Biscoitos de aveia, avelã e chocolate
Cuisine: inglesa
Author: Henrietta Inman
Estes estão no 'repeteco' na minha cozinha, tipo a mùsica favorita no telephone. Caso você não queira usar a manteiga na massa do biscoito, use óleo de coco -- a massa vai ficar bem mais esfarelada. E uma outra coisa é que caso vc prefira pode usar outras manteigas e outras nozes. Usei tahini uma vez e pecãs. Ficou bem interessante. As receitas da Henrietta Inman são maravilhosas.
Ingredientes
Para os biscoitos
  • 100g farinha de aveia (ou jogue a mesma quantia de aveia no processador e processe bem fininho)
  • 100g de avelãs sem pele e levemente tostadas no forno ou em uma frigideira anti-aderente
  • 4 colheres de chá de araruta (ajuda a ligar os ingredientes pois a massa é sem gluten)
  • pitada de sal marinho
  • ½ colher de chá de fermento para bolo
  • 60g de açúcar mascavo
  • 40g de manteiga sem sal
  • 100g de 'manteiga de avelã'
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para a ganache
  • 100g chocolate semi amargo (80%)
  • 100g de creme de leite fresco (35% gordura)
  • 1 colher de sopa de frangélico ou outro licor de avelã (opcional)
Instruções
Preparo dos biscoitos
  1. Coloque a farinha de aveia, avelãs, araruta, sal, fermento e açúcar em um processador, e processe até a mistura ficar fina. Acrescente a manteiga e processe até ficar com uma mistura esfarelada. Depois acrescente a manteiga de avelã e extrato de baunilha e processe até ficar com uma bola. Retire do processador, dê uma achatada, envolva em papel filme e leve à geladeira por uns 30 min. Você pode também fazer as bolinhas diretamente sem levar à geladeira, mas eu prefiro dar esta firmada.
Para a ganache
  1. Coloque o chocolate em uma tigela e reservel. Leve o creme de leite ao fogo, e assim que o creme de leite atigir o ponto de fervura acrescente o licor se for usar; misture e jogue tudo por cima do chocolate. Deixe uns 30 segundos e mexa com uma colher até o chocolate derreter completamente e emulcificar -vai ficar liso. Pegue papel filme e revista a tigela. Leve à geladeira para firmar até perto da hora de usar.
Para assar os biscoitos:
  1. Pre-aquecao o forno: 180oC. Retire a massa da geladeira caso a tenha colocado lá pra resfriar, e deixe a massa maleável. Faça bolinhas pequenas, e coloque na assadeira forrada. Achate cada bolinha levemente com um garfo. Leve ao forno e deixe assar por algo entre 8 a 10 minutos. A massa vai ficar um tiquito moreninha, e vai começar a aparecer uma rachadura. Tire do forno e deixe esfriar.
Para montar:
  1. Você pode colocar a ganache em uma saco de confeiteiro ou usar uma colher. Pegue um biscoito e ponha ganache nele, e em seguida pegue outro biscoito e ponha por cima da banda com a ganache. Repita até que tenha só sanduíches de biscoito com ganache. Eles ficam bem em um recipiente vedado - uma latinha, tupperware, ou seja lá o que você tenha.
  2. Vai sobrar ganache, e você pode fazer trufas com elas. Nada se perde. Polvilhe suas trufas com chocolate em pó.
  3. E espero que você goste deles tanto quanto eu.
Recipe by Trem Bom at http://trembom.com/biscoitos-de-aveia-avela-e-chocolate/