Fatias de coco e geléia de goiaba

5 Comments


fatias de coco e geleia de goiaba-1
Lá fora a temperatura está de uns 30 graus. Sofro com esta temperatura, pois calor para mim já há muitos anos se restringe a 24 graus. Então ando me escondendo um pouco dentro de casa. Por mais que queira me livrar do tom pálido da minha pele, busco calção. E por mais bizarro que possa parecer, o fato de não ter que ir trabalhar significa que tenho tempo para fazer experimentos doces, sejam eles para agrado como para puro prazer familiar. E a cozinha vence se penso em calor do jardim. Acordo cedo e enquanto tomo café já fico pensando no que quero fazer, em que experimento devo me aventurar. Ao viajar não dá para trazer muitos dos meus livros e revistas – obviamente, mas lanço mão dos que tenho no Kindle ou nas assinaturas de revistas online – muitas acessíveis no ipad, para escolher o meu repertório. fatias de coco e geleia de goiaba-3 A edição de natal da Donna Hay trouxe tantas opções ótimas para esta época, e por estar acessível -literalmente na ponta dos meus dedos, tem sido uma enorme fonte de escolhas. Desde 2005 estas publicações não se cansam de me surpreender e também de me inspirar. E estas fatias de coco com geléia continuaram a alimentar a minha lealdade. Com o preço do coco em flocos devo dizer que está não é uma produção barata, então escolha o destino dela com carinho. Na receita original se usava geléia de framboesa, mas quiz muito usar algo local. E fiquei entre goiaba e abacaxi. Acabei me rendendo à geléia de goiaba. Quem sabe em uma outra ocasião faça com a de abacaxi? Reduzi um pouco algumas medidas como a da geléia -de 320g usei somente 275 g. Já o açúcar da cobertura, a quantidade indicada era de 110g. Resolvi ficar só com 80 g. Fiquei um pouco desapontada comigo mesma pois queria ter acrescentado raspas de um limão à cobertura, mas no final não o fiz. Acho que o leve toque cítrico teria sido uma boa adição. fatias de coco e geleia de goiaba-5 Só gostaria de comentar uma coisa sobre esta receita: ela rende. Uma fatia pequena sacia pois com o coco, a gelêia e a massa a gente fica logo cheio.

Mais um receitinha infalível da rainha da praticidade Donna Hay. Impressiona e agrada.

Ingredients:

Base

Recheio e cobertura

Instructions:

Forre uma forma retangular de 20 x 30 cm e reserve.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Coloque o açúcar, coco, farinha de trigo e manteiga em uma vasilha e  misture bem para que os ingredientes se combinem. Espalhe a mistura pelo fundo da forma – costumo usar as mãos mesmo, limpinhas. Depois de espalhar tudo gosto de nivelar com algo como um mini rolo ou no caso de hoje com um amassador de batata pois é o que tinha ao alcance da mão na casa de minha mãe. O importante é que a massa fique espalhada o mais igualmente possível, evitando que uma parte fique mais alta do que a outra. Leve a forma ao forno e asse por uns 20 a 25 minutos. Retire a forma do forno, baixe a temperatura para 160oC e deixe a forma esfriar um pouquinho. Espalhe a geléia igualmente pela forma. Em uma vasilha coloque o coco em flocos, as claras e o açúcar refinado. Misture bem para ficar com uma mistura um pouco molhada. Com as mãos distribua a mistura pela forma e leve ao forno por uns 30 minutos – a cobertura vai ficar tostadinha. Uma vez que a retirar do forno deixe que esfrie completamente antes de fatiar.

5 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adoro coco e goiaba juntos, são sabores que combinam lindamente. Que delícia essas barrinhas!

  • valentinajacome

    Responder

    Oi Gina, estou em Brasília,na casa dos meus pais. O calor em Brasília está imenso. Pois é, já que estou aqui gosto de usar os produtos locais.

  • Gina

    Responder

    Valentina minha amiga.
    Que combinação mais deliciosa coco com goiaba.
    Ainda bem que voce gosta de fazer esses experimentos, assim a gente se delicia com novos sabores.
    Voce disse que está de férias, não é aquí no Brasil, ou é? pergunto por causa da temperatura que vc.,mencionou e da goiaba.
    Beijinhos da Gina

  • Tânia

    Responder

    Hummm, gostei desta combinação de coco com geléia de goiaba.
    De tanto que você se indignava por eu não ter uma balança de cozinha, agora posso fazer sua receita sem erros 🙂
    Beijinhos querida!

    • valentinajacome

      Taninha querida,agora já ri. Vc não vai me deixar esquecer. Risos se fizer espero que não desaponte.bjs saudosos

Leave a Comment