curry de porco

7 Comments

Tive uma semana bem cheia e esta receita já estava esperando ser publicada há uma semana. Fica aqui também desculpas pelo sumiço. Não tive tempo de responder nenhuma mensagem.

Vou aproveitar para falar do Colher rapidamente. Lancei a quinzena da lentilha e não tive tempo de colocar as receitas enviadas lá por isso venho estender o prazo por mais uma semana. E depois da semana da lentilha vai haver a última quinzena do ano. O Colher sairá de férias até o ano que vem. E o último rei será a castanha portuguesa, um rei natalino, bem festivo.

Ainda sobre o Colher, estou atrasada com o resultado do rei Grão de Bico – foi a receita da Tarte de Grão de bico da Smas. Smas, podes me mandar um e-mail? Vou ainda colocar as contribuições da semana do feijão e vocês poderão votar na favorita.

Voltando ao curry, esta receita é uma das minhas receitas favoritas. A forma como se prepara os ingredientes em várias etapas cria um molho grosso, encorpado. Pesquisei sobre aonde se acha creme de coco em São Paulo. A Eliana e a Neide me ajudaram, e a Neide disse que você encontrará o creme de coco na Liberdade, em supermercado que venda produtos asiáticos, tailandêses. Se você não mora em São Paulo sugeriria que procurasse no bairro que vende produtos asiáticos na tua cidade, pois este é um ingrediente muito usado na Ásia. Quando for comprar o creme de coco aproveite e compre o nam pla e a pasta de camarão.

Coloquei uma receita caseira de pasta vermelha de curry tailandês depois da receita do curry de porco caso você não encontre a pasta facilmente.

Ingredientes para o curry:

2 xícaras de creme de coco ( coconut cream)

1/3 xícara de pasta de curry vermelho tailandês (red curry paste)**

2 colheres de sopa de molho de peixe tailandês ( nam pla)

65g de açúcar mascavo claro ** brown sugar

1 xícara de leite de coco

600g de file de porco fatiado bem fino

140g de broto de bambu em fatias finas, escorridas

Raspas de 1 limão verde

24 folhas de manjericão tailandês ( ou do normal)

2 pimentas vermelhas cortadas em rodelas finas, sem sementes

Reserve 2 colheres de sopa de creme de coco, e ponha o resto numa panela em fogo baixo. Deixe fervendo no fogo médio/alto, mexendo de vez em quando, por uns 10 minutos, ou até que o creme se separe um pouco. Jogue o curry vermelho e mexa até que ele se misture bem com o creme de coco. Cozinhe em fogo baixo por uns 8 minutos, mexendo de vez em quando, até que a mistura engrosse. A cor vai mudar um pouco .Coloque o nam pla e o açúcar e cozinhe por uns 5 min, mexendo para misturar todos os ingredientes. Depois jogue o leite de coco e cozinhe por uns 5 minutos. Jogue o porco, o broto de bambu, as raspas de limão e metade do manjericão. Misture e deixe cozinhar delicadamente até que o porco cozinhe. Na hora de servir jogue o creme de coco reservado, o resto das folhas de manjericão e as rodelas de pimenta. Sirva com arroz.

**Pasta de curry vermelho tailandês:

12 pimentas vermelhas longas, sem semente e picadas

6 dentes de alho picados grosseiramente

5 echalotes picados

1 bulbo de capim limão – só a parte interior branca

2cm de gengibre, sem casca e picado

1 colher de chá de pasta de camarão

Coloque todos os ingredientes mais 1-2 colheres de sopa rasas de água no processador até ficar com uma consistência de pasta. Transfira para um vidro esterilizado e guarde na geladeira. Dura por umas 3 semanas.

7 Comments
  • Smas

    Responder

    Oi, que surpresa!Vou mandar email. Nunca teria adivinhado.E esta receita tem um óptimo aspecto!Bjs

  • Valentina

    Responder

    Nina, sempre ia de frango ou pato nestes curries tailandêses. Esta aventura com porco me cativou. Acho que tem muito haver como o creme/caldo é preparado. E super obrigada pela dica. Laila querida, ficou chateada de ter que lutar com o tempo e muitas vezes abrir mao do que me da prazer. Mas as vezes nao da para vencer,ne?!Eli, se voces gostam de coisas apimentadas, pegue uma caixinha de creme de coco na Liberdade, e faça este curry. Depois me conte.Daninha, obrigada pela visita.Adorei esta visita.

  • Daninha

    Responder

    Oi, te vi na lista do amigo secreto de blogs de comida e passei pra conhecer seu blog. Voltarei sempre, beijinhos.Daninhahttp://cinebistrot.blogspot.com/

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina sabe que ontem falei ao Julio desse curry ele salivava e ficava falando: hummmm, hummmm…. enquanto eu contava pra ele, amiga esse vai ter que rolar por aqui. heehehehe Esta um encanto!!

  • laila

    Responder

    hummm q maravilha esse curry, fico feliz q sua ausencia tenha sido só por falta de tempo!!! e tbm to contente q o rei se extendeu…assim eu participo! bjos

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Eu de novo….rsrsValentina, dê uma clicada no termo shissô (na publicação Missô-itame), tem uma foto do produto in natura linkada. Não sei qual seria a tradução para inglês. Talvez manjericão japonês…bjo,Nina.

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    ainda não experimentei a combinação de carne de porco e creme de coco. Fiquei instigada, até peguei uma latinha de creme de coco outro dia, mas não comprei.bjo,Nina.

Leave a Comment