Dodos do livro Patisserie Maison

3 Comments

dodos-1Há uns meses tinha feito muitas reservas de livros novos que iam sair no final de agosto. E confesso que tinha até esquecido de muitos. Por que fiz reserva adiantada de vários. Pouco a pouco fui aumentado o meu repertório. De repente comecei a responder os danados dos livros. Vai chegando esta época do ano noto sempre muitos lançamentos. Bem, poderia falar de vários deles, mas tenho um carinho especial pelo último livro do Richard Bertinet. Já fiz um curso de panificação com o Bertinet, e o curso foi excelente. Lembro que dirigi até Bath bem cedinho pela manhã. Passei o dia todo lá e voltei no final da tarde. Fazia um calor imenso e o banco de trás do carro vinha lotado com pães que havíamos feito.

dodos-2O Bertinet é um ótimo instrutor.Paciente e generoso com o que ensina. Pelo menos esta foi a minha experiência com ele. E seu novo livro se chama Patisserie Maison, publicado na Inglaterra pela editora Ebury Press. Estes bolinhos que escolhi fazer foram nomeados em homenagem à sua esposa, que era chamada de Dodo na infância. São bolinhos bem simples, preparo ligeiro. E muito saborosos. Úmidos. Confesso que me lembraram outros bolinhos que fiz, também bem úmidos e saborosos. Usei framboesas e amoras congeladas que tinha na geladeira. Caso você também vá usar congeladas, retire-as do congelador bem na hora de usar. E recomendo muito que você pincele os bolinhos com uma geleia de brilho. Isto vai fazer com que fiquem com cara de festa. Fiz a minha caseira mesmo.

dodos-3

dodos-4

A menção do livro foi de minha própria iniciativa. Este não é um post patrocinado.

Ingredients:

Instructions:

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte o fundo e as laterais das forminhas de muffin e reserve.  Faça o mis en place. Estale os dedos e comece.

Bata a manteiga, açúcar e sal até que mistura fique clara e cremosa. Acrescente  as amêndoas moídas e misture delicadamente com a mistura contendo a manteiga. Depois acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo até que o ovo fique bem incorporado. Por fim acrescente a farinha de trigo, e use a colher de pau ou espátula. Quando estiver bem encorporada divida a massa igualmente entre as formas. Uso uma colher de sorvete pois me ajuda a distribuir quantias iguais Primeiro coloco a medida de uma colher em cada, e depois venho com a segunda colher. Bata a forma contra uma superfície lisa para nivelar a mistura. Coloque uma framboesa no centro de casa bolinho. Caso sua framboesa seja muito grande, parte ao meio e ao colocar uma metade da framboesa na massa se assegure de que parte cortada fique virada para baixo.  Leve ao forno por 13 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar. Deixe por mais un 4 minutos se necessário. Quando pronto retire do forno e transfira para uma grelha e deixe esfriar ainda na forma – uns 5 minutos. Retire os bolinhos da forma e transfira para a grelha para que acabem de esfriar.

Eu dissolvi geléia de damascos com um pouco de Contreau no fogo e pincelei meus dodos com esta mistura. Na hora de servir acrescentei  folhinhas de hortelã.  Deu um frescor gostoso.

 

3 Comments

Leave a Comment