Coulis de alho poró

8 Comments

Fui pega por uma gripe neste período de férias, e a vontade de cozinhar não tem estado comigo. Com grande esforço tenho feito uma coisa ou outra. Penso bastante em o que fazer, e na minha mente fiz vários banquetes, com entradas deliciosas, pratos principais que dão vontade de repetir. E nas sobremesas..dignas de fim de ano. Não exageradas, mas festivas.

Um dos esforços que fiz resultaram em um delicioso coulis. Um coulis salgado As minhas cestas semanais tem sempre vindo cheias de alho poró, pois nesta época do ano eles abundam. Gosto muito desta receita pois me dá a oportunidade de usar alho poró de uma forma diferente e muito saborosa. Resolvi então fazer o coulis para servir com peixe. Desta vez não tinha dill fresco em casa, mas caso vá fazer, por favor, não deixe de usá-lo, pois o toque que acrescenta é divino. Sempre sirvo este coulis com peixes brancos, pois os dois se casam muito bem. Na foto abaixo ele esta derramado sobre o peixe que preparei bem simplesmente. E coloquei o coulis em copinhos de ‘shots’, caso as pessoas quisessem se servir de mais um pouco.

Coulis de alho poró

Serve 3 pessoas

Ingredientes:

  • 200g alho poró – remova as partes mais verdes, mais externas
  • 25g manteiga
  • 150ml caldo de legumes (ou de frango se preferir)
  • 1 pitada de açafrão ( saffron)
  • 150ml creme de leite fresco
  • ½ colher sopa dill/endro fresco, picado
  • Sal e pimenta branca moída

Preparo:

Corte o alho poró no sentido longitudinal, lave bem em água fria e escorra. Corte o alho poro em fatias finas e ponha-o em água fervente por 2 minutos. Transfira imediatamente para água fria e escorra, espremendo bem para que toda a água escorra.

Derreta a manteiga numa panela em fogo médio/baixo e transfira o alho poró para ela. Mexa por uns 8 minutos para que o alho poro se refogue bem. Após este tempo acrescente o caldo de legumes, o açafrão, e cozinhe em fogo médio por uns 10 minutos aproximadamente – talvez um pouco menos. Ponha o creme de leite na panela e deixe ferver por uns 4 minutos.

Ponha a mistura no processador e processe por uns 2 minutos.Escorra a mistura (prefiro usar um pano tipo gaze), numa tigela, espremendo bem para que todo o caldo seja aproveitado. Acrescente o dill/endro por último, já na hora de servir. Caso esteja fazendo com antecedência, guarde na geladeira até a hora da refeição.

8 Comments
  • Letrícia

    Responder

    Que ótima ideia. Deve ficar muito bom!Beijos!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, nunca fiz coulis, nem doce, nem salgado. Adoro alho-poró e acho que esse peixinho vai ser uma idéia ótima para um almoço leve no primeiro dia do ano.

  • Axly

    Responder

    Espero que fique logo bem, férias de gripe é maldade^^Esse pratinho ficou mesmo interessante!Kisss^^

  • Ana Powell

    Responder

    Adoro coulis doces e salgados.Uma excelente receita.Votos sinceros de continuação de Boas FestasAna x

  • ameixa seca

    Responder

    Nunca comi nada com coulis mas acho que deve ser muito bom.Espero que melhores rápido Valentina 🙂

  • Ana

    Responder

    Wow, nunca tinha visto um couli salgado e ja adorei Valentina!Gosto muito de alho poro, se fosse mais affordable aqui eu sem duvida compraria sempre, mesmo ate ao inves de cebolas.Adorei a receita e esta anotadissima para eu fazer assim q eu comprar mais leeks! (o q eu vou fazer rapidinho, nossa, quero muito experimentar esse molho, tenho certeza q eu vou gostar!)Ana

  • Claudia

    Responder

    delicinha essa receita. o teu peixe deve ter ficado ótimo. Melhoras,C.

  • grazi

    Responder

    1 esforço bem recompensado!!!o seu prato está divino!!!vc poderia me enviar a foto do dill fresco para eu ver ?meuito obrigada e bom ano novo!!!!

Leave a Comment