Creme de limão

18 Comments

Bibury. Bibury  ja foi considerada por muitos como a village mais bonita de Costwolds. Olha que não é fácil escolhar uma pois a maioria delas é muito bonita. E ao mesmo tempo em que possuem um elemento comum elas também tem sua individualidade. A fileira de cottages chamada Arlington Row é a atração principal da village, e data do ano de 1380. Inicialmente as cottages foram construídas para estocar lã – lembra que ja falei que a regiao de Cotswolds foi famosa por sua lã? No século 17 as cottages foram convertidas em  cottages para os artesões que faziam a fiação. Havia visto fotos na internet de Bibury e como tenho uma fascinação por lugares no fim de mundo, resolvi que íamos lá, pois só o acesso já era difícil, e isso (na minha cabeça) era garantia de que o lugar ia ser bem conservadinho.

E tinha também o fato de que achei a foto de Arlington Row linda, com um ar especial. Pegamos uma ‘B’ road e fomos embora. As B roads (tipo B2034) são estradas bem estreitas, em muitos pontos só passa um carro. Em outros ha uns ‘retirados’ laterais anode voce pode enfiar o carro caso venha um outro. Bom, eu só entregava a Deus pois você nao sabe bem que veículo pode encontrar e como os dois se sairão do aperto. Gracas a Deus nas ocasiões em que nos deparamos com outros veiculos houve cortesia, um pouco de ré, e no final ficou tudo bem. Uma imensa vantagem das B roads na minha opinião é que voce tem acesso a um countryside muito bonito,   despoluído, de paisagens lindisssimas. Fico aqui ate arrependida de não ter parado muitas vezes para tirar foto. Na única vez que tentei de repente apareceu uma van  atrás de mim e minha amiga W. levou um susto pois joguei a máquina na mão dela e arranquei nas carreiras. Depois até ri, mas fiquei apavorada na hora. E que pena, pois estavamos olhando uns campos lindos, dourados, prontos para a colheita. Com o sol da  tarde a paisagem era de tirar o fôlego. A tenho aqui na frente dos meus olhos enquanto escrevo. Enfim, com o GPS do google no ipad nós fomos. W. era a coordenadora das direções e depois de umas boas saídas do rumo fomos parar em Bibury. Já haviamos passado por muitos lugares lindos, e confesso que ja estava cansada de dirigir e com muita fome. Na verdade acho que era mais fome que cansaço.

Arlington Row

Paramos o carro, e ao sair foi uma exclamação bem grande de fascínio. Muito verde, um riozinho cortando, muitas flores, um ambiente super bucolico. Tranquilidade. Havia um lugar de pesca de truta mas nem fomos lá. E ao escrever refaço a caminhada pela minúscula e absolutamente linda Bibury. Arlington Row é muito, mas muito mais bonita do que imaginei pelas fotos que vi. Na verdade as fotos não fazem justiça. E provavelmente tão pouco as minhas. Você se sente transportada no tempo. As cottages de um lado e em volta – para frente e para trás, muito verde. Um vegetação que contribui para a atmosfera. As cottages todas pequetitas com flores na entrada.  Nós passeamos pela frente das cottages, tiramos foto, fomos até o fim da ruazinha que subia numa curva. Queria ter ficado presa naquele momento. Sem barulho, com a natureza, em um lugar em que a nao ser os veiculos passando mais abaixo, poderia parecer que estavamos numa outra época.

Andamos ainda até a igreja local, mas ela nao estava aberta. Foi uma pena pois tem um lindo vitral. E então nos fomos de Birbury. Eu, com o coração pesado por deixar Arlington Row. Gostaria de poder voltar lá no outono pois fico imaginando as cores outonais contrastando com a cor das cottages.

Agora vamos à receita  que chamei de creme de limão. Na verdade é chamado de Lemon posset. Quiz combinar esta receita com a visita à vila de Bibury. A razão desta combinação é porque ambas – village e também receita são bem antigas e tradicionais.

