Desafio Chá da Tarde Tortas e Bolos Recheados – Torta de Frutas estilo inglês

20 Comments

Chá da Tarde é um ótimo evento que Cris do From our home to yours e Leila do Delishville organizam todo mês. Cada um deles é com um elemento que pode se fazer presente num chá da tarde. É como brincar de bonecas. Amo ver o que elas lançam a cada mês. Infelizmente não posso participar sempre, mas acompanho. E desta vez, por estar de férias tenho tempo. Que bom.

Quando vi o título do último desafio do Chá da Tarde, Torta e Bolos Recheados ( se voce clicar no logo acima será levado à página com todos os detalhes do evento – ainda dá tempo de participar), já me animei. Sabia bem o que ia fazer. E não via a hora de preparar a minha contribuição. Esta receita é uma variação da tradicional receita das famosas tortinhas de natal inglesas, mince pies. Clique aqui para ler sobre elas num post que fiz há dois anos. Esta variação leva frutas secas levemente diferentes, com as cerejas, passas de Corinto, e mesmo as ameixas secas – não as pretas. E o grande charme desta versão é servir as fatias com uma colherada generosa de creme fraiche com Grand marnier. Na verdade não devem ser servidos separadamente. Todos os que provaram ficaram maravilhados com o creme. Ele leva pontinhos de baunilha, e noz moscada, canela e charme. Sirva fatias pequenas da torta, pois é uma torta que enche por causa das frutas secas. Use a massa para fazer biscoitinhos também e sirva-os com a sua torta. Ou não. Já a fiz duas vezes.

Torta de frutas – ameixas e cerejas, no estilo ‘mince pie’

Ingredientes para o recheio da torta:
300g cerejas secas
165g ameixas secas picadas ( não das pretas)
125g passa de corinto
80g brandy ou licor de ceja
200g cerejas Morello, sem caroço
100ml calda das cerejas acima
50g manteiga fria, cortada em cubos
1 ovo
60g açúcar mascavo claro de preferência
Sementes de 1 bago de baunilha
½ colher chá de noz moscada em pó
½ colher chá de cravos moídos, mesma quantia de canela
50g de farinha de trigo ( não sei tudo)Ingredientes para a massa de amêndoas:
200g açúcar de confeiteiro, mais um pouquinho para polvilhar
180g manteiga sem sal, amaciada
2 colheres chá canela em pó
4 ovos
400g farinha de trigo
100g amêndoas moídas

Ingredientes para o creme fraiche com Gran Marnier:
40g açúcar mascavo – do claro
400g creme fraiche
30ml Grand Marnier
Sementes do bago de 1 baunilha
½ colher chá de canela e mesma medida de noz moscada
Preparo da massa:
Coloque a manteiga, a canela e o açúcar na batedeira e bata por uns 3 minutos. Acrescente os ovos um por um, batendo bem para que eles se incorporem bem à massa. Coloque a farinha, amêndoas e uma pitada de sal dentro da vasilha com a manteiga e misture tudo com uma colher de pau. Transfira para uma superfície polvilhada e trabalhe a massa até que fique macia. A massa é um pouco mole. Envolva em plástico PVC e leve à geladeira por umas 3 horas.Preparo do recheio:
Coloque todas as frutas secas numa panela, juntamente com o brandy e calda das cerejas, e leve ao fogo médio até que o brandy se evapore. Retire do fogo e acrescente as cerejas Morelo (gosto de picá-las antes de misturá-las). Misture. Deixe esfriar.

‘Calda’:
Derreta a manteiga em fogo médio por uns 3 minutos. Deixa esfriar. Coloque o ovo, açúcar, semente de baunilha e especiarias num processador e bata bem por uns 6 minutos. **Acrescentei 60ml de leite à mistura. Acrescente a manteiga e bata por mais um minuto. Transfira para uma vasilha e acrescente a farinha aos poucos, usando o fouet sem parar para incorporar tudo. Não cheguei a usar toda a farinha, pois a mistura começou a ficar muito grossa e eu queria algo mais líquido. Sugiro fazer esta parte uma vez que a torta esteja montada, esperando ir ao forno.
Montando a torta :
Retire a massa da torta da geladeira. Separe 1/3 e abra com um rolo. Ponha sobre uma assadeira revestida com papel manteiga e leve à geladeira por mais uma hora. Abra o restante da massa e forre uma forma redonda com ela. Leve à geladeira por uma hora também.
Quando você estiver se aproximando do final do tempo da massa na geladeira, ligue o forno – 160oC. Assim que retirar a forma da geladeira transfira o recheio para ela e reserve. Quando a ‘calda’ ficar pronta derrame sobre a torta. Leve a torta ao forno por aproximadamente uma hora ou um pouquinho mais.Preparo do creme fraiche:
Ponha todos os ingredientes numa vasilha e misture bem. Prove – e vai ser difícil parar de comê-la. Mas tenha auto controle. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Preparo dos biscoitos:
Retire o 1/3 da massa que ficou na geladeira , corte com um cortador de biscoitos – formato de estrela é bacana para esta época do ano. Dá um espírito festivo. Quando a torta ficar pronta, retire e deixe esfriar um pouco antes de transferir para a grelha. Ponha a assadeira com os biscoitos e leve ao forno por uns 12 minutos.
Retire após os 12 min. Polvilhe a torta e os biscoitos com açúcar de confeiteiro e sirva , juntamente com o delicioso creme fraiche.
Fonte: Australian Gourmet Traveller
20 Comments
  • Laurinha

