Feliz Natal!!

6 Comments

Parece que foi ontem que estive na casa dos meus pais no natal de 2011. Um natal com muita chuva. Acho que este ano o ritmo tem sido muito diferente, e o ano parece ter passado muito rápido. O mês de dezembro é completamente voltado para o Natal e principalmente a confraternização do natal. O encontro com amigos – de longe e perto. Costumava me concentrar muito nos negativos desta época – como a comercialização. Mas este ano pela primeira vez me concentrei no fato de que temos a oportunidade de ficarmos mais próximos das pessoas que gostamos e este imenso esforço – porque muitas vezes esta aproximação envolve viagens, por exemplo, vale a pena. Este meu natal foi recheado de presença amiga. E isso amenizou o fato de não ter ido passar o natal com a família em casa. Principalmente com minha sobrinha que ama natal. Coisas de criança.

Foto de autoria de Petr Kratochivl

Comidas favoritas:

  • Mince pies – são os meus excessos de dezembro, e adoro me deliciar com elas quando entra dezembro; este ano provei mince pies novas no mercado como a que serviram no restaurante Jamie’s, assim como as que Heston Blumenthal fez para o Waitrose, com massa folhada e um açúcar para confeitar que tinha o perfume e pinheiros;
  • O tradicional bolo e natal – Xmas pudding flambado e servido com manteiga de brandy – este só como na ceia natalina mesmo; este ano comprei também um que o Heston Blumenthal fez para o Waitrose e que tem uma laranja inteira dentro; uma curiosidade é que eles foram vendidos duas semanas antes do natal, e só se encontrava dos bolos no ebay pelo preço absurdo de £150 – paguei só £13 pelo meu;
  • Vinho quente – este mais por causa do inverno do que pelo natal necessariamente;
  • Repolho de Bruxelas – adoro consumi-lo no inverno enquanto aparece na minha cesta;
  • E todos os biscoitinhos natalinos – aqueles que fazemos para presentear;

Espero que vocês tenham tido um lindo natal junto a família e amigos. Do que vocês mais gostam nesta época natalina?

6 Comments
  • Gina

    Responder

    É a única oportunidade no ano onde minha familinha se reúne. Isso é emocionante!
    De comida, algo que é unanimidade é a rabanada, simples, com açúcar e canela. Uma travessa cheia, quentinha e servida apenas com café na tarde de 24 e fica oficializado o sabor do Natal.
    Bjs.

  • Cristina

    Responder

    Valentina, ficou ótimo o novo visual…parabéns!
    Aprecio muito todo o contexto do Natal, dos enfeites até as comidinhas…sempre deliciosas e com sabor de saudade, mas a confraternização da familia e amigos é que realmente torna tudo especial!!
    Que o seu Natal tenha sido doce e o Ano Novo seja repleto de alegria e paz!!
    bj…

  • Aninha

    Responder

    Oi Valentina,
    Adorei o novo layout do blog.Ficou mais lindo do que já era! 😉
    Eu não tenho comidinha especial para essa época. Gosto muito de panetone, mas os pratos típicos que são elaborados para o Natal são todos muito bons também.
    Se bem que tendo as pessoas queridas por perto, supera todas as comidinhas…
    Beijo e feliz 2012!

  • Ana

    Responder

    Passando para te desejar um Feliz Natal e um 2012 repleto de realizacoes, amor, paz, saude e tudo de melhor Valentina!
    Beijos!
    Ana

  • Leticia

    Responder

    O melhor desta época é estar perto de quem a gente gosta, né? Acho que por isso é tão mágico… Mas tem umas comidinhas com gosto de festa… Eu amo marrom gracê, na verdade, a propria castanha portuguesa, torta de nozes, dome aux griottes… Hummmm bom demais!

    • Trembom

      Letícia, com certeza o segredo são as pessoas queridas. ; o ) E as comidinhas natalinas realmente são especiais. Sempre me libero nesta época. Principalmente porque as comidinhas são ligadas a estar com pessoas queridas. Uma perfeita união.xx

Leave a Comment