Posset era o termo usado desde a Idade Média até o século 19 mais ou menos para se referir a uma bebida quente de leite cortado com vinho ou cerveja do tipo ale aqui na Grã- Bretanha. O  propósito era medicinal, e bom para coisas como gripes. Na atualidade possets são sobremesas com creme. É algo que perdeu a identidade.  Os que tenho visto são feitos com cítricos, sendo o de limão o mais preferido. São de preparo bem fácil e ótimos pro verão pois todos gostam de coisas cítricas no verão. Agora como são um tanto quanto doces costumo servir em pequenas porçõezinhas. Só para dar o gusto, mas sem encher a boca de muito doce.

Ingredientes – rende uns 10:

  • 850ml creme de leite fresco
  • 225g açúcar
  • 4 limões –  casca em tiras finas e suco

Preparo:

Coloque o creme de leite, cascas de limao  e o acucar numa panelinha e mexa para dissolver. Deixe ferver por uns 5 minutos, mexendo de vez em quanto. Coloque o suco de limão na mistura, mexa e retire do fogo. Passe a  mistura por uma peneira. Divida a mistura igualmente por vasilhas , deixe esfriar e leve a geladeira até a hora de servir. Servi os meus com uma framboesa para cortar um tiquito o doce do posset.

18 Comments
  • Claudia Lima

    Responder

    Valentina que lindo este lugar e estas “casinhas”. Adorei realmente!
    Eu acho que sou uma pessoa do campo e seria muito feliz morando num lugar assim.
    Nunca poderia imaginar que vem de um tempo tão longinquo. É como estar dentro de um romance.
    O creme parece delicioso. Tb gosto muito de cítricos e porções pequenas. “Less is more”.
    Bjs 🙂

  • Trembom

    Responder

    Meninas, obrigada a todas voces pelos comentários. Quando planejarem uma visita a Inglaterra uma das coisas que aconselho é vir na primavera ou verão pois desta forma voces podem aproveitar melhor. Os dias são mais longos – escurece por volta de 8.30/9 horas e isso faz caber mais tempo de passeio.
    Estes potinhos comprei na Grécia no ano passado.Passei uma semana numa ilha linda chamada Sifnos e havia muitas potteries. São pequetitos mas bem no tamanho certo para determinadas coisas.

    Pat, voce tem uma memoria fantástica. Tinha posset indeed naquele afternoon. Por sinal um amigo está se casando e voltaremos lá no mesmo lugar em que nos duas fomos. Acho que te falei que aquele lugar é rated atualmente o melhor lugar para High Tea em Londres. Para quem quiser saber o lugar se chama The Langham Hotel. Este link tem uma lista dos melhores lugares em Londres para High Tea – http://www.afternoontea.co.uk/index.php?option=com_content&task=view&id=135&Itemid=16.

  • Clau Alaminos

    Responder

    Que lugar lindo! Parece cenário de contos de fadas. E os potinhos de limão são divinos.

  • photoarte

    Responder

    Almofadinhas de morang!
    Uaiiiiiiiiiiiiii não consequi abrir este post no seu blog, dá erro…pq será?

    Então vou fazer o comentário por aqui mesmo, tá.

    Perdoe a liberdade, mas o que que é issooooooooooooooo???

    Almofadinhas????????? Trem mais lindo e que deve ser bão dimaisssssssssssss… babando como sempre, rs

    Que receita mais facim,,,,espero…rs

    vou tentar na semana que vem, pq este fim de semana estou cheinha de trabalho.

    E que louça mais linda, vc abusa na decoração das fotos, né amiga.

    Eu adoro seu blog, e acho suas fotos maravilhosas, e a sua composiçaõ e capricho é de me deixar com agua na boca.

    Vc é 10!!!! rs

    Beijinhos e vou continuar agradecendo sempre seu carinho e delicadeza.

    Sandra

    Sua fâ!

    http://studiophotoarte.wordpress.com/

  • Márcia Rocha

    Responder

    Tens trazido lugares lindos Valentina!
    Este é um dos mais belos….o amanheçer ai deve ser divino.:)
    Obrigada, tenho aprendido muito com você…beijos
    Márcia.