    Responder

    Não consegui dizer do que gostei mais…. das frutas não imagino o sabor, e fiquei curiosíssima. Do creme, imagino o sabor e fiquei tentadíssima e preparar aqui, ontem fiz uma torta de bananas, com cast de caju, comemos ainda morna com uma colherada de nata gelada, aiai dos deuses… fiquei imaginando agora uma fatia com este creme…a apresentação ficou linda, um graça com as estrelinhas…Valentina, adorei!!! (sempre :DD)Beijinhos

  • Karla

    Responder

    Olá, não conhecia o teu cantinho…que fantástico…muitos parabéns e boa sorte para o desafio 🙂

  • Téia

    Responder

    Aff, amei estas estrelinhas, que fôfas!!!!! Nunca fiz torta assim, sempre meus recheios são cheios de creme…hummm…..Bj grande querida.

  • Nysa

    Responder

    que bela participacao para o evento. as estrelinhas ficam lindas!!! 😉 valeu!! beijocas

  • Cris

    Responder

    Valentina… a produção desta receita e das fotos está um luxo… Suas fotos estão cada dia mais lindas! Agradecemos sua participação. Bom Natal, beijos!!!

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Valentina obrigada pela visita e comentários sempre tão atenciosos!Desejo a vc o melhor dos Natais e que 2009 seja um ano maravilhoso!Bjs 🙂

  • AndreaDomingas

    Responder

    A apresentação ficou espetacular! Já anotei a receita! Bom Natal!Bjs

  • Simone Izumi

    Responder

    Arrasouuuuuuu!!!!Nada como estar em férias, né Tina??? Longe da correria e do stress…rende essas gostosuras super caprichadas e trabalhosas (adoro coisas que dão trabalho…rssss).Ontem falamos muito (bem) de ti no encontro!rss….nossa ídola.bjs

  • Claudia

    Responder

    Uau, ficou muito linda sua mince pie! Não poderia ser mais inglesa, não é mesmo? Abraços,C.

  • Naninha

    Responder

    Valentina que torta lindaaaaa!!!Fiquei encantada!Beijos

  • Nana

    Responder

    Valentina querida, mas que tentação é essa? cheias de cereja, eu sou louca por cereja e amoooooo tudo isso. Bjss querida e bom final de semana.

  • EU MULHER

    Responder

    Valentina, já posso até imaginar a delícia que é essa torta. Você sempre arrasa.Um beijão e Feliz Natal!!!

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Para mim é uma novidade, ainda não conhecia.A apresentação ficou linda (adoro estrelas) e com este creme de acompanhamento deve ficar perfeito.Boa sorte!Bjs 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, você sabe o quanto ando namorando esta torta. Fiquei curiosíssima quando vc me contou que a faria. Ficou muito bonita, delicada… Perfeita para o Natal.

  • ameixa seca

    Responder

    Ficou lindoooo 🙂 Adoro frutas secas! As estrelinhas ficam um miminho!!!Bom fim de semana 😉

  • Michel

    Responder

    Adoreias estrelinhas. Ótima idéia.abs.

  • Gourmandise

    Responder

    Amei as minis com estrela por cima. Genial!bjo

  • Gina

    Responder

    Tina, ficou muito linda sua torta. Que bom estar de férias e poder preparar essas delícias.Um ótimo Natal pra você.Bjs.

  • Ana Powell

    Responder

    Adorei esta receita.Ficou com uma apresentação excelente.Parabéns pela participação.Desejo-te um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.Beijocas

Leave a Comment