Cogumelos Marinados

1 Comment

Amo esta receita. Os cogumelos ficam ótimos para servir como aperitivo ou mesmo só para beliscar. Em geral uso uns cogumelos que chamamos ‘button‘ (não sei o nome em português – alguém sabe?) mas estava com um excesso de cogumelos ‘chestnuts’ e resolvi fazê-los para não perder. Apesar de ficarem muito bons também confesso que os cogumelos do tipo ‘button’ são os melhores para esta receita. É algo que tem a ver com a textura. Porém façam de toda forma. Delicioso. A receita é do livro Sunday lunch do Gordon Ramsey.

4-5 colheres de azeite de oliva
500g de cogumelos ‘button’ – limpos e sem a haste(?)
2-3 eschalotes
sal e pimenta-do-reino moída na hora
uma boa quantidade de vinagre de vinho branco
um maço de estragão

Coloque uma panela no fogo e ponha o azeite de oliva para esquentar. Confesso que sempre ponho só 4 colheres. Quando estiver bem quente, a ponto de esfumaçar, jogue os cogumelos dentro da panela e sautée por uns 5 minutos, dando uma sacudidela de vez em quando. Você vai ouvir o barulinho dos cogumelos secando -shhhh Uma vez estava com uns cogumelos meio velhos e ao fazer esta receita o resultado final foi terrível pois os danados já tinham perdido todo o seu líquido. Voltando à receita, após 5 minutos jogue os eschalotes dentro da panela e misture. Sautée mais um pouco para que os eschalotes fiquem macios. Acrescente a pimenta-do-reino e o sal, mexa mais um pouco. Só entao derrame uma quantidade generosa de vinagre e deixe borbulhar por uns minutos. Ponha um pouco de azeite de oliva por cima, as folinhas de estragão, e deixe esfriar a temperatura ambiente. Caso não vá servir logo em seguida guarde na geladeira e tire um pouco antes da hora de servir.

1 Comments
  • lidia

    Responder

    ola Valentina,obrigada pela receita.vc por acaso saberia o nome do estragao em Ingles ? obs. primeira vez q posto algo em 1 blog em minha vida !

Leave a Comment