Dia da Panqueca no Reino Unido

19 Comments


Dia 20 de fevereiro é o dia da panqueca.Hurray!!

O termo Shrove Tuesday em ingles (terca-feira de carnaval no Brasil) se aplica ao Reino Unido, Irlanda e Australia, e se refere ao dia entre a quarta-feira de cinzas e a segunda que o precede. A razao de se chamar dia da panqueca ( pancake day) e porque e costume se comer as ditas neste dia. Historicamente nas regioes catolicas e em que se falava frances no EUA este dia e chamado Mardi Gras. Em areas de grande concentracao de imigrantes poloneses ( Chicago e Detroid por exemplo) se chama Paczki day.
Na Franca tambem se tem um festival associado com as panquecas (ou crepes) que cai no dia 2 de fevereiro. E um festival chamado Chandeleur – uma celebracao da luz. Se imagina que a associacao das panquecas tenha a ver com o formato delas que lembra o formato do sol.

O dia da panqueca antigamente:

Em preparação para o período da quaresma haviam festivais para as pessoas usarem todos os alimentos que não durariam no período de jejum que iria se iniciar. A terça feira de carnaval para nós no Brasil é aqui Shrove Tuesday, e por ser o último dia antes do início do jejum as pessoas utililizavam acucar, leite, farinha, gordura e ovos uma vez que não era permitido nenhum destes ingredientes durante a quaresma. Foi daí que surgiu o dia da panqueca pois este era a melhor forma de se aproveitar estes ingredientes. No passado as pessoas tiravam metade deste dia como feriado. Iam à missa para se confessar em preparação para o grande jejum. . As primeiras panquecas feitas eram dadas às galinhas para assegura sua fertilidade. Pode?

Atualmente:

Hoje em dia nas vilas e cidades pequenas as comunidades organizam corridas de panqueca. E estas são as da massa fina, ao contrário da panqueca escocesa que postei aqui anteriormente.

À medida em que este dia vai se aproximando as lojas começam a colocar ingredientes e objetos de cozinha utilizados para fazer panquecas em lugar de destaque. É até engraçado. Caso você não tenha boa memória sempre será lembrado.

Esta aqui é uma receita tradicional – de massa fina, e excelente. Recomendo:

Ingredientes:

  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos e 2 gemas
  • 600ml de leite
  • 40g de manteiga derretida.

Preparo:

Numa tigela coloque a farinha, açúcar e sal. Acrescente os ovos e misture bem até ficar uma mistura pastosa. Só então comece a acrescentar o leite gradativamente. Deixe a mistura descansar por 30 minutos antes de acrescentar a manteiga à massa.

Esquente uma panquequeira bem quente e utilize uma concha de medida para fazer cada panqueca. Nao preciso lhe ensinar a rezar a missa, ne?! O resto do preparo todo mundo conhece.

Polvilhei a minha com açúcar sabor baunilha, e sumo de limão. Você pode bater açúcar com pau de canela no processador e usar este açúcar para polvilhar a sua panqueca.

19 Comments
  • valentina

    Responder

    Itza querida, acho que uma boa panela para panquecas é importante. Tinha mjuito problema das minhas grudarem.depois que comprei uma so para panquecas tudo mudou .Mesmo.Clarice amiga,Tens que provar pois o azedinho do limao se casa perfeitamente com o docinho do açúcar.Pat, para você que gosta de coisas azedinhas esta aqui é perfeita.Bia, sei que na Franca nao se come com limÃo.Voce tem que fugir à regra.Eli,uma delicia.Agdah, de jeito nenhum.Brisa querida, esta fica gostosa até com queijo ralado.Márcia, frevo é bom demais.Cris, tambem gosto destas descobertas.Obrigada Viviane.Saskia, obrigada pelas palavras gentis. lestes o artigo então?Gorete, obrigada querida.Winnie, es fa de panquecas entao?

  • Anonymous

    Responder

    Ora aqui está uma coisa que eu desconhecia.É sempre bom saber-se mais qualquer coisa.Mas na minha casa o dia das panquecas é quando nós quizermos. LOLWinnie

  • Gorete

    Responder

    Parabéns pela matéria do DN. Depois, não podemos reclamar que santo de casa não faz milagres. Faz, sim. O Trem Bom taih, provando que é um trembom mesmo.Bjs

  • saskia

    Responder

    Adoro panquecas!!!!!!! és uma fada da cozinha e parabéns pela reportagem do diário do nordeste;beijos de sua fã incondicional,Saskia Macêdo

  • A Taste in Heaven

    Responder

    Adoro panquecas!! E não é tão fácil preparar essas massas super finas… Parabéns!! Linda foto!!Vivianne

  • Cris

    Responder

    Valentina, estas tradições são mesmo interessantes, esta eu não sabia e fiquei conhecendo agora! Bjs!

  • Márcia

    Responder

    Pois Valentina o Frevo rolou solto por aqui….o povo em massa nas ruas. Muito mais singular o dia das Panquecas, adorei conhecer um pouco sobre este dia….obrigada, Beijos.

  • brisa

    Responder

    Nossa, Val, deu agua na boca!! Eu tb gosto das panquecas fininhas, motivo pelo qual fazemos em casa, pois nos restaurants dakih elas sao gordinhas..Mas nunca provei com limao..que dela!!:))Otima sugestao!!BjsBri

  • Agdah

    Responder

    E quem foi que disse que panqueca tava fora de moda? De jeito nenhum, Viva ela!!!!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Também gostei de saber sobre a história do dia da panqueca! Agora comer com limão e açúcar deve ser tudo de bom né?! Estão lindas!

  • bia

    Responder

    adorei conhecer a historia do dia da panqueca ! Aqui tb se come crepe so polvilhado de açucar. bjs

  • valentina

    Responder

    Gorete querida, ah, que legal! Acho que melhor que cozinhar e ter alguem que faz coisas especiais pra gente. Mas olha, sao faceis, viu?!? Se eu consigo fazer nao pode ser complicado. Ci, tambem adoro estas coisas,sabe?Ontem estava indo pra casa e o povo no elevador do trabalho estava falando sobre chegar em casa e fazer panquecas. Pensei comigo: ah, que legal que pus a historia no blog pois e realmente uma ‘feature’ desta sociedade.rss

  • Cinara

    Responder

    Val, acho ótimo você nos contar sobre essas datas especiais em seu blog! Além de adorar gastronomia, adoro a história por trás dela… E suas fotos estão deliciosas, como sempre. Beijos!

  • Gorete

    Responder

    Tenho uma pessoa especial que faz as panquecas bem certinhas para mim. Acho que não sei fazer não ;(Mas, são tão deliciosas e versáteis, adaptam-se a qqr sabor!Bj

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, falou em limão já fiquei toda animada. Estão lindas as suas fotos, de dar água na boca!Que receita prática, poucos ingredientes e um resultado fabuloso.Eu não poderia ter vivido na época do jejum, não sou forte o suficiente para ficar 40 dias sem comer estas coisas gostosas!! 🙂Adorei o post todo, com as variações da data nos países. Muito esclarecedor.

  • Akemi

    Responder

    Valentina, nunca experimentei comer panquecas com açúcar e suco de limão, deve ficar delicioso!!!Gostei de saber que esta semana é comemorado em muitos países e de formas tão diferentes!

  • Itza

    Responder

    Oi Vale! Que especial um dia para panquecas! Amo panquecas. Mas me custa muito agarrar a mão para que saiam fininhas… erro pelo menos as 3 primeiras. Aqui se come sempre com doce de leite. nham nham…Beijocas e estou colocando-me ao dia com estas receitas maravilhosas.

Leave a Comment