Rolinhos de Canela e Cardamomo
Ingredientes
Ingredientes para a massa:
  • 250ml de leite tépido
  • 100g de açúcar
  • 25g de fermento fresco
  • 1 ovo levemente batido
  • 125g de manteiga em temperatura ambiente amaciada
  • 2 colheres de chá de cardamomo em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 650g de farinha de trigo
Manteiga de canela:
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 50g de açúcar mais um pouquinho para polvilhar os rolinhos
  • 80g de manteiga em temperatura ambiente amaciada
  • 1 ovo levemente batido
Instruções
Preparo
  1. Coloque o leite e o açúcar numa tigela e esfarele o fermento. Deixe descansar por 10 minutos ou até que o fermento fique ativo. Acrescente o ovo, manteiga, cardamomo e sal e misture tudo. Acrescente a farinha gradualmente, mexendo com uma colher de pau até que chegue no ponto em que você tenha que usar as mãos. Nesta ocasião despeje a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo. A princípio a mistura vai ficar um pouco grudenta mas tenha um pouco de paciência pois após 5 minutos a massa estará diferente, uniforme e bem macia. Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano de prato limpo e reserve, colocando num canto quentinho da cozinha por pelo menos 2 horas ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.
Para fazer a manteiga de canela:
  1. Misture o açúcar e a canela numa vasilinha. Divida a manteiga em quatro partes e reserve.
Voltando à massa:
  1. Coloque-a numa superfície enfarinhada e a divida em 4 partes. Coloque as partes que não for usar de volta na tigela, cobertas para que não sequem. Abra a massa num formato retangular de aproximadamente 30 x 25 e 2-3 mm de espessura. Pegue uma porção da manteiga e espalhe pela massa, usando uma espátula ou a parte achatada da faca. Depois pegue 3 colheres de chá da mistura com açúcar e canela em pó e salpique bem por toda a massa, o mais uniformemente possível. Enrole a massa como uma salsicha e reserve cobrindo com um pano de prato enquanto você enrola as outras partes.
  2. Forre duas assadeiras ou uma se só for o que tiver; deixe à mão pronta(s) para receber os rolinhos.
Para cortar os rolinhos:
  1. Coloque um rolo na sua frente e corte em fatias diagonais de 2 cm de espessura. Se o primeiro corte for pra direita o próximo será para a esquerda, formando como um ‘V’ – dá pra entender?!? Ao invés de fazer vários cortes diagonais no mesmo sentido você os fará em sentidos opostos, um começando de onde termina o outro.Você deve pegar e virar todos os pedaços com as pontinhas pra cima e a parte que é como que a base do triângulo para baixo. Com o seu polegar aperte bem no meio. As laterais vão como que ser ‘expremidas’ de dentro do triângulo. Pincele com o ovo, salpique com o açúcar, ponha na assadeira e cubra deixando descansar num cantinho quente por 30 min para que cresçam.
  2. Leve ao forno por 20 minutos ou até que dourem. Fique de olho a partir de 13 minutos. Se achar que estão prontos dê uma checada na parte inferior antes de tira-los do forno. Sirva quente ou frio.Congelam bem. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado para que se mantenham fofos e não endureçam.
Recipe by Trem Bom at http://trembom.com/rolinhos-de-canela-e-cardamomo/