cupcake de puba com goiabada

23 Comments

Queria começar pedindo desculpas por estar ausente, não ter acessado muito emails. Como comentei no post anterior, estou de férias, e precisando muito descansar. Abrir o notebook é muito cansativo, e toma tempo ficar sentada, lendo, enviando mensagens. Mas não vejam isso como falta de atenção ou indelicadeza. É somente o meu perído de descanso. Mas mesmo numa fase assim, quis dividir uma nova aventura.

Puba, puba

Desde que recebi o livro da Tatu, A peleja do alecrim com o coentro e outros causos culinários: receitas e cordel, marquei várias receitas que queria fazer.O livro me tocou profundamente por ter cara de Brasil, cara de nordeste com ingredientes nem sempre visto em muitas receitas brasileiras. Muitas delas requerem produtos locais como este bolo que leva puba na massa. Puba é algo muito nordestino. Minha mãe conta que quando ela e suas irmãs eram jovens preparavam puba em casa. Tenho outra grande amiga pernambucana que fazia o mesmo. A puba que usei aqui foi trazida do Cariri pela minha tia que veio visitar. E que alegria a minha ao poder finalmente fazer esta receita.A publa é a mandioca deixada de molho até fermentar – para dar uma explicação simplificada.

Poderia fazer a puba onde moro. Mas nem sempre acho mandioca. Sou absolutamente fascinada pela culinária brasileira, e quisera eu poder fazer mais coisas utilizando os produtos locais. Vejo pessoas como a Neide Rigo, que conhecem tão profundamente os nossos ingredientes, e morro de inveja – no bom sentido é claro. Ao se olhar os diversos ingredientes que temos se nota a riqueza cultural, cada região aproveitando bem o que tem de seu. Quando venho ao Brasil procuro receitas locais, com produtos daqui. A culinária regional do Brasil é muito desconhecida pelos próprios brasileiros. Voltando à puba, temos um pouco de puba de sobre e ainda quero ver se faço o bolo Souza Leão que é um bolo típico do Pernambuco e no qual também se usa a puba. Estou aguardando uma receita de uma amiga doceira pernambucana. Se puder fazer só mais uma receita local nestas férias, que seja este bolo. E em sentirei satisfeita.

Eis a receita tirada do livro mencionado acima de autoria da Tatiana Damberg

Ingredientes:

2 ovos

70g de açúcar

100ml de leite de coco

1 xícara bem cheia de massa puba (massa de mandioca)

½ colher de sopa de manteiga derretida, ou de garrafa

½ colher de sopa de fermento em pó

6 quadrados de goiabada cascão, passados na farinha (cortei quadradinhos sem medir a quantidade – fui meio no olho)

Preparo:

Unte forminhas de muffin e reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média.

Bata os ovos com o açúcar até que a mistura fique bem única. A receita original diz para bater à mão. Confesso que usei batedeira. Depois acrescente a puba, o leite de coco e a manteiga derretida. Bata mais para que a puba se integre bem com todos os outros ingredientes. O fermento vêem por último. Misture bem. Divida a mistura entre as forminhas untadas e por fim acrescente os pedaços de goiaba. É importante que estejam revestidos de farinha de trigo para não despencarem para o fundo, pois a massa fica bem líquida. Deixe assar por uns 20 min. Faça o teste do palito antes de retirá-lo do forno. Deixe esfriar na forma por uns 5 minutos antes de transferir o bolo para uma grelha. Sirva com um cafezinho bem quentinho.

23 Comments
  • Anonymous

    Responder

    Oi Valentina,é a primeira vez que visito o seu blog e fiquei super feliz,pois tb sou do Carriri,cidade do Crato-ce.Este seu bolo ficou lindo e deve esta muito gostoso,mais me deu uma saudade,pois comi muito bolo de pupa,so´que era assado na palha de bananeira em forno de lenha.Que delícia!Hj moro no interior de sp,mais aqui tb nao encontra a pupa.Querida,será que vc pode me mandar o email da Tatiana Amberg,pois gostaria de adquirir este livro.Ficarei muito grata se vc me responder.MEU EMAIL;mniura@msn.comUM ABRAÇO E UM CHEIRO.RSRSRSRALDENIRA

  • Mamão com açucar

    Responder

    muito linda esta receita, me deu águinha na boca…Fernandahttp://mamaocomacucar.sampasite.com

  • Nani do Paulo

    Responder

    Só mais uma coisinha, como seria essa massa puba? Será que encontro fácil aqui no Brasil?Beijos

  • Nani do Paulo

    Responder

    Valentina minha querida que maravilha, amei!Beijos

  • Marcia

    Responder

    A culinária do nosso Brasil é muito rica e especial. Provei o bolo de puba na Bahia, e adorei. O teu ficou incrível… Boas férias, bjs.

  • dri haddad

    Responder

    valentina..estou te acompanhando desde um bolo de pistaches que virou o bolo de aniversario oficial da familia..voce realmente é fantastica..parabéns!!!um beijão

  • Renata Boechat

    Responder

    Valentinagostaria de usar este espaço para desejar à você um Feliz Aniversário,muitas alegrias, muita saúde e muita paz!Grande abraço!

  • Bia Belliard

    Responder

    que vontade de fazer este bolo ! vamos ver se faço no Rio ! E aproveito para te desejar feliz aniversario, querida ! Tudo de muito bom para vc ! mil beijinhos !

  • Donna Dani

    Responder

    Esse bolo esta lindo e com uma cara ótima! Estou morando recentemente aqui na Paraíba, mas ainda não ouvi esse tal de puba será que chamam de goma por aqui? Será isso?Quanto ao bolo Souza leão esse eu já provei e é maravilhoso e outra maravilha pernambucana é o bolo de rolo, e este parece ser tão trabalhoso!Boas férias e descanse!Bjks

  • grazi

    Responder

    quando vi o título da receita pensei: ela fez 1 erro, em vez de escrever fubá escreveu :puba …mas lendo vi que era mesmo puba, que eu nao conhecia.o seu bolo está maravilhoso! pena que nao tenha posto 1 foto dele partido…aproveite bem das suas férias!!!!1 abraço.

  • Agdah

    Responder

    Eu cresci em casas de farinha sentindo aquele cheirinho característico de puba no ar. Minha família ainda faz só para consumo caseiro. Quando era criança não gostava de nada com puba. Preferia as coisas feitas com aimpim. Hoje, que estou longe, desejo comer puba. Ah, bolo de puba no café-da-manhã no S. João… É indispensável em qualquer casa na roça… E o bolinho de puba na assado na brasa na palha de banana??? Dá vontade de chorar só de lembrar dessa iguarias que têm sabor de infância, de família, de lá-de-casa.Eu sempre acho uma pena que muitos brasileiros valorizem tanto as coisas de fora (o chique) ao passo em que ignoram e desconhecem de tal forma a comida, tradições e cultura do seu próprio pais. Realmente uma pena e lamentável.Viva a puba!

  • Karen

    Responder

    Divirta-se, descanse, a gente entende e estará sempre por aqui!

  • Nereime

    Responder

    Eu realmente nunca ouvi falar de puba, apesar de muitas idas ao nordeste …por isso eu adoro a blogsfera …cada dia aprendo mais e mais!!!bjs

  • Adriana

    Responder

    Prefiro provar do que comentar..hummm!!que maravilha!

  • Goreti

    Responder

    Sabemos não ser de forma nenhuma indelicadeza de sua parte Tina. O corre corre diário muitas vezes nos leva a isso. mas devagar vamos retornando com força total.E fiquei com vontadinha de comer esse cupcake…játá na lista.Beijos!!!AH! A Neide fez um post hoje sobre mandiocas e afins, entre eles, puba.

  • Cláudia

    Responder

    Valentina, o meu sogro sabe fazer puba e com ela ele faz um tipo de pudim delicioso com erva doce, o sabor suave e a textura super macia e molhadinha. Vou ver se consigo mais informações com ele (ele já é bem idoso, mas adora pilotar um fogão, fogão a lenha, forno de cupinzeiro,conhece este último?ele mora em outra cidade. Sua mãe era baiana e seu pai italiano.

  • ameixa seca

    Responder

    Não conhecia puba. Deve ser muito bom esse bolo… a foto é linda 😉

  • Laurinha

    Responder

    Fiz uma vez o bolo Souza Leão (bem, uma versão…) ganhei a massa puba e ela me deu junto uma receita… ficou delicioso!Deu saudades agora….. E este lindinho, com goiabada, deve ter ficado ótimo!Beijinhos,

  • Axly

    Responder

    Faz tempo que não vejo puba, sempre achei uma coisa engraçada.Mas esse bolinho deve ficar divinooooooo!!!Fiquei curiosa… quando achar puba por ai, vou fazer.Concordo plenamente contigo, a culinária brasileira, em especial a nordestina é magnifica.Kisss^^

  • Fabrícia

    Responder

    Que rico nosso país. Não conhecia puba e adorei conhecer….ainda não vivi o suficiente. Ficou lindo o bolo…Bjs.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Amiga você é um ser humano que não conhece a palavra indelicadeza, isso não existe no seu vocábulario, fique tranquila. hehehOlha fiquei facinada, pois eu não conhecia tanto que aquele dia ao telefone perguntei o que era, amei esse seu post eu também adoro a comida brasileira para mim uma das cozinhas mais lindas e românticas do mundo. Que lindo ficou em?! Mas devo confessar que fiquei doida de vontade de ver uma foto dele partido para saber exatamente a textura. hehehe

  • laila

    Responder

    a forminha é linda e o bolo tbm, mas a nossa culinária é mais ainda…o coisa bonita, generosa…aberta…é boa demais!!bjos saudosistas!

  • Laranja com Canela

    Responder

    Adorei esse bolo. Ficou com um aspecto muito apetitoso.

Leave a Comment