Damascos assados no forno com bolo de amêndoas

14 Comments

Desculpe o sumiço mas peguei uma gripe danada. Ainda estou aqui querendo me livrar da danada. Sem muita sorte.

Londres é uma cidade tão grande e cheia de pequenos bolsos cheios de individualidade que às vezes fica difícil escolher um roteiro turístico com facilidade. Mas se tem um lugar que recomendo é Spitalfields, que fica  bem na área conhecida como City. A sua localização mais exata é em East London, e esta área tem tido um mercado  desde 1638. São 300 e poucos anos de tradição. E esta aberto todos os dias.

Spitalfields é um mercado coberto, cheio de lojas – de roupa, sapato, decoração, flores, restaurantes de diversos tipos – patisserie, coffee shop, comida asiática, comida ingles a, pizzeria, barraquinhas – de artesanato, roupas, chás, etc. Não só a parte do mercado é interessante, como toda a região em volta. Ele teve uma plástica há poucos anos atrás e está mais simpático que nunca.

Lá você encontra por exemplo a única Deli de Londres só de produtos britânicos – a A Gold.  Entre nem que seja só para dar uma olhada. Eles tem um delicioso bolo de limão. Tem a famosa S & M, com deliciosas lingüiças servidas tradicionalmente com purê de batatas (bangers & mash). O S é de sausage e o M é ‘mash’ – purê de batata. Tem umas mesinhas simpáticas e costuma  ter fila. Dentro do mercado tem vários outros lugares que recomendo como o  famoso Canteen que se especializa em cozinha britânica, principalmente as sobremesas. Eles tem uma proposta bem bacana. Vale a pena checar também o Leon, que é britânico, com uma proposta de fast food decente e de qualidade. Eles tem uns pratos legais com arroz integral, um delicioso coleslaw.  Recomendo todos estes lugares.

E além de tudo Spitalfields é um ótimo lugar para se ir ver as pessoas que por aí passam. Anote este endereço para a sua próxima visita. Durante a semana você vai se deparar muito com uma turma da City, que trabalha nos bancos da região. Assim como os locais. Mas  não fique só na parte do mercado. Ande nas ruas que ficam nos arredores, olhe os prédios, os detalhes em cada esquina. Esta é uma região muito cosmopolita, e que está há um passo de uma outra ótima aréa chamada Brick Lane. Mas isso será sujeito de um outro post. Deixo aqui um site do mercado – é só clicar no nome: Spitalfields.

E deixo aqui uma receitinha bem legal. É resto das receitas do verão. Os damascos estavam por toda parte, e não dava para resistir. Daí tive que fazer um bolinho de amêndoa simples para acompanhar estes lindos damascos.

Damascos Assados no Forno

Ingredientes:

  • 8 damascos, cortados ao meio e sem caroço
  • 1 ½ colher de sopa de vinho de sobremesa
  • 1 ½ colher de sopa de açúcar mascavo claro
  • Alguns ramos de tomilho fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara

Pre aqueça o forno – 180oC

Como preparar:

Pegue um pirex ou qualquer outra forma que possa ir ao forno, e pincele com manteiga derretida. Coloque os damascos na forma, um ao lado do outro, com o lado cortado virado para cima. Derrame o vinho por cima dos damascos, salpique o açuar mascovo por cima e por fim jogue as folhinhas de tomilho.

Leve ao forno por 15 minutos, e retire para salpicar o açúcar demerara por cima dos damascos.Asse por mais 10 minutos e deixe esfriar antes de servir.

Bolo de Amêndoas

Ingredientes:

  • 115g amêndoas moídas
  • 115g açúcar de confeiteiro peneirado
  • 85g farinha de trigo peneirada
  • 125g manteiga sem sal derretida e esfriada
  • 3 gemas de ovo batidas levemente

Assadeira de 18cm– untada e polvilhada

Pré aqueça o forno – 180oC

Como preparar:

Coloque a farinha de amêndoas, farinha de trigo e açúcar demerara numa vasilha e misture com um fouet para que se integrem. Faça um furo no meio e derrame a manteiga derretida e as gemas. Misture tudo e transfira para a forma. Leve ao forno por uns 20 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar.

