Charlotte de banana

17 Comments

Ai, que coisa gostosa que é uma Charlotte. Gosto mais do que não precisa ir ao forno, