Custard de maracujá e coco

6 Comments

 Tenho uma grande amiga com quem tive oportunidade de passar ferias juntas. As ferias eram delas e as passou aqui nestas Ilhas. Uma lembranca  muito grande que temos é de como rimos. Das coisas mais simples, daquelas bobagens quase infantis e até deveras inocentes. E estou contando isso pois esta receita tem um pouco haver com ela . Por estarmos ultimamente muito sintonizadas olhando as mesmas receitas de uma certa forma, ando há umas semanas dizendo para ela que receita que eu ver primeiro sou eu que faço primeiro.  Pura banter como se diz por aqui. É claro que o contrário também se aplica . E a brincadeira de meninas eé exatamente tomar posse antes da outra. Como é bom o riso inocente, a brincadeira quase sem pé nem cabeça de duas amigas meninas.

 Através dos anos dividimos muitos interesses culinários, incluindo livros e revistas. E muito recentemente voltamos a rir de bobagens ao falar de uma publicação de interesse comum que nos tras receitas pelas quais ficamos enlouquecidas para provar. E acabamos por recriá-las. Esta aqui é uma delas. E morro de rir ao escrever este post, pois a estou fazendo primeiro. Percebem a molecagem? Ambas gostamos muito de receitas com maracujá, e para mim os chefs australianos conseguem sempre apresentá-lo de uma maneira inusitada, em uma receita em que o bem doce é contra balanceado pelo azedo do maracujá. Foi com eles que aprendi a usar o maracujá de mil maneiras diferentes.

Esta receita não é excessivamente doce, muito pelo contrário. O maracujá que se coloca no final para servir dar um ótimo toque final e dá um bom equilíbrio ao gosto do coco na custard. Na primeira vez em que a fiz deixei que firmasse muito, mas não é o ponto ideal.

A fonte é a Delicious Australiana que enche meus dias de luz. Sempre. Obrigada por esta aqui PS!

Ingredients:

Instructions:

4 ramekins de capacidade de 250ml

Pre-aqueça o forno – 180oC. Bata os ovos, açúcar, leite de coco e sumo de maracujá. Divida a mistura pelos 4 ramekins e ponha os ramekins em uma assadeira funda. Abra a porta do forno, ponha a assadeira na prateleira, e derrame a água quente na assadeira até chegar a metade dos ramekins. Faço isso para evitar acidente com água quente. Feche a porta do forno e asse os custards pors uns 15 minutos. Cheque se já está firme. Caso contrário devolva-os para o forno por mais uns cinco minutos ou pouco mais. Não deixe firmar demais. Retire do forno quando levemente ‘flácidos’. Deixe a custard esfriar.

6 Comments
  • Tãnia Marques

    Responder

    Valentina isso parece ter ficado delicioso e com o gostinho de leite de coco junto deve ter mesmo ficado fantástico!

    • Trembom

      Tania, com certeza. E ‘e suave, nada excessivamente doce. ; o )

  • menuaquarela

    Responder

    Valentina .
    Este custard de maracujá e coco tem o equilibrio perfeito do sabor. FIca bem no meio do Sim e do Não, Sim tenho que devorá-lo….Não não posso engordar!!! e ainda tem essa textura do creme para explodir no palato e fazer a gente divagar….
    Isto é uma tortura para quem ama coco e maracujá e está de regime!!
    Lindo e gostoso!!!!
    Amiga por favôr saboreia um ramequim por mim…..
    Beijinhos da Gina.

    • Trembom

      Olha, ja provei dois. Acho que cometi um excesso mas como vc pediu. Estou querendo mexer nesta receita um pouco e usar um puree de maracuja. Depois conto.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Estou amando esta receita não somente pelo maracujá, pois é um sabor pelo qual sou louca e você sabe, mas também pelo coco, adoro essa combinação, Tina!
    Que potinhos mais lindos. Eu adoraria provar uns dois agora. Bem refrescantes. Delícia.
    Ah, me aguarde com as receitas. You’re the best, querida. <3

    xx

    • Trembom

      Pat, maracuja eh da minha lista. Vc fica la no limao. ha ha ha.. Mas de vez em quando pode pitecar no maracuja. vc viu que estou ficando territorial? 5 anos minha amiga. Idade emocional. Deixa eu fazer com um puree e te conto pois acho que vai ficar muito bom e um tico mais apurado.

Leave a Comment