cheesecake de morango com chocolate branco

4 Comments

cheesecake de morango com choc branco-5Não como tantos morangos quanto gostaria. Este ano não colhi morangos de jeito nenhum. Não digo isso porque quero parecer metida a besta, e quero me associar à fama de que morangos são ‘objetos’ de luxo. Nem tampouco porque são tidos como afrodisíacos. Muito menos porque são anti-oxidantes.  Ou mesmo por serem uma grande fonte de vitamina C e K. Os como por serem saborosos, com aquele doce e um leve sabor ‘sharp’ no fim. E um dos lindos presentes do verão. Chegou verão e se começa a falar de Wimbledon, já  me ligo nos morangos.

Então com toda esta escassez de morangos na minha vida este ano, não pude desperdiçar a oportunidade de fazer estes cheesecakes ao me deparar com eles nas folhinhas da revista sazonal do Waitrose.

cheesecake de morango com choc branco-4Catei uns morangos que tinha na geladeira, e parti para a aventura deliciosa que é ‘baking’. Se bem que esta receita não vai no forno. O mais próximo que se chega do fogão é para derreter a manteiga. Uma outra razão para se escolher esta receita no Verão – não precisa ligar o fogão.

Entre cortar um morango e outro eu comia dois. Perigava ficar com poucos para fazer a receita. Ao fazer a base resolvi acrescentar gengibre em pó à mistura pois gosto de gengibre com morangos. Vocês também? Usei açúcar mascavo ao invés de açúcar  branco. Se você quiser economizar no chocolate branco e comprar um meia boca, lembre-se que este chocolate vai para dentro do teu corpo. Gaste 10 centavos de real e comprei um bom chocolate branco.

cheesecake de morango com choc branco-6A receita original que estava no encarte é preparada em uma forma de 20cm de fundo removível. Não quiz fazer este tanto de cheesecake pois não iria alimentar muita gente. Então fiz só dois nas minhas formas pequenas de cheesecake de fundo removível. E uma forminha dessa pode alimentar 4 pessoas pois ¼ desta medida é suficiente. Afinal cada fatia tem : biscoito, gengibre, manteiga, cream cheese, morangos e creme de leite fresco. Bom, você pode também encher a cara em um cheesecaquinho inteirinho. Coloquei as quantias dos ingredientes para um cheesecake inteiro entre parênteses caso você queira fazê-lo na forma de 20cm.

E só mais duas coisinhas antes de acabar: as folhinhas de hortelã que parecem estar só cumprindo papel de centro de mesa na verdade devem ser ingeridas também. O seu sabor é refrescante e quebram pouco o doce do chocolate branco.  A segunda notinha é que você pode começar a preparar o cheesecake de véspera. Faça o fundo com a mistura de biscoito e deixe na geladeira até o dia seguinte. Só coloque os morangos na base no dia em que for servir o cheesecake. Caso contrário eles vão amolecer a base. O recheio é de preparo bem rápido, e só precisa ficar na geladeira por umas 4 horas para firmar. E esfriar.  Ah, e caso você faça venha me contar. Adoro saber das histórias dos outros.

cheesecake de morango com choc branco-2

Esta receita é da revistinha da estação do supermercado Waitrose.

Ingredients:

Instructions:

* aqui na Inglaterra usei biscoito digestive – use o que você tem costume para fazer cheesecake

**para o tamanho das forminhas que usei 100g de cream cheese foi o suficiente; isto é menos da metade da receita). Se colocasse mais 100 , a mistura iria transbordar na forma.

1. Triture os biscoitos – há os que gostam de aproveitar esta ocasião e usam o exercício para reduzir estresse colocando os biscoitos em um saco plástico e dando muitas pauladas  nele com o rolo de massas; outros somente põe os biscoitos no processador e mandam ver.  Qualquer que seja o método que você usar ao final transfira o biscoito triturado para uma tigela e acrescente o gengibre em pó, e misture bem os dois.

2. Quando a manteiga derretida estiver fria acrescente-a à tigela com os biscoitos ‘agengibrados’. Caso faça cheesecakes com eu fiz divida a mistura igualmente pelas formas usadas. Eu usei uma colher de sorvete e uma medida foi o suficiente para forrar o fundo das formas. Espalhe bem a mistura pelo fundo para ficar igualmente distribuída – uma colher de metal é minha melhor companheira nesta parte. Depois pegue o restante da mistura biscoito+gengibre+manteiga e divida igualmente entre as formas para forrar as laterais. Com a quantidade desta receita não vais se forrar a lateral toda, mas sim fazer como uma barra de saia.

3. Corte os morangos ao meio e espalhe pelo fundo das formas com a parte cortada para baixo. Usei 3 morangas em cada forma, e mais um pedaço de outro para forrar o fundo todo – veja uma das fotos do post. Leve à geladeira até a hora de usar.

4. Derreta o chocolate branco em uma tigela sobre uma panela com água em fogo baixo médio. A água da panela NÃO deve tocar no fundo da tigela.  Mexa para que o chocolate derreta igualmente.

5. Ponha o açúcar e o cream cheese em uma tigela e bata bem com uma colher de sopa de água fervida – duas colheres se fizer a receita inteira. Quando a mistura ficar macia acrescente o chocolate derretido e 2 colheres de creme de leite fresco e bata mais um pouco até que a mistura fique uniforme. Divida a mistura igualmente pelas formas de cheesecake, se assegurando de que ela fique distribuída igualmente pela forma, cobrindo os morangos.

6. Bata o restante do creme de leite fresco até ficar volumoso. Divida o creme entre as formas com o cheesecake e espalhe-o igualmente nas duas formas. Cubra com papel filme e leve à geladeira por umas 4 horas.

7. Retire o cheesecake da geladeira pouco antes de servir e decore com morangos frescos e folhas de hortelã.

4 Comments
  • Eliana Montini on Facebook

    Responder

    Amei as fotos bom tudo.Que capricho prima beijão !

  • Moni Zen on Facebook

    Responder

    Ina vc arrasa nas fotos hein! Além das receitas claro! Parabéns. Bjs

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, morangos e chocolate branco combinam muito bem. Lindos os seus mini cheesecakes!

  • Renata

    Responder

    Amiga, que fotos lindas! As tortinhas estão lindas, e devem ser deliciosas! Estou amando a temporada dos morangos, os orgânicos que compro por aqui são gigantes!

    Beijoca!

Leave a Comment