Compota de frutas vermelhas e creme de mascarpone

13 Comments

Só queria lembrá-los que hoje é o último dia para votar na última quinzena do Colher, o rei espinafre. O resumo dos posts está aqui no Trem Bom, dois posts antes deste. Dê uma olhadinha e deixe o seu voto.

Amo o verão e toda a abundância de frutas. Mais do que os dias ensolarados, gosto das frutas saindo pelo ladrão. E as frutas vermelhas reinam. São lindas na sua cor, no seu sabor, no seu perfume..são gostosas consumidas ao natural, em vitaminas, em bolos, em refrescantes sobremesas.

Temos mais é que aproveitá-las ao máximo,e tenho uma tendência de comprá-las em excesso. Quando isso acontece tenho que consumí-las rapidamente pois têm uma vida curta, rapidamente começam a estragar. E mais uma vez me encontrei na situação em que comprei demais.

Resolvi então fazer uma compota pois poderia usá-la com o iogurte no café da manhã, ou de sobremesa, ou mesmo poderia serví-la com um creme de mascarpone e cassis numa sobremesa para uma refeição especial.

A quantidade de açúcar da compota pode ser reduzida – para que fique uma pouco mais do lado azedinho. Só não aumente a quantidade pois você não deve preservar o leve azedinho das frutas vermelhas.

A receita da compota é muuito simples e acho que muitos de vocês a tem também A Dani Toré outro dia postou algo bem semelhante – aqui. A do mascarpone com cassis talvez seja algo um pouco diferente. Como a sobremesa é servida gelada, vai cair super bem num dia quente. Será refrescante e deliciosa.

Usei

500g de morangos sem os cabinhos

125g de açúcar

Raspa de 1 limão verde

1 colher de sopa de suco de limão

120g de framboesas

150g de mirtilos

2 colheres de sopa de água

Pique os morangos e coloque numa panela anti-aderente com o suco e a raspa de limão, 2 colheres de sopa de água e o açúcar. Use fogo médio-baixo e mexa até que o açúcar se dissolva. Junte as framboesas e os mirtilos, e mexa para que a calda os revista. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais uns 5 minutos, ou até que as frutas fiquem murchas. Deixe esfriar em temperatura ambiente e caso não vá servir logo ponha em uma vasilha vedada e guarde na geladeira.

Caso você queira fazer o creme, eis o que usei – esta quantidade é para o tanto de compota que fiz acima. Ajuste dependendo de quanto for servir:

Creme de mascarpone e cassis

500g de mascarpone

1 1/2 colher de sopa de licor de cassis

( a receita original pedia 2 gemas mas não gosto de gema crua)

2 claras

40g de açúcar

Biscoitos champagne ( usei caseiros – faço esta receita da Clarice que é simples e ótima )

Bata o mascarpone com a metade do açúcar e o cassis ( mais as gemas se resolver usá-las). Bata as claras em neve com metade do açúcar até bem firmes.Acrescente a mistura do mascarpone e misture delicadamente com uma espátula. Para montar coloque os biscoitos em pedaços no fundo do copo, ponha compota por cima, mistura de mascarpone, e mais compota. Ponha na geladeira para esfriar e tire na hora de servir. Gosto de colocar frutas frescas por cima para servir. E também gosto de preparar porções individuais.

13 Comments
  • Márcia

    Responder

    Menina, passei direto por esta receita… que pecado!!!Ficou linda, e imagino como não estava gostosa!!!É um deslumbre só!!!Bjos.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga,Que bom que hoje em dia já encontramos blueberries por aqui. E agora é época de morangos, por isso esta receitinha é perfeita!

  • valentina

    Responder

    Laurinha, é caro mesmo?Soraya, que carinho da tua parte. Obrigada. O post já está esperando para sair. Só estou aguardando para postar – assim que a votação do colher sair.Ana, obrigada pelo voto.Maria Helena, obrigada querida.Marizé, também sou fã de mascarpone. É tão versátil.Nina, pois também adoro as cores sabe?! O visual é bem bacana. Lídia, fica delicioso mesmo.Ana, amo estas frutinhas.Laila, dá uma cremosidade bacana, sabe?!Dani, um ótimo fim de semana para ti também.

  • Dani Toré

    Responder

    Valentina querida,Em primeiro lugar, obrigada pelo link.Amei essa receita!Ando na fase dos pães e das frutas. É uma pena não termos a variedade das vermelhas por aqui…Essa foto ficou MARAVILHOSA!!Um beijinho carinhoso e ótimo final de semana!!

  • laila

    Responder

    amo mascarpone e com frutas vermelhas deve ficar uma loucura…adorei a ideia super fina e fávil! bjos

  • Ana

    Responder

    Amei Valentina!! Eh meu tipo de doce, cremoso e cheio de frutas, que delicia!!!Ana

  • Lídia

    Responder

    Adorei, Valentina. DEve ser uma delícia!

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Com certeza o sabor deve estar ótimo, mas o visual…as frutas vermelhas são tão convidativas, nutritivas e cheirosas…bjo, Nina.

  • Marizé

    Responder

    Que delicia! Eu adoro mascapone.

  • Maria Helena

    Responder

    Valentina, um charme essa taça!!! Adorei!!!Beijocas!!

  • ana de toledo

    Responder

    HUmmmm que charme! que delícia! Eu já votei!beijão

  • Soraya

    Responder

    Valentina, é a primeira vez que comento o seu blog, mas no entanto já o visito há bastante tempo e o mesmo está linkado no meu desde o primeiro minuto, para que mais gente o conheça. Cada receita feita por si é uma verdadeira obra de bom gosto. Por estas razões achei que a devia nomear na corrente da amizade. Se tiver oportunidade dê uma olhadela no meu blog para ver os detalhes.Muitos parabéns e obrigada por partilhar connosco a sua arte.

  • Laurinha

    Responder

    Pena que o dito mascarpone é um pouco caro! Que delícia deve estar!Saborear essa delícia, bem fresquinha, nossa, queria estar aí para um bocado!Beijinhos,

Leave a Comment