Espetinhos de frango recobertos com sementes de gergelim e cominho, acompanhados por uma salada de abacate e pepino

6 Comments

Este ranguinho aqui é tão cara de sexta feira. Depois de uma ou muitas semanas de cão, aquela primeira sexta feira em que se terá tempo de relaxar, de não se preocupar com o sábado, pois não se terá que trabalhar. Esta fui eu hoje. Cheguei em casa antes das 8 da noite pela primeira vez em umas três semanas. E daí queria fazer milhões de coisas, principalmente na cozinha. Um bolinho brasileiro para a minha amiga Samantha e seu bebe de quase um ano já – claro que ele não vai comer o bolo, um ‘baking good’ típico inglês para a Clarice, uma verrine de berinjela com tapenade de azeitonas, uma salada para a minha mãe que lê o meu blog… Comecei por este franguinho, e o fiz pensando na minha amiga Iliane e seu marido Duarte. Com uma cervejinha este rango é ótimo. E simples. Confesso que não tenho quantidade, pois foi tudo no olho.

Gosto de fazer os espetinhos na grelha, mas também podem ser feitos na frigideira normal ou mesmo na churrasqueira. Quando faço na grelha não ponho gordura nela. O frango tosta com o azeite que o reveste. A saladinha traz o cremoso do abacate para contrastar.

Espetinhos de frango recobertos com sementes de gergelim e cominho, acompanhados por uma salada de abacate e pepino

Para os espetinhos:

Espetinhos de madeira imersos em água (para que nao queimem na hora de grelhar o frango)

Pedaços de peitos de frango

Sementes de gergelim

Sementes de cominho esmagadas com sal grosso

Raspas de limão

Azeite de oliva para pincelar os pedaços de frango

Pegue os pedaços de peite de frango e pincele-os com azeite de oliva. Num prato jogue as sementes de gergelim, a misturda de cominho esmagado, e as raspas de limão.Passe os dois lados do frango por esta mistura, coloque nos espetinhos e reserve. Esquente uma frigideira grill ou frigideira normal e quando estiver bem quente ponha os espetinhos de frango e grelhe/frite. Sirva com a saladinha abaixo, acompanhado com uma cervejinha ou taça de vinho.

Salada de abacate, pepino e coentro:

Abacate cortado em pedacinhos

Pepino cortado em pedacinhos

Pimenta dedo de moça cortada em tirinhas bem finas

Um pouco de suco de limão

Folhas de coentro

Azeite de oliva

sal

Para a salada coloque o abacate e o pepino numa tigela, esprema o suco de limão para que comece a agir rápido e para que o abacate não fique escuro.jogue as tirinhas de pimenta por cima seguida das folhas de coentro – a salsinha não dá o contraste de sabores necessários, por isso não a usei. Ponha o azeite de oliva por cima e o sal.

6 Comments
  • Cris

    Responder

    Valentina, que delícia, vou fazer aqui estes espetinhos, tenho gergelim e estava sem idéias… o meu é colorido, vai ficar bonitinho o espeto!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina,No próximo feriado talvez iremos passar uns dias na casa do meu pai – se o clima ajudar, farei estes franguinhos na churrasqueira!E que dica bárbara essa dos palitos, não sabia!

  • Cláudia A.

    Responder

    Que delícia de espetinho Valentina. Com a salada ficou perfeito.

  • valentina

    Responder

    Agda, são comida de dias quentes, em que se quer algo leve, e de rápido preparo.Bia, obrigada querida.

  • bia

    Responder

    que espetinho mais gostosinho, e a saladinha como sempre maravilhosa ! bjs

  • Agdah

    Responder

    Delícia, está na minha lista para esse verão. Agora, usando a expressão do momento, “Ó paí ó…” Voçê se queixando da iluminação e olha aí que linda foto. Adorei o background.

Leave a Comment