creme brûlée de limão

15 Comments

Estava conversando com uma amiga outro dia e ela me contava que seu filho de 3 anos ama limão. Morremos de rir disto. Ele simplesmente ama chupar limões. E em meio a gargalhadas me lembrei que uma época dei de chupar limão quando menor. Acho que não durou muito. Não lembro se gostava, mas lembro de ter chupado uns azedinhos. Por um tempo. Mania de curta duração.  Lembro também que adorava chupar pitomba quando ia de férias para o Ceará. Adorava colocar uma na boca, partir a casca com a pressão dos dentes e depois chupar a danadinha. Quando as férias acabavam já ficava esperando a chagada das próximas férias para chupar mais pitomba. Hoje em dia não me dou bem com azedo excessivo. Os cantos da boca se enchem de água e os pelos dos braços ficam todos de pés.

Por aqui há muitas balas bem azedinhas, variedades sem fim. E nem todas agüento chupar. Meus amigos morrem de rir, pois faço careta, daquelas em que os cantos da boca se rasgam, como uma tartaruga falando. Os ombros sobem, os pelos dos braços ficam de pé e a boca enche de água, mas não um salivar de vontade, mas de excesso de azedo. Das mais azedas, a única que consigo chupar é de rubharb and custard – sou louca por elas. É o meu limite. Há um lemon sherbet que só uma chupadinha de leve faz meu pescoço se espichar. Agora apesar de toda esta salivação amo bolo com limão, lemon curd, suco de limão, torta de limão. E neste espírito fiz um creme brulée de limão.

Sou uma sucker para crème brulée. É a cremosidade por debaixo da crosta que me fascina. Amo o crocante ser acompanhado por uma colherada sedosa, como um abraço. Posso comer muitos em seqüência. Daí vai um cafezinho para acompanhar. Sem açúcar, para cortar o adocicado e fechar a experiência com chave de ouro. Estando com um tantão de limões na cesta de frutas tive que procurar receitas que pudesse aproveitar. Na parte das sobremesas veio este creme brulée de limão. Ai, que twist delicioso. Use um limão firme e com bastante suco.

Ingredientes

  • Raspa e suco de dois limões sicilianos bem grande
  • 6 gemas de ovos grandes
  • 110g de açúcar
  • 600ml creme de leite fresco

Ligue o forno – 160oC. Pegue uma assadeira meio funda que possa armazenar todos os ramekins, ponha os ramekins nela e reserve. Ponha água para ferver – você quer o suficiente para encher a assadeira até metade da altura dos ramekins.

Ponha o creme de leite numa panela e leve ao fogo médio. Você só quer esquentar o creme de leite até que ‘quase’ chegue ao ponto de fervura. Enquanto o creme de leite está esquentando, coloque o suco de limão, raspa de limão, açúcar e gemas num processador. Processe para ficar com uma mistura uniforme. Assim que o creme de leite atingir o ponto desejado jogue a mistura que está no processador dentro e mexa com um fouet até começar a engrossar – não deixe ferver. Retire do fogo e transfira a mistura para os ramekins. Assim que a água ferver, abra a porta do forno, ponha a assadeira numa das prateleiras, e só então derrame a água na assadeira. Acho mais fácil fazer assim do que carregar a assadeira cheia de água fervente.  Asse por uns 30 minutos até que o creme fique firme – ele será levemente tremido. Retire do forno, transfira para uma grelha e deixe esfriar. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Pouco antes de servir faça o ‘brulée’.  E espero que você curta.

Caso você não querida fazer o brulée, pode fazer uma crosta de açúcar caramelizado. Simplesmente pegue uma tigela e encha de água fria. Reserve. Numa panela coloque 190g açúcar e 125ml de água e leve ao fogo baixo. Mexa até o açúcar se dissolver, e então aumente o fogo para médio e não mexa. Deixe por uns 7 minutos aproximadamente, até que a mistura se caramelise. Retire do fogo, ponha na tigela de água fria para parar o cozimento. Derrame uma camada fina de caramelo por cima do creme e leve à geladeira para firmar por uma hora pelo menos. Retire da geladeira mais ou menos dez minutos antes de servir.Se o caramelo começar a endurecer leve a panela ao fogo rapidinho para amolecer e continue a revestir os ramekins.

15 Comments
  • Anne's Kitchen

    Responder

    Ohhh, the spooooons! I really wish I could have gotten them in the prop swap!! Do you know who they’ve gone to? They should be made to good use – you certainly gave them the loving attention they deserved 🙂
    xx

  • Akemi

    Responder

    Sinto uma enorme raiva de mim mesma por não ter trazido um maçarico culinário do Japão! Que delícia deve ter ficado este doce, amiga! Os copinhos são lindos! Bjss

    • valentinajacome

      Obrigada querida. Sao chinesas, umas tea cups. mas vao bem no forno tambem entao adoro misturar.Maçaricos sao caros no Brasil?

  • Re Boechat

    Responder

    Muito bom estar por aqui novamente!

    Vejo que continuas com mãos de fada para doces maravilhosos e originais!

    E as paisagens dão vontade de estar aí…

    Um grande abraço minha amiga!

  • Richie

    Responder

    Oi Valentina!

    Adoro creme brulee! De limão eu nunca comi, mas vou comer em breve: antes eu não fazia por nao ter maçarico, mas agora arranjei uma amiga com forno com dourador! Vou fazer na casa dela..hehe

    bjo pra vc. O blog está lindo, como sempre!

  • Gina

    Responder

    Há algumas semanas venho tentando preparar um brûlée, mas, por uma razão ou outra, vai ficando pra depois. A intenção é fazê-lo no próximo sábado, mas não será de cítricos, embora adore toda receita que usa limão, laranja, mexerica.
    Esse aí já vai pra lista!
    Bjs.

  • Marly

    Responder

    Valentina,

    Esse creme também vai para a minha listinha de ‘a fazer assim que der’, rsrs. As fotos ficaram maravilhosas (como sempre, aliás). Acabei rindo com a descrição da sua intolerância ao azedo, pois eu também tenho um limite para ele.

    Beijinho

  • Marcia H

    Responder

    adoro creme brulee, minha filha (2 anos e meio) adora limao rsrsrs eu também

    suas fotos estao cada vez mais lindas
    bjss

  • Dani

    Responder

    Ola Tina, qto tempo já faz q não passava por aqui. Estou com saudades das suas receitas, seus cupcakes. Amei seu creme, a foto linda, o potinho maravilhoso! Parabéns pelo bom gosto!

    Bjo gde, Dani 🙂

  • Claudia Lima

    Responder

    Eu adoro sobremesas com limão. São maravilhosas para o meu gosto.
    Crème brûlée ainda não provei de nenhum tipo, mas imagino que seja delicioso!
    Bjs 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, não vou sossegar enquanto não experimentar esta receita – vc sabe o quanto eu amo limão. Que potinhos lindos, amiga.

  • Ameixinha

    Responder

    Não tenho o hábito de mascar balas (aqui dizemos chiclet) mas gosto de sabores cítricos 🙂 Esse creme deve ficar divinal!

  • Babette

    Responder

    Uma receita fantástica, fotos deliciosas!…
    Parabéns por tanto cuidado!
    babette

  • Ana Powell

    Responder

    Olá.
    Cada vez que pulicas uma receita, fico sempre ansiosa para entrar no Blog e vêr bem o teu trabalho que encontro tão elegante e feito com muito bom gosto.
    Engraçado o meu filho também gosta de chupar limões.
    O teu crem brulée está absolutamente divino.
    Excelente balançe de cores nas fotos X

  • Leticia

    Responder

    Valentina,
    É a primeira vez que lhe escrevo, mas já sigo seu blog há um tempo. Que delícia é acompanhar suas histórias, fotos e receitas. E que receitas!!!! E que fotos!!!! Parabéns. Abs, Letícia

Leave a Comment