Costelas bovinas preparadas no forno, e terminadas na grelha

2 Comments

Voltei das minhas férias, e queria muito fazer esta postagem. Legumes, tubêrculos, folhas… há inúmeras possibilidades de termos refeições muito interessantes lançando mão destes ingredientes de forma bem criativa. Muitas vezes nos falta criatividade.

Embora haja uma receita neste post, o que eu realmente gostaria de falar é sobre o consumo de carne nas refeições. Já há um bom tempo tenho tido a carne como secundária. E não a consumo sempre.  Quando preparo carne  de algum tipo, é uma ocasião especial. E procuro outros pratos de base vegetal para acompanhar a carne. Confesso que isto foi uma revolução na minha vida. Com ou sem carne, passei a buscar  novas formas de preparo de saladas, legumes, tubérculos. E minhas refeições passaram a ser mais coloridas, e convidativas.  Nas vezes em que preparo carne, procuro também usar cortes menos usados. As refeições têm sido mais diversificadas, e muitas vezes mais baratas também sem a perda do fator ‘saboroso’.

E neste espírito, outro dia comprei umas costelas  bovinas para preparar uma refeição com uma amiga querida que estava visitando.  O corte é tão barato para começo de conversa, e saboroso também. Peguei uma receita em que as costelas cozinhavam por bastante tempo em uma mistura de cerveja e melado, como em um banho. Ótima forma de preparo pois não precisa de baby sitting, te deixando com bastante tempo para fazer outras coisas pela casa, ou com tempo para  preparar os outros pratos da refeição. Para esta costela fiz uma salada crua com tubérculos, uma variedade do tradicional ‘coleslaw’. Gosto muito de saladas com muito ‘crunch’ – não sei bem como traduzir esta palavra para o português. Cozinhei também uns feijões do tipo fava, e refoguei de forma bem simples. Afinal eles são tão deliciosos sem muito babado mesmo. E com as costelas ficou tudo bom, simples, alimentou e foi nutritivo.

Como você usa carne nas suas refeições? Você acha que sem a carne a refeição não é completa? Adoraria saber.

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

Costelas bovinas preparadas no forno, e terminadas na grelha
 
Ingredientes
  • 4 costelas - approximadamente 450g cada
  • 1 cenoura picada grosseiramente
  • 1 talo de salsão picado grosseiramente
  • 1 cebola média picada grosseiramente
  • 6 dentes de alho esmagados inteiros com uma batida da faca ou murro
  • 4 anis estrelados
  • 500ml de cerveja escura
  • 500ml de caldo de carne
  • 150ml de molho de churrasco ( barbecue sauce)
  • picles de pepinos para servir
  • 1 assadeira funda
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno - 150og. Coloque os vegetais na assadeira juntamente com o alho e anis estrelado, e ponha as costelas por cima. Esquente a cerveja, molho barbecue e caldo de carne em uma panela, deixe ferver e derrame por cima das costelas.Cubra com papel alumīnio e cozinhe por umas 4 horas.
  2. Quando passar as 4 horas retire do forno e reserve para esfriar. Caso vc ache que ainda tem muito liquido, retire o papel alumínio e deixe no forno por mais uns 20 minutos. Quando a mistura estiver fria, transfira as costelas para uma travessa e cubra com o papel alumínio.
  3. Transfira o restante do líquido para uma panela e leve ao fogo. Deixe reduzir a metade, até ficar com uma mistura grossa e brilhante.
  4. Aqueça a grelha, pincele as costelas com a mistura reduzida e grelhe por uns 10 minutos. Se quiser pincele as costelas mais uma vez quando tirá-las da grelha, antes de servir. Sirva com uma salada. Servi as nossas com um coleslaw de tubêrculos. Uma refeição preguiçosa,servida com salada e picles e acompanhada por uma taça de vinho ou uma cerveja.

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

2 Comments
  • Luzineide Soares

    Responder

    Hmmm! Me pareceu deliciosa essa refeição e bem completa do ponto de vista nutricional. Vou experimentar.

    • valentinajacome

      Meu coração deu saltos de alegria ao ver o teu nome. Lu, faça e venha me contar. E me diga, qual o papel da carne nas tuas refeições?

Leave a Comment

Rate this recipe: