Dumplings/Dim Sums de Frango com Cogumelos da Ching He

10 Comments

As pessoas que me conhecem devem estar cansadas de saber o quanto gosto de comida asiática. E tenho as minhas próprias tentativas de reprodução de muitos pratos que gosto. Na minha enorme lista está chillie crab – típico de Cingapura, um caranguejo com pimenta branca, e vários tipos de dim sums. Mas dim sums são uma arte e não tenho grandes pretensões de ser uma grande fazedora deles. Porém pretendo conseguir fazê-los bem o suficiente para poder desfrutá-los em casa, num domingo a tarde. Com um bom chá.

Os de hoje foram inspiração de um show que vi na TV com a Ching He Huang de quem já falei anteriormente. São uns dumplings de frango. Muito práticos e bem gostosinhos. Comprei as folinhas de won ton, tirei a minha wok do armário e mandei ver. Alguns ficaram meio grossos pois acabei tirando duas folhinhas ao invés de uma só. Elas são tão fininhas que é fácil grudar uma na outra. Já estou animada pensando na próxima sessão.

Coloco aqui um vídeo do You Tube em que a Ching mostra o preparo de uns dim sums, e também mostra como preparar uma versão simples.

Ingredientes:

1 ovo batido levemente

Óleo vegetal para pincelar o papel manteiga que vai forrar a ‘steamer’

Goji berries para decorar

1 colher de sopa de molho de pimenta

1 colher de sopa de molho de soja

Recheio:

185g de frango picadinho – coxa é bem mais saborosa

3 cogumelos shiitake hidratados e picados bem miudinhos

1 cebolinha grande picadinha

1 colher de sopa de gengibre ralado

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de vinho shaoxing ou sherry seco

1 colher de chá de óleo de gergelim

2 colheres de chá de maizena

Para o recheio:

Coloque todos os ingredientes numa tigelinha e misture tudo bem com a

ponta dos dedos. Ajuste o sal e pimenta do reino se achar necessário.

Pegue uma folhinha de wonton e pincele-a com um pouquinho do ovo batido, ponha na palma da mão, e com uma colher de chá coloque um pouco de recheio no centro.

Coloque esta folhinha entre o polegar e o indicador, empurrando a parte central para baixo. As pontas do wonton ficarão para cima e o fundo abaixará; o wonton ficará parecendo um saquinho. Só que as pontas não serão fechadas. Assista o vídeo em que a Chin mostra como modelar os dumplings.Na primeira parte do vídeo a demonstração é dada por um chef, na segunda parte é ela quem mostra como montar estes dumplings.

Voltando aos dumplings, ao acabar de montar cada dumpling , coloque uma goji berry para decorar. Depois pegue uma folhinha de papel manteiga, pincele com um. pouquinho de óleo vegetal para que os dumplings não grudem na ‘steamer’, e forre a mesma. Arrume os dumplings na steamer deixando um pouco de espaço entre cada um Ponha uma panela com água no fogo, e ponha a steamer por cima sem deixar que a água toque nela. Uma vez que a água ferva os dumplings dever cozinhar no vapor por uns 8 minutos.

Sirva os dumplings com um molho apimentado feito com o molho de pimenta e o shoyo.

10 Comments
  • Paula Pacheco

    Responder

    Adoro tudo isso, estes dumplings devem estar divinos, comida oriental é comigo mesmo…parabens, aproveito para convidá-la para dar uma espiadela no meu blog, do seu gosto de tudo…

    bjs,
    Paula

  • Mari

    Responder

    Tina querida, eu também sou fã de comida asiática, mas tenho bastante dificuldade em preparar, pois nunca encontro os ingredientes corretos.
    Há poucos dias, a Nina do Gourmandise, muito gentilmente, me deu a dica de um mercado onde eu deva achar o que preciso… oba!!! 🙂
    Seus dumplings ficaram maravilhosos, vc é muito caprichosa..
    Super beijo

    Mari

  • angela

    Responder

    que capricho, tenho certeza que eu não daria de fazer, quanto a comer certamente! bj

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, sempre lembro de você quando vejo comida oriental, é automático. 🙂

    Lindos os seus dumplings!

  • grazi

    Responder

    que maravilha!!!

  • Cláudia

    Responder

    Valentinha, o pouco que conheço da comida asiática, gosto muito. Qualquer dia quero me aventurar a fazer estes dumplings, mas com a massa já pronta. Tenho até este acessório de bambu. O vídeo é muito legal. Que capricho as cestinhas, não?!

    bjs

  • Cucchiaio pieno

    Responder

    Querida Valentina, que bom que esta’ animada pensando na próxima sessão, significa que é os dumplings de frango sao realmente gostoso!
    Um abraço
    Léia

  • Gina

    Responder

    Tina, tenho me aventurado por outros sabores asiáticos, além dos japoneses e chineses. Fiz uma aula de comida tailandesa no sábado. Que delícia! Vou postar em breve.
    Bjs.

  • kaka

    Responder

    OI valentina!
    Adoro seu blogg.Estou vendo as receitas..hehehe
    Estou lendo os post de 2005.
    Já conhecia a Dadivosa..
    Me conte por favor o que é won ton, e ocmo posso comprá-lo?
    Grande abraço
    Kaká

  • Vivian

    Responder

    me parecem muito bons, apesar de nao apreciar muito a comida asiática, com certeza, esse aí eu toparia comer de olhos fechados

    boa semana

    bjks

Leave a Comment