couve flor à moda do Oriente Médio

15 Comments

Claudia Roden é uma mulher incrível que já publicou inúmeros livros de culinária. Ela fala da culinária do seu querido Oriente Médio. Nascida no Egito, Claudia Roden abriu os olhos da Grã-Bretanha para a cozinha desta parte do mundo. Já ganhou 6 prêmios literários com os livros publicados. Leia um pouco mais sobre ela no site da BBC Food -> Claudia Roden.

Tenho uns dois livros dela e às vezes fico a folheá-los imaginando as refeições que farei. E foi numa destas viagens gastronômicas que li sobre esta forma tão simples e tão deliciosa de preparar couve-flor.

Ao receber, dentre outras coisas, couve-flor na minha cesta orgânica resolvi que usaria esta forma de preparo aonde a couve-flor é levemente cozida e depois como que refogada em azeite de oliva extra-virgem combinado com algumas outras coisinhas. O preparo também é extremamente rápido.

Conversava com a Eliana Scaramal no telefone enquanto preparava a minha couve-flor.

Você só precisará dos ingredientes abaixo:

  • Couve-flor lavada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • Suco de 1 limão
  • Sal & pimenta do reino moída na hora

*alho esmagado

Cozinhe a couve-flor em água levemente salgada até que fique al dente. Retire da água e separe as ‘arvorezinhas’. Esquente uma frigideira, jogue o azeite nela e numa outra vasilha misture a couve-flor com o suco de limão. Ponha a couve-flor na frigideira, juntamente com o sal e pimenta-do-reino, mais o alho esmagado se decidir usá-lo. Misture tudo bem e deixe esquentar levemente. A couve-flor vai sugar todos os sabores – limão,alho, azeite de oliva. Não demorará muito e estará pronto para ser servido.

15 Comments
  • oquefazerprojantar???

    Responder

    andava circulando à procura de uma receita com couve-flor. não queria nada com molho branco, etc e tal… com cremes e outras invenções…e cheguei aqui!ficou decidido! é esta mesma que vou fazer… não prometo que não faça qualquer variação pois a cozinha é isso mesmo.Obrigado pela ideia!

  • oquefazerprojantar???

    Responder

    mais uma a experimentar!! tão simples! Obrigado!!!

  • Fabrícia

    Responder

    OI Valentina…..Que receita deliciosa. Adoro couve-flor e com certeza vou fazer lá em casa essa receita. Vi que vc adora receitas do oeirnte….qdo tiver um tempinho dá uma olhadinha nesta receita de couve-flor tunisiana (http://sopavermelha.blogspot.com/2007/12/couve-flor-la-tunisienne.html)…acho que tu vai gostar.Bjs.

  • Karen

    Responder

    Simples e deve ser muito saborosa, tenho um pé de couve-flor, mas estou sem limão, acho que vou catar alguns no vizinho…

  • laila

    Responder

    fiz outro dia a couve flor assim desse jeitinho…fica toda especial…bjos

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina vou te contar algo engraçado, quando terminamos de conversar, fui pra cozinha fazer meus simplérrimos bolinhos de arroz para jantar e comecei a comentar com Julio sobre a comida que estava fazendo, e derrepente nos pegamos falando como a comida das outras pessoas é bem mais encantadora que a nossa, mas cheirosa e tal. Enfim comemos o bolinho morrendo de vontade de jantar a sua comida! 🙂Essa receita não vou deixar passar de jeito nenhum Tina achei um luxo!

  • Silvia Arruda

    Responder

    Eu adoro couve-flor. Fica uma boa dica de mais uma maneira de prepará-la! Receita anotada!

  • Akemi

    Responder

    Amiga, gostei da cozinha vermelha pois me transmitia calor, aconchego, mas esta aqui está linda também! É bom mudar a cara da nossa cozinha, não é mesmo? Adoro couve-flor mas fiquei meio traumatizada com a última que comprei. Tinha tanta larva, um horror! E olha que eu adoro couve-flor! Até rimou! rsssVou deixar anotada a receita para quando tiver coragem de comprar outro pé! 😉Bjs

  • Sylvia

    Responder

    Faz muito tempo que nao faco couve flor. Este modo nunca provei. E uma boa oportunidade para fazer

  • Laurinha

    Responder

    Gosto de couve flor, adorei este modo de prepará-la…… vou anotar!Beijinhos,

  • Marizé

    Responder

    Que maravilha, a couve deve mesmo ficar deliciosa e ainda por cima tão simples, adorei.Beijocas

  • Carla Ventura

    Responder

    é uma boa forma de fazer as pazes com a couve-flor. Faz um tempo que enjoei da coitada. Sempre cozida! 😛

  • efvilha

    Responder

    Olá, Valentina.Este teu cantinho é um danado de “trem ‘bão'”.Também faço viagens nesse trem chamado culinária. Hoje, o almoço foi por minha conta: peixe assado coberto com cebola e azeitonas; arroz branco e muito soltinho; uma salada que leva amendoim torrado na hora.Adoro tua terra das Minas.Meu beijo de Paz, em ti.

  • Maria Carambola

    Responder

    Hummmm, essa couve-flor deve ficar deliciosa.. se for fazer usarei o alho, pois adoro. Bjos e obrigada por compartilhar.

  • Elvira

    Responder

    Que simplicidade deliciosa! 🙂Beijos.

Leave a Comment