Espaguete com Tomate

0 Comment


Esta é uma das minhas receitas favoritas – mesmo. Adoro o sabor do alho se misturando com o do tomate, e o orégano fresco com seu sabor inconfundível. É uma receita simples que mostra que uma receita não precisa ser complicada para ser deliciosa. Você só precisa escolher os tomates mais frescos possíveis e eles não te deixarão na mão. De canja você pode jogar as alcaparras e a mozarela.

Todas as vezes em que fiz esta receita foi um sucesso. Algumas vezes servi com fatias de pão tipo rústico, e outras vezes cheguei a fatiar pão ciabatta e regar com azeite de oliva salpicado com sal antes de levar ao forno para tostar.

Há um ano e meio atrás li um artigo muito interessante em uma das revistas que assino, a Delicious de Setembro de 2004. A autora é uma apaixonada por tomates e contava de suas aventuras culinárias com tomates assim como dividia algumas receitas com o leitor. Esta é a minha favorita.

Espaguete com Tomate
 
Ingredientes
  • 750g de tomate cereja lavado e secado
  • ½ colher de chá de pimenta seca em flocos
  • 3 dentes de alho cortados na metade
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 3 colheres de sopa bem cheias de orégano fresco picadinho
  • 500g de espaguete ou linguine
  • 3 colheres de sopa de alcaparras lavadas e escorridas
  • 250g de mozarela de búfala cortadas em pedaços médios ou a mesma quantidade de bocconcini
Instruções
Preparo
  1. Coloque os tomates numa tigela refratária com os flocos de pimenta, o alho, azeite e 1 colher de sopa do orégano. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e misture tudo bem. Deixe nesta marinada por mais ou menos 2-3 horas.
  2. Pre-aqueça o forno – 200oC quando estiver se aproximando o final do tempo da marinada. Coloque a tigela no forno e deixe por 20 minutos – os tomates vão começar a estourar e liberar seu sumo.
  3. Enquanto isso cozinhe o espaguete/Linguine de acordo com as instruções do pacote. Uma vez cozido escorra e despeje na tigela com o tomate. Dê uma boa mexida e jogue a mozarela por cima assim como o restante do orégano e as alcaparras.
  4. Sirva imediatamente.

 É aconselhável ter umas fatias de pão a mão para aproveitar todo o sumo que vai ficar na vasilha. Seria uma pena desperdiça-lo.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: