Mini Christmas Pudding – Uma tradição natalina

10 Comments


Este foi o meu mini Christmas pudding. Foi feito para uma pequena celebração. Estes puddings são bem cheios de frutas secas e nos deixam bem cheios, então aconselho pequenas porções. Resovi unir o útil ao agradável e usar este post para o evento que a Cris do From our home to yours está organizando: Uma Tradição Natalina. Não sou imensa fã de Natal e há muitos anos não passo esta data na casa dos meus pais, por isso achei que apesar deles sempre terem lindas comemorações em que meu irmão cozinha coisas maravilhosas, preferi publicar a tradição do país aonde vivo há 18 anos. E aonde se comemora o Natal com muita paixão.

A ceia de Natal na Grã-Bretanha acontece no dia 25 de dezembro. Tem o tradicional peru com os seus ‘trimmings’ como se diz por aqui, as batatas assadas, as cenouras cozidas, os repolhos de Bruxelas que muitos abominam, os parsnips – que são os equivalentes às nossas mandioquinhas. E tem o tradicional ‘Chistmas pudding’.

O Christmas pudding não é o mesmo que Christmas cake. Mas também não tem a consistência de pudim como conhecemos no Brasil. O Christmas pudding é preparado no vapor. Em geral se começa a prepará-lo na véspera do dia em que se vai cozinhá-lo no vapor. Isto tem que ser antes do dia do Natal. Seus ingredientes tradicionais são: farelo de pão, farinha de trigo, canela, cravo e gengibre em pó, moscada, açúcar mascavo, passas brancas, passas escuras, passa de Corinto (groselha seca), cascas de laranja e limão cristalizados picados, amêndoas em lascas, maçãs sem casca picadas, raspa de laranja e de limão, rum, ovos. Na véspera se prepara a mistura com todos os ingredientes, sendo importante mexer tudo super bem para que todos os ingredientes se incorporem. Esta mistura deve ficar ‘ molho’ numa tigela coberta de um dia para o outro para apurar. No dia seguinte ele é cozido no vapor por 8 horas.

Daí você pode guardá-lo até o dia de Natal. E no dia de natal o pudding será cozido no vapor por mais uma 2 horas e 15 minutos.

Foto do site da Delia Smith

Para servir costuma-se flambar o pudding com brandy. Não diretamente, mas numa concha primeiro. Depois se transfere para o pudding. Para servir acompanha uma manteiga de brandy.

Recebi pedidos de Christmas pudding tradicional. Mas não tinha mais tempo de prepará-lo. Arrumei uma receita mais simples, que fiz em banho Maria no forno. E o máximo que fiz foi deixar as frutas de molho no sherry de um dia para o outro. Acredito que quando mais tempo de molho ficam as frutas mais úmido fica o pudding. Servi o meu com ‘custard’, algo bem popular nestas Ilhas. Custard leva só leite/ creme de leite, baunilha, maisena, açúcar.

Eis a receita simples que usei – e já digo que a quantia de frutas secas está certa; estes puddings são bem cheios de frutas secas:

Ingredientes para os mini Christmas puddings:

Forma de muffin de 12 cavidades, untadas com manteiga

Assadeira um pouco maior que a forma de muffin e da mesma profundidade

Ingredientes:

100g de passas brancas

75g de passas de Corinto (groselha seca)

150g de uva passas

45g de cranberries secas e adocicadas ( use cerejas caso não ache cranberries)

53g de tâmaras secas sem sementes e picadas

47g de cascas de laranja e limão cristalizados picados

35g de amêndoas em lascas

¼ xícara de sherry mais um pouquinho

125g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente amaciada

88g de açúcar mascavo

2 ovos

75g de farinha de trigo peneirada

1 colher de chá de canela em pó

110g de farelo de pão ( acho que no Brasil se chama farinha de rosca )

1/3 xícara de leite

Coloque os primeiros 7 ingredientes numa vasilha e derrame o sherry por cima. Misture tudo bem e reserve. De preferência de um dia para o outro. Caso não tenha tempo, deixe descansar por pelo menos 4 horas para que as frutas fiquem bem úmidas.

Coloque a manteiga e açúcar numa batedeira e bata bem até que a mistura fique bem clara. Depois acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada acréscimo.

Coloque a farinha de trigo, canela, farelo de pão e leite e misture bem. Deixe esta mistura descansar um pouco – umas duas horas. Se não tiver tempo não deixe descansar e preencha as forminhas de muffin imediatamente. Pré-aqueça o forno – 160oC. Ponha a forma de muffins dentro da assadeira e derrame água fervente até a metade das formas de muffin. Pegue uma folha de papel alumínio e unte levemente. Depois cubra toda a forma de muffin e leve ao forno por 1 e 30 minutos. Quando ficar pronto ( estará firme quando tocado) retire do forno e sirva com ‘custard’.

A minha receita de custard – me lembra de mingua que mamãe fazia:

Coloque 275ml de leite numa panelinha assim como a raspa de uma fava de baunilha e a fava vazia também. Leve ao fogo brando. Enquanto isso misture 3 gemas com 25g de açúcar e 1 colher de chá de amido de milho. Misture tudo bem misturado com um fouet. Quando o leite estiver quase para ferver ( não deixe ferver) coe o leite para se livrar da fava de baunilha. Depois vá derramando este leite levemente dentro da tigela com a mistura do leite, e com a outra mão continue batando tudo com um fouet para que não empole. Transfira a mistura para a mesma panela, leve de volta ao fogo brando e continue mexendo até que engrosse – o que será perto do ponto de fervura. Regue os mini Christmas cakes com o custard e aproveite.

10 Comments
  • brisak

    Responder

    Ai, parece tao complicado e ao mesmo tempo tao delicioso..Preciso de forcas pra isso:))

  • Cláudia

    Responder

    Tenho muita vontade de experimentar este pudim. Relembro de minhas aulas de inglês na Cultura Inglesa e era tão interessante conhecer a cultura da Inglaterra, mesmo que numa simples aula. O Natal já está indo, mas vou fazer nas férias!Lindo demais. Parabéns!bjs

  • bia

    Responder

    Tive vontade de fazer este pudding, mas com tantas coisas para fazer bateu preguiça e deixei so o que a familia queria ! Mas vou antoar esta receita ! bjs

  • Flor de Sal

    Responder

    Que o Natal seja delicioso e que o novo ano vos traga todas as alegrias!Bjnhos!

  • Adriana

    Responder

    FELIZ NATAL,que este ano tudo seja repleto de açúcar,cobrto de glacê,com muita cereja e um retoque de chocolate.

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Nunca fiz! Talvez pela falta de oportunidade! Pelo menos uma vez preciso me arriscar a fazer…Boas festas,bjinho,Nina.

  • Paco Torras

    Responder

    Valentina, feliz natal e um ótimo 2008 para vc.AbsPaco

  • Laurinha

    Responder

    Muito bonito e interessante, vale a pena guardar a receita!Boas Festas, com muito amor, para você e sua família!Beijinhos,

  • Marizé

    Responder

    Que bela receita para participar no evento das receitas natalicias, este pudim é de facto muito tradicional e tenho muita curiosidade em saber qual o seu sabor, esta é uma receita mais “descomplicada” do que as outras que conhecia, vale a pena guadar.Espero que passe o Natal em paz e que o ano novo seja SUPER bom!Beijocas

  • risonha

    Responder

    valentina, um pudding algo demorado mas aposto que vale a pena, pois o sabor deve ser fantástico. feliz natal para ti e para toda a tua família.

Leave a Comment