  • Gina

    Responder

    Tina, sempre que penso na Inglaterra, me vêm à cabeça imagens bucólicas como essas, construções desse tipo, muito mais do que o Big Ben, por exemplo.
    Sou muito mais de contemplar a beleza da natureza.
    Você tem nos lugares esse diferencial no blog, no meu são as flores.
    Esse creme com limão tem a minha aprovação imediata.
    Bjs.

  • Carla Duclos

    Responder

    Valentina,

    Que delicia de passeio e que delicia esse creme de limao com framboesa! 🙂

    E que fotos!

    Parabens e obrigada por compartilhar com a gente!

    Beijo,

  • Carol Pimentel

    Responder

    Adoro os seus posts. transporto-me para os lugares que descreve. Maravilhosa a sua visita a Bibury.

    O creme de limão é realmente delicioso. Adorei!
    Beijos

  • Fernanda

    Responder

    Tina, mais uma vez você estimula nossa vontade de conhecer os lugares maravilhosos que visita! Viajar de carro é uma delícia! (eu e o Ti adoramos).
    Adorei esse seu creme de limão! Hiper prático!! Sem contar que suas canequinhas são mto charmosas!!
    Bjao Fe;)

  • Stefânia

    Responder

    Que privilégio, viu? Você visita cada lugar lindo…dá vontade de pegar um avião e ir para tais lugares no mesmo dia…pena que nem todos tenham aeroporto…

    Ahh, limões! Adoro! Excelente receita e dica!

    Beijocas!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, já fiz lemon posset e é uma delícia, tão fresquinho! Vc se lembra que tomamos um potinho pequenino de lemon posset no nosso high tea? Aquela moça super fofa nos trouxe antes de começar tudo dizendo que era pra limpar o paladar?
    Lindos os teus potinhos e adorei a idéia de servir o creme com framboesa.

  • Ana Powell

    Responder

    Aqui temos outro post extremamente bem composto e lindo.
    Adoraria ter comido um dos teus deliciosos cremes de limão depois do passeio.
    Excelente trabalho ♥

  • photoarte

    Responder

    Viajei com vcs, e não sei pq, mas fiquei emocionada.
    Sou besta mesmo, rs
    Que sorte de sua amiga ter ganho este passeio com vc…

    E que canequinha mais lindinha.
    Vc é muito caprichosa, e que delicadeza!
    Ai como adoro receber seus posts.
    Obrigada querida.
    Beijos
    Sandra

    Ahhhh rs até esqueci de elogiar a receita…rs

  • Sam Fofinha

    Responder

    Ah, que saudade! Morei muito tempo em Londres e os pais de um vizinho moravam em Costwolds especificamente em Burford eu adorava fazer passeios romanticos e ficar andando a esmo conhecendo cada vilarejo bem devagarzinho. Eu me encantei com a região! Acho tudo tão lindinho! Nem vou comentar das B roads porque acho que desenvolvi um estranho encanto por elas. Sou encantada e apaixonada por tudo que remete a minha fase britanica! Fiquei com os olhos marejados. Bjks

  • Beta Tiossi

    Responder

    Que lugar lindo!
    Confesso que esse blog é uma perdição para mim. Quando vi as tortinhas de manga e maracujá tive que fazer, não ficaram lindas como as tuas, porém muito gostosas.
    E agora esse creme de limão hummm, do fim de semana não passa!

    bjs

  • Aninha Padredi

    Responder

    Hummmm, ta com uma cara deliciosa… muitoooo cremoso!
    Deu água na boca!

  • Ameixinha

    Responder

    Através destas tuas publicações, cresce a vontade de conhecer melhor Inglaterra. Quem me dera conhecer esses cantos bucólicos, românticos e lindos 🙂 Claro que também não me importaria de umas colheradas desse creme com o sabor fabuloso do limão!

Leave a Comment