Diferentes Tipos de Açúcar

1 Comment

Estive dando uma lida sobre açúcar e vi que o Brasil é atualmente o maior produtor mundial de açúcar, e a Europa é o maior comprador do açúcar brasileiro. Confesso que continuo sem entender por que então não se tem muitas variedades de açúcar no Brasil. Se alguém tiver uma resposta me explique, por favor, pois adoraria saber.

Por aqui, nas bandas do Reino Unido, além do açúcar ‘granulated’- aquele de grãozinhos, e do ‘caster sugar’ o branquinho menos granulado, mais usado para bolos e doceria em geral, e o açúcar de confeiteiro (icing sugar) há seis variedades de açúcar facilmente encontrado nos supermercados.

Eles são:

1) Demerara sugar

2) Light Muscovado

3) Dark Brown sugar

4) Light Brown soft

5) Dark Muscovado

Quanto ao nível de ‘doçura’ o mais doce é o dark muscovado, seguido pelo dark brown soft, light muscovado, light brown soft, demerara e por fim os outros dois que não estão na foto – os branquinhos.

Segundo um artigo que li de autoria de uma chefe de cozinha australiana respeitadíssima, Stephanie Alexander, o ‘caster’ é favorito para se fazer bolos e doces porque devido à espessura dos grãos ele fica ‘cremoso’ mais fácil. Os açucares de 1 a 5 acima variam de acordo com a quantidade de melado que possuem.

Se quiserem acrescentar algo a este artigo, por favor, escrevam a vontade.

1 Comments

Leave a Comment