Cebolas recheadas assadas no forno
Este é um ótimo acompanhamento pra uma refeição. Usei farelo de pão aqui,mas se estivesse no Brasil teria feito uma farofinha simples. Pensa nisso. A quantidade desta receita rende para umas 8 pessoas usando cebolas médias/pequenas. Você pode ajustar para a quantidade que quiser. Faço isso todo o tempo.
Ingredientes
  • 8 cebolas médias com as cascas ainda, mas limpas (mantenha o cabinho da 'tampa' se puder)
  • 100g manteiga
  • 2 dentes de alho esmagados (vc pode usar o pilão ou esmagador de alho)
  • 200g linguiça - tire o 'saco' que envolve as linguíças, e utilize somente o recheio
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco picadinhas
  • 100g de farelo de pão (ou farofa)
  • 2 colheres de sopa de salsão picadas
  • assadeira forrada com papel manteiga, que comporte as 8 cebolas de uma vez
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno - 180oC. Corte um pedaço da parte superior da cebola para que funcione como uma tampa - mais ou menos ¼. Corte um pedaço da parte de baixo da cebola para que ela possa 'se sentar' na assadeira, e ficar estável. Envolva cada cebola em papel alumínio (tampa e tudo), ponha na assadeira e asse por aproximadamente uma hora, ou até que as cebolas estejam bem macias (como temperatura de forno varia, recomendo checar quando chegar aos 45 minutos.). Retire do forno quando prontas e deixe esfriar.
  2. Enquanto as cebolas estão assando, prepare o recheio derretendo a manteiga em fogo médio/baixo e depois acrescentando os pedaços da linguíça, o alho e tomilho mexendo por uns 3 minutos. Tempero com sal e pimenta do reino-moída na hora. O farelo de pão pode ser usado do jeito que é, ou se pode fazer uma farofinha simples, e reservar.
  3. Quando as cebolas tiverem esfriado retire a 'tampa', e remova quase todo o recheio deixando somente umas duas ou tres camadas de cebola.. Pique o recheio das cebolas e misture com a mistura de salsicha, e o farelo de pão ou 'farofa'. Recheie as cebolas com esta mistura, ponha as 'tampas' de volta nas cebolas, e as cebolas de volta na assadeira ser serem envolvidas em papel alumínio. Use papel alumínio para revestir a assadeira com todoas as cebolas recheadas. Asse por uns 10 minutos.
  4. Você pode servi-las mornas ou frias. Fica a gosto, mas a minha recomendação é de comê-las mornas. aco
Recipe by Trem Bom at http://trembom.com/cebolas-recheadas/