Espagueti com molho de berinjela

10 Comments




Queria muito participar deste evento que a Verena está organizando. Com o tempo está contra mim resolvi pegar berinjela que tinha na geladeira e preparar esta receitinha antiga. Receitinha ótima por sinal. Uma das coisas que adoro em massas é a versatilidade das danadas. Se você é fã de berinjela e massa adorará este prato.

Verena, só não vou ter tempo de postar em inglês – perdão pois já está muito tarde por aqui e preciso nanar. Estou também usando uma foto antiga do prato que já tinha para economizar tempo. Aqui já estamos quase no fim do dia e não quero perder a data.

Ingredientes:

1 berinjela grande, fatiada em espessura média

1/3 xícara de azeite de oliva

Sal

4 dentes de alho, cortados bem fininhos

**2 pimentas, cortadas em tiras finas, sem sementes (opcional)

800g de tomate picado – de preferência em lata, de boa qualidade

Pimenta-do-reino moída na hora

500g de espaguete ou pene

Uma mão cheia de salsinha picada

Para servir:

Lascas de parmesão ou pecorino

Pre-aqueça o seu forno – se tiver uma grelha dentro do forno é isso que você vai querer usar. Se não vai o forno mesmo. Coloque as fatias de berinjela numa vasilha e pincele as fatias com metade da medida de óleo. Faça isso nos dois lados. Ponha sal também – nos dois lados.Se usar a grelha você vai deixar por aproximadamente 4 minutos de cada lado. Caso você tenha que usar o forno deixe até que as berinjelas estejam bem macias. Retire do forno, deixe esfriar. Quando estiverem frias corte-as em cubos.

Enquanto a berinjela estiver no forno coloque o restante do azeite de oliva numa frigideira e refogue o alho, sal e pimenta** em fogo médio por aproximadamente 1 minuto. Acrescente os tomates e pimenta-do-reino e assim que levantar fervura baixe o fogo e deixe isso aí por aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso ponha água numa panela para ferver . Cozinhe a massa de acordo com o tempo especificado.

Ao final dos 15 minutos acrescente as berinjelas ao molho e deslique. Coloque o macarrão no prato e ponha o molho por cima. Ponha lascas de pecorino ou parmesão por cima e sirva.

10 Comments
  • risonha

    Responder

    se tem massa e tem beringela para mim está aprovada.

  • Cláudia

    Responder

    Isso que é maestria, de última hora, pega uma berinjela e transforma num senhor prato de massa. Cadê sua varinha de condão?bjs

  • Laurinha

    Responder

    Valentina, tb postei uma sugestão com berinjela!!!!Delícia sua idéia!Beijinhos,

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina isso é covardia amiga!! Essa foto está linda demais. E molho com beringela pra mim é de comer de joelhos. 🙂

  • pipoka

    Responder

    Uma delícia, adoro beringela!

  • Marizé

    Responder

    Que maravilha esse molho!!!!Já tomei nota.Beijocas e bom fds

  • Verena

    Responder

    Val, que delícia de receita e a foto está uma loucura….Obrigada pela participação no evento, quanto ao inglês se conseguir um tempinho faça um update no post e coloque a versão embaixo do português, só vou conseguir fazer o round up para semana que vem e há algumas pessoas participando que não falam português…Um beijo grande e ótimo final de semana.http://www.mangiachetefabene.wordpress.com

  • witchie

    Responder

    Delícia! Tem umas beringelas no frigorífico esperando um destino e acho que acabei de encontrar um deles! Obrigada! 🙂

  • myhobby

    Responder

    Ola,Valentina!!!!!!!!Desculpa ai a invasao.Mas descobri seu blog atraves do blog umbigo no fogao.Quando li o seu perfil,fiquei feliz de saber q fostes criada em Blm do PA,pois eu tbm sou paraense.Filha de japoneses.Hj resido no JP…Mas sinto saudade da nossa terrinha.Sera q posso adicionar o seu blog no meu llink de favoritos????Pra mantermos contato.Pois gosto de fazer amizades com pessoas q conhecem a terra de carimbo,rs………Acho q ja escrevi de mais,outra hr voltarei.Tenha um otimo fim de semana,bjkas………

  • Cinara

    Responder

    Oba, mais uma receitinha com berinjela para a minha lista!!! E estas lascas de parmesão estão de matar, Val… Belíssimo prato! ;o) Beijocas.

Leave a Comment