Chocolate, cenoura e bolinhos com gosto de mar

18 Comments

Minha escola de culinária ou parecido é minha própria cozinha. É nela que empilho meus livros e me dou pequenos projetos. Toda semana procuro fazer algo novo, ainda não testado. Ou procuro aperfeiçoar uma receita antiga. Acho que se não for assim desperdiço a oportunidade de aprender algo novo.

A semana que passei na praia culminou com uma nova vontade de fazer coisas em pares, baseada num tema. Acho que o sabor do mar atiçou algo em mim. Algo bom, curioso. E assim ando pela minha cozinha ultimamente.

Numa dessas me encontrei em um mesmo domingo preparando duas receitas de chocolate levemente diferentes. Coincidentemente elas têm alguns ingredientes em comum que não foram conscientemente eleitos. Eles são o cacau em pó, o açúcar demerara e a farinha de amêndoas. Opa, há também gotas de chocolate. A cenoura em bolo de chocolate foi uma experiência nova pois nunca tinha combinado estes dois ingredientes. A minha fascinação pelo livro da Harry me fez pegar esta receita, e também porque queria levar algo para minha amiga G. que tem intolerância a glúten. O resultado é um bolo excelente, extremamente úmido, saborosíssimo sem ser excessivamente doce. O perfume que exala da massa é tentador.  A cobertura que o adornou e complementou é muito boa, e não é nauseantemente doce. Faz um belo par com o bolo. Adorei o preparo e textura. Preferi espalhá- la escassamente sobre o bolo ao invés de fazer uma montanha na cobertura.

E o outro bolo de chocolate me cativou antes de mais nada por ter castanha do Pará. Adoro castanha do Pará.  E também acho que faz um par simpático com o chocolate. Uma das coisas que a princípio não me fez muito caso nesta receita, mas que ao dar uma mordida foi me invadindo lentamente e me enfetiçando foi o sabor da canela. Ele chega no final, e põe um sorriso nos lábios da gente. Tirei a receita da revista Menu de março. E já quero fazer uma outra variação desta receita. Depois conto. No momento tenho outros ítens na lista.

 

 

Já falei da Harry Eastwood e seu sorbet de vinho quente aqui. Tenho um livro de receitas dela intitulado Red Velvet Chocolate Heartache que é bárbaro. Nele cenoura, abobrinha, beterraba e outros amigos têm papel importante nos bolos dos quais participam. Neste de chocolate que escolhi é a vez da senhora cenoura. Classificada por Harry como um elemento madeira, que são os legumes que se portam bem em receitas, mantendo sua integridade. Devido ao uso da cenoura aqui não necessitamos de manteiga, pois a cenoura acrescenta propriedades que normalmente são apresentadas pela manteiga. E a quantidade de açúcar é menor que normal pois o açúcar natural da cenoura já acrescenta ‘doçura’. O resultado é um bolo maravilhosamente úmido, não excessivamente doce e que faz papel bonito em qualquer festa. A cobertura complementa bem estes cupcakes. Agora você pode fazer os cupcakes sem cobertura nenhuma. Talvez queira aumentar um pouco a quantidade de chocolate na massa. Com moderação


Chocolate, cenoura e bolinhos com gosto de mar
 
Ingredientes
Bolo de chocolate com cenoura
  • ovo e gema - 1 de cada
  • açúcar demerara - 90g
  • café expresso - 1 colher de sopa
  • farinha de arroz branca - 60g
  • farinha de amêndoas - 25g
  • cacau em pó - 20g
  • fermento em pó - 1 colher de chá
  • pitada de sal - uma
  • pedaços de chocolate - 50g de (a gosto – branco, ao leite, amargo)
  • forminhas de cupcake forradas com as forminhas de papel - 8
Cobertura de chocolate
  • manteiga sem sal - 100g
  • açúcar de confeiteiro - 100g
  • água fervendo - 2 colheres de sopa
  • cacau em pó - 50g
Bolo de chocolate com castanha do pará e canela
  • açúcar mascavo - 50g
  • manteiga sem sal em temperatura ambiente - 135g
  • farinha de amêndoas - 35g
  • ovos - 175g
  • creme de leite fresco* - 110g
  • cacau em pó - 30g
  • farinha de trigo - 135g
  • fermento em pó - 3g
  • canela em pó - 5g
  • gotas de chocolate 80% cacau - 75g
  • castanhas do pará picadas - 125g
Instruções
Preparo do bolo de chocolate e cenoura:
  1. Preparo: Pré-aqueça o forno – 180oC.
  2. Numa tigela peneire duas vezes as farinhas, cacau, fermento e sal. Reserve.
  3. Em outra tigela coloque o ovo, a gema e o açúcar. Bata bem por uns 5 minutos para que a mistura fique bem ‘fofa’ e aumente de tamanho – ficará mais volumosa. Não tenha preguiça pois 5 minutos passa rápido. Ponha a cenoura e o café e bata mais um pouco para que estes ingredientes fiquem incorporados.
  4. Acrescente os ingredientes secos e use uma colher de metal para incorporá-los delicadamente. Não gosto de usar a batedeira pois morro de medo de passar do ponto. Por fim coloque os pedaços de chocolate e mais uma vez misture tudo delicadamente – você quer que os pedaços se distribuam pela massa e não que fiquem concentrados em certas áreas.
  5. Divida a mistura igualmente pelas forminhas enchendo só até um pouco menos que ¾. NÃO encha a forminha até a boca. Asse por 20-25 minutos e faça o teste do palito antes de retirar do forno. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos. Depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente antes de colocar a cobertura.
Preparo da cobertura:
  1. Coloque a manteiga numa tigela e bata bem para que ela fique bem macia e pálida em cor. Só então acrescente o açúcar e a água. Bata mais para ficar com uma consistência cremosa. Apartir de então bata numa batedeira por um minuto para que a mistura fica ‘fofa’e areada. Os cupcakes tem que estar completamente frio antes de serem decorados com o buttercream. Decore como quiser e sirva. Ninguém vai resistir. Eles duram uns 2 dias se armazenados hermeticamente.
Preparo do bolo de chocolate com castanha do pará e canela:
  1. *usei o double cream inglês que tem 48% de gordura pois era o que tinha em casa
  2. Pre-aqueça o forno - 180oC.
  3. Separe todos os ingredientes colocando o cacau, farinha de trigo, fermento e canela em uma mesma tigela após peneirá-los umas duas vezes. Reserve.
  4. Coloque todos os açúcares, a manteiga e a farinha de amêndoas em outra tigela e bata para misturar os ingredientes - só não bata excessivamente. Acrescente os ovos e o creme de leite e bata novamente para incorporar estes ingredientes à massa já na tigela. Acrescente a mistura da farinha e use uma colher de metal para incorporá-los delicadamente ao restante. Por fim acrescente a castanha picada e gotas de chocolate. Retire as formas da geladeira e distribua a massa entre elas enchendo só ¾ das formas. Asse por uns 20 minutos e faça o teste do palito. Se necessário deixe no forno mais um pouco, sem ressecar os bolinhos. Retire do forno e deixe esfriar nas formas antes de transferir para uma grelha. Polvilhe com cacau e sirva. Acho que uma bola de sorvete de baunilha cai bem.
Nota: a receita original era o dobro desta e usava uma forma de 26 cm.

 

18 Comments
  • teresa

    Responder

    Oi!
    Q praia é essa meu bem?

  • Gina

    Responder

    Valentina,
    Meu marido costuma dizer que tenho mania de colocar sementes em tudo. Mas gosto de todo tipo de castanha, que confere sabor, crocância e nutrientes. Nesse, ele daria um desconto no comentário, porque adora chocolate…
    Quanto ao post repleto de limão…, faria todas as receitas, porque é outro item que não me escapa.
    Inglaterra é sonho antigo, sobretudo por aquelas paisagens mais interioranas, campestres. Decididamente, uma vida é muito pouco para tantos lugares que gostaríamos de conhecer.
    Bjs.

    • Trembom

      Gina, castanha e ‘baked goods’nasceram um pro outro. Tambem gosto muito de uma farofinha cheia de sabor – manteiga e castanha. Imbatível!

  • Cucchiaio pieno

    Responder

    Querida Tina
    Quanta coisa boa em um mesmo post!
    Na dúvida levarei as duas receitas comigo.
    Com tuas descrições, gostaria de ser uma formiguinha em tua cozinha:)
    Bjim
    Léia

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adorei essa idéia de misturar chocolate e cenoura – o bolo de cenoura com calda de chocolate já fica ótimo, não? Imagine assim, misturadinhos, e com as castanhas que deixam qualquer coisa mais especial.
    Lindos!

  • elianascaramal

    Responder

    Tina hoje tirei o dia para ler o Trem Bom e me deu uma saudade do tempo que falavamos todos os dias e agora já vivemos uma vida louca (aí Jesuis Rick Martin fala isso em uma música sua – aí Rick Martin é baixaria. rsrsrs) mas me mantendo no foco que é a SAUDADE amiga que saudade , depois me diga como vão as coisas por aí.

    Olha as suas fotos me faz sonhar e digo mais sonhar coisas boas só coisas boas e esse bolinho é de matar em amiga?

    Li

  • Téia

    Responder

    Amiga, adorei tudo, tudo. Sabia que hoje é o dia do chocolate? Parece que adivinhou? Bj grande.

    • Trembom

      Oi querida, não sabia não. Que feliz coincidencia.

  • Vanessa

    Responder

    Olá Valentina, fiquei com muita vontade de fazer o bolo de cenoura, principalmente pq adoro ele e tamém pq dá um toque todo especial.
    Fiquei com algumas dúvidas. Preciso untar e enfarinhar a forma? E o café, é o pó ou ele liquido? Obrigada, beijoos Vanessa
    PS: Fiquei com muita vontade de passar uma semana na Cornualha, deve ser perfeito.

    • Trembom

      Oi. Vanessa, eu nao untei nem enfarinhei a forma pois usei as forminhas de papel para cupcake na forma . Caso vc nao as tenha ou caso nao queira usá-las vai necessitar untar e enfarinhar a forma.

      • Vanessa

        Claro, deu um branco sobre as forminhas de cupcakes… Obrigada. E o sobre o café, é liquido que vc usa ne?

      • Trembom

        O café é líquido sim

  • cristina

    Responder

    Oi Valentina,
    Obrigada pela informação sobre os passeios na Inglaterra somente no sabado ou sabado e domingo. No momento eu não posso viajar. Talvez mais pra frente. A
    quanto tempo você mora na Inglaterra? Em que parte? Lindas as fotografias que você postou aqui no teu blog. Cada lugar de babar. mesmo.
    Abraços.
    Cristina.

    • Trembom

      Oi Cristina, Moro na Inglatarrea ha mais tempo do que vc mora na Itália. : o ) Morei em Londres por 13 anos e hoje em dia moro em Surrey, mas vou a Londres todos os dias pois é lá que trabalho. Grande parte da minha vida social durante a semana é feira por lá também. A Inglaterra tem regioes belissimas.

  • Larissa

    Responder

    Realmente, suas fotos são linda =D
    Fiquei muito curiosa pelo bolo de cenoura e chocolate… Vou testar por aqui!!!

    Beijos
    Lari

    • Trembom

      Obrigada Larissa, e caso você chegue a fazer o bolo me conte.

  • Karina Batista

    Responder

    Suas fotos estão mais bonitas a cada dia. Uma vontade louca de um bolinho desses com uma xícara de café fumegante. Adoro! Beijão, Karina, do mariacarambola

    • Trembom

      Karina querida, obrigada. Recomendo qualquer um dos dois – acho que você vai gostar deles. E com um cafezinho fica perfeito. ; o )

Leave a Comment

Rate this recipe: