Responder

    De facto, a receita é óptima: rápida, equilibrada… Mas sobretudo, muito boa! 🙂

  • Marizé

    Responder

    Que delicia! Fiquei fascinada pelo puré de feijão.Beijocas

  • laila

    Responder

    humm Vale que delicia! já fiz alhgumas vezes o pure de ervilhas secascom lemon&pepper e bastante azeite fica divino, mas de feijão branco nao…amo pure e feijoes entao essse é o prato ideal! bjos

  • Silvia Arruda

    Responder

    Adorei esta refeição. Para mim, perfeita. Eu nunca tinha visto purê de feijão. Eu tb sou fã de feijão e com ctz essa receita vai passar lá em casa. Vou tentar fazer com feijão branco! 🙂

  • Laurinha

    Responder

    Feijões e seus parentes próximos não são meus pratos prediletos, mas o perfume do alecrim deve ter dado um aroma todo especial!Beijinhos,

  • Marcia H

    Responder

    que legal, adorei a idéiavou ver se passa na bbc world tbbj

  • Cinara

    Responder

    Que delícia de refeição, Val! Adorei a idéia do purê! Acho que aqui no Brasil podemos usar o feijão Jalo, que não chega a ser branco, mas é bem clarinho. Depois vou procurar na internet uma foto do canellini, para ver se é parecido! ;o) Beijos e um ótimo domingo para você, querida!

Leave a Comment