14 Comments
  • Verena

    Responder

    Val…que delícia de lugar! Espero que um dia possa conhecer tantas coisas lindas que você mostra! Londres só conheço o aeroporto…
    E as receitas…hummmmmmmmmm!
    Espero que já esteja melhor! Beijos e ótimo final de semana!

  • Diulza Angelica dos Santos

    Responder

    Oi ja estava preocupada com seu sumisso, adorei, as fotos, estão lindas mais bom mesmo foi que vc voltou bjs. estou reservando umas receitas pro Natal, esta ja esta no cardapio,pena que os damasco aqui não são la estas coisas.

  • Filipa

    Responder

    Olá Valentina! É sempre bom vir aqui e ver Londres, ou qualquer outra parte do mundo, com os olhos de outra pessoa. Olhos e Paladar! Gostei dessa receita com cheiro e gosto de Verão neste Outono ainda quente…pelo menos por enquanto! Um beijinho

  • Silvia

    Responder

    Que delícia só de olhar estes damascos e que região linda esta em Londres. Quem sabe eu esteja por aí no ano que vem! Seus posts são uma inspiração. Sabe que Curitiba é uma cidade bonita e lembrei de umas fotos bem legais que tiramos no aniversário da minha pequena. Viu, seu blog inspira qualquer um. Parabéns!

  • caroliny

    Responder

    Hello! congratulations! a chocolate recipe, unusual, different way to delight, I loved the recipe, the perfect combinação.ficou fan of his br.

  • caroliny

    Responder

    olá!!!parabéns!!receita!!perfeita e uma bela,combinação,surpreendente,,br,

  • Fernanda

    Responder

    Oi Tina! Bom ter vc de volta! 😉
    pergunta besta…: vinho de sobremesa = vinho licoroso?
    bjao

  • marina mott

    Responder

    Que fotos fantásticas!!! E que receitas maravilhosas!! Adorei esse post! Sério!
    Melhoras!! Bjs

  • Letícia

    Responder

    Que combinação mais delicada de sabores. Fiquei com vontade de provar 🙂

    Beijo!

  • Katia Aguiar

    Responder

    Olá Valentina,

    Sou só uma brasileira, moradora do Rio de Janeiro, em pleno horário de verão (a noite só cai depois das 19:30), sentada a frente de um computador na empresa em que trabalho, tirando um tempinho pra almoçar (em frente ao computador) e aproveitando para conferir blogs que me encantam, assim como o TK de Patricia Scarpin, o seu ganhou vez nesse meu momento.
    Parabéns pelas belas fotos e deliciosas receitas. Os damascos estão convidativos e o mercado de Spitalfields nem se fala.
    Obrigada por fazer esse meu “tempinho” mais agradável.
    Kátia Aguiar

  • Sabrina Romano

    Responder

    ai, ai, esse seu post me fez lembrar uma sobremesa que comi em Torino, quando estive na Itália; biscotti amaretti assados juntos e sobre os damascos, acompanhados de bolo de amêndoas e creme de baunilha… Bj

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que cor linda destes damascos! Que vontade de roubar um… 😀

  • Jô Bibas

    Responder

    Oi, Valentina<

    Como sempre, fiquei com água na boca. Como tinha comentado, estou na Itália e adoraria se você desse uma olhadinha no blog.
    BJô
    http://www.arteamiga.wordpress.com

  • Suzana

    Responder

    Querida, é de facto uma parte de Londres bem apelativa e óptimo para caminhar! Adorei os seus damascos, lindos, lindos. E certamente deliciosos com esse bolinho de amêndoa. Espero que vc já se sinta melhor e que a gripe vá embora rápido. 🙂

    Beijos mil*

Leave a Comment