Couve flor com coentro – WHB e Colher de Tacho Rei Coentro

15 Comments

Muitos dos posts que faco para o Weekend Herb Blogging nao sao traduzidos para o portugues. E que nao faco so uma traducao. Todas as minhas referencias em ingles sao diferentes das em portugues, entao muitas vezes quero escrever um outro texto introdutorio e coisa e tal. Entretanto esta semana o post que fiz para o WHB vai ser tambem usado para o Colher, Rei Coentro. Esta e uma receita com couve flor. Amo couve flor. Como crua e tudo. So que ainda nao tinha comido frita. E esta versao dela e frita. Nao frita em muita gordura, so 1 cm de gordura na panela. Depois de frita ela e colocada no papel toalha e revestida das especiarias moidas. Entre elas o coentro. Charme total. Nao cheguei a comer as minhas couves com carne/frango grelhado. Embora ache que a combinacao sera perfeita. Gostei tanto delas que fui comendo tudo. Aos pouquinhos. Este rei esta aqui de co-adjuvante, mas nem por isso com um papel menor.


A receita ‘e de um livro que amo – Moro East. Ja falei deste livro outras vezes aqui. E para legumes e fantastico, cheio de ideias. Ja estou pensando em fazer esta couve novamente. Tomara que venha mais couve na cesta da semana. Liguei logo para a minha mae e disse que ela tinha que fazer esta receita. Acho que minha mae tambem adora couve – sera que to enganada? Mas acho que ate se nao gostasse passaria a gostar depois desta receita.
E so para quem nao conhece, o Weekend Herb Blogging e um evento da blogosfera de lingua inglesa em que todas as semanas se posta receitas com ingredientes saudaveis, e tambem se fala nos valores nutritivos dos alimentos. A criadora do evento e a Kalyn, do blog Kalyn’s Kitchen. A cada semana um blogueiro faz as vezes de anfitriao. Clique nos links para saber mais detalhes caso se interesse.

Ingredientes:
1 colher cha semente de coentro
½ colher chá semente de cominho
¼ colher chá semente erva doce
8 grãos de pimenta do reino
Óleo vegetal
1 couve flor média, cortada em arvorezinhas
Sal
Faitas de limão para servir

Preparo:
Triture as especiarias em um pilão ou triturador de especiarias. Reserve. Coloque 1 cm de óleo numa panela/frigideira e frite a couve flor. Quando pronta transfira para um prato com papel toalha para retirar o excesso de gordura. Transfira o tempero com um pouco de sal para o prato com a couve flor, e revista bem. Sirva com as fatias de limão. Ótimo acompanhamento para carnes grelhadas. Na hora de servir deixe um pouquinho de especiarias moídas de lado caso alguem mais querida mergulhar sua couve no tempero.

15 Comments
  • Elaine

    Responder

    Muito obrigada, Valentina!!!

    A receita já está lá no blog… Se quiser conferir, taí o link: http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2009/06/couve-flor-frita-com-coentro.html

    Tomei a liberdade de incluir a palavra "frita" no título, pois foi exatamente o que chamou a minha atenção no preparo dessa delícia.

    Abraço!

  • Elaine

    Responder

    Valentina, gostaria muito de publicar essa receita (inclusive a foto) lá no Cantinho Vegetariano. Algum problema?

    Abraço… Bom fim de semana!

  • Cris

    Responder

    Eu gosto de coentro, ah, já fiz a receita, falta postar!

  • Andrea Dohashi

    Responder

    Coentro dá um sabor especial, apesar de muitos não gostarem, eu amo, no feijão então, hum…Essa sua couve-flor me deixou tentada a fazê-la urgente!Beijos.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina eu também amo couve flor, agora achei realmente encantador a mistura do coentro, cominho e erva doce com a linda couve flor. Deve ter ficado realmente muito saborosa!

  • Nysa

    Responder

    nao gosto muito de couve-flor, mas estou sempre à procura de receitas que me facam gostar dela. vou experimentar 😉

  • Valeria

    Responder

    Valentina !!Que prato aromático!!Deve ser uma delícia !!!UMa boa semanaBjs

  • laila

    Responder

    adorei!!!!!!!!!!!!! farei amanha memso!!!! depois te conto!!!!bjs

  • Laurinha

    Responder

    Taí, nunca experimentei couve-flor fritinha assim..super interessante a sugestão!Beijinhos

  • Mari Azevedo

    Responder

    Valentina querida, deve ter ficado um espetáculo a suavidade da couve flor, com o gostinho forte do coentro… hummmmmmmmm, adorei!!!Já fiz minha receita para o rei coentro tbm, estarei postando em breve.Beijos, linda.

  • ameixa seca

    Responder

    Tenho que dar uma segunda oportunidade à couve-flor. Há muitos anos que não como!!!E ela é tão bonitinha 🙂

  • Isa Lourenço

    Responder

    Essa couve flor ficou com uma cor linda.A receita é optima.bjos

  • Téia

    Responder

    Tina amei, couve-flor tem um sabor tão sutil e delicioso. Já fiz minha receita do Rei Coentro, até o fim da semana posto. Bj grande querida.

  • Donna Dani

    Responder

    Val que delicia que ficaram!!!E com o toque das especiarias realmente voce arrasou amiga!Bjks

  • EU MULHER

    Responder

    Boa tarde querida Valentina!Não gosto muito de couve flor, mas esse aí eu comeria com todo gosto.Gosto de tudo que leva ervas finas.Bjus!

Leave a Comment