cupcakes de natal

17 Comments

Gosto muito de comidinha com cara de festa, e datas como o Natal oferecem mil oportunidades. Recebi fazer estes cupcakes decorados para dar de presente junto com o cartão de Natal. E comecei na vizinhança. Moro em uma ruazinha fechada, só com 16 casas. É bem seguro. Há um casal de aposentados que sempre estão de olho nas coisas quando a maioria dos residentes estão no trabalho. E são muito simpáticos e vira e mexe me convidam para ‘have a cup of tea’.

Já fui lhes entregar a minha lembrancinha com um cartão. Dei um para a Janet e outro para o Peter. Além de caseiros eles agradam por terem um apresentação graciosa – estou falando dos cupcakes, e não da Janet e do Peter.

Os ingredientes deste cupcake são bem natalinos com as especiarias presentes e frutas secas. Muita gente me pergunta se a quantidade de frutas secas esta certa. Está sim. Quero lembrá-los que esta receita é inglesa e nesta época do ano os bolos de frutas secas são compactos com elas. Caso você queira reduzir a quantidade, sinta-se a vontade.

Daqui há pouco vou postar uma outra receita de festas, desta vez será uma sobremesa deliciosa. Voltem por aqui.

Ingredientes do cupcake:

90g de manteiga em temperature ambiente, amaciada

110g de açúcar mascavo peneirado

2 ovos

1 colher de sopa de geléia de laranja ( marmelade)

500g de frutas secas picadinhas

100g de farinha de trigo mais 2 colheres de sopa

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de sopa de ‘mixed spice’- canela em pó, cravo em pó noz moscada em pó

2 colheres de sopa de sherry doce ou de vinho de sobremesa

2 colheres de sopa de sherry doce ou de vinho de sobremesa extra

Preparo:

Pré-aqueça o forno – 150oC.Forre 6 forminhas de muffin com forminhas de papel – a maioria das bandejas tem 12 forminhas. Reserve.

Bata a manteiga e o açúcar por uns 5 minutos.Depois acrescente os ovos um por um, batendo bem após cada adição até que a mistura fique homogênea.

Coloque a geléia de laranja na mistura, assim como as frutas secas, e misture bem.

Peneire a farinha de trigo, o fermento e as especiarias sobre a mistura, acrescente o sherry e misture bem. Divida a massa entre as forminhas ( não mais que ¾), passe uma espátula para nivelar e leve ao forno. Esta mistura deve precisar de uns 50 min. Mas fique de olho após os 40 min pois os fornos variam.

Quando você retirar do forno pincele os topos com o sherry extra. Cubra a forma com papel alumínio e deixe os cupcakes esfriarem.

Para cobrir deixo que você faça como preferir. A cobertura que usei foi feita com açúcar de confeiterio e água. Misturei até ficar com uma pasta bem grossa.Espalhei, deixei secar e enquanto isso preparei as folhas usando fondant. As bolinhas são cranberries. Mas as possibilidades de cobertura são imensas.

17 Comments
  • quem eu?

    Responder

    acabei de fazer e achei muito doce!!Talvez fique melhor usando aquelas frutas secas que não tem açucar, sabe?E com certeza com menos do que 500 g.

  • Valentina

    Responder

    Eli, ficaram bonitinhos,né? São bem perfumados também.Goretti, são bem cara de natal querida.Cozinhar com os anjos, valeu o trabalho.Letrícia, acertastes em cheio.Marizé querida, se ganhasse também teria pena.confesso!!Migas, obrigada pelas palavras carinhosas. Tentei fazer algo bacaninha.Pat, acho que são lembrancinhas lindas. Aconselho a fazer pois tem cara de natal.Nina, confesso que também gostei de vê-los nos saquinhos.Dinha, obrigada querida.Adriana, os amigos vão adorar. Bia, a receita do bolo é daquele livro de cupcakes que te enviei. É a última do livro se não me engano.com as tuas mãos de fada os teus ficarão divinos.Laurinha querida, a cozinha é invadida pelo perfume.Cris, vou passar lá querida. Ando ainda mais desorganizada do que sou.Luciana, fico tão feliz que tenhas gostado. A quantidade é realmente 500g pois por aqui os bolos de natal são cheios de frutas secas. Mas já havia dito à Lara que reduzisse se achasse muito.Feliz natal!

  • Luciana Ferreira

    Responder

    Oi, Valentina, eu fiz! A massa é mesmo deliciosa e muito perfumada, encheu a casa com cheiros de Natal. Só que reduzi a quantidade de frutas para 200 g, e ainda assim ficou mais fruta do que massa. A quantidade de frutas secas é mesmo 500 gr? Um beijo, obrigada pela generosidade das receitas e dicas sempre tão boas! Feliz Natal!

  • Cris

    Responder

    Estou encantada! Fiquei imaginando sua vizinhança e como deve ser bom morar num lugar assim, aconchegante. Valentina, estou fazendo um evento de Natal no blog, acrescente suas receitas para concorrer a uma lembrancinha que vou sortear no Natal. Beijão

  • Laurinha

    Responder

    Que lindinhos que ficaram!Fora o perfume, que deve ter ficado ótimo!Beijinhos,

  • bia

    Responder

    lindos demais !!!! quem nao iria gostar de ganhar unzinho ? beijos

  • Adriana

    Responder

    Muito bonitos inpiração fazer e receber os amigos.

  • Dinha

    Responder

    Valentina,Quanto carinho! Ficaram lindos demais…

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    A embalagem certa deixa ainda mais delicado o presente!bjo,Nina.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, sabe que quero fazer umas lembrancinhas para as meninas do salão de beleza que freqüento mas ainda não decidi o que fazer. Adorei a dica, estão lindos!

  • Migas

    Responder

    A massa dos bolinhos está bem ao meu gosto mas o resultado final está digno de profissional. Parabéns, Valetina, pelo talento!Beijinhos

  • Marizé

    Responder

    Que obra de arte, se eu recebesse esses bolinhos até tinha pena de os comer.Beijocas

  • Letrícia

    Responder

    Muito lindos. As especiarias devem dar um ar natalino delicioso aos bolinhos!

  • COZINHAR COM OS ANJOS

    Responder

    Que lindos…que presente amoroso…amei…beijinhos doces

  • Goretti

    Responder

    Lindos!!!! E devem ser uma delícia. PArabéns…

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Amiga que coisa mais linda!! E como deve ser saboroso, assim com essas especiarias e as frutas?! Amei!!

Leave a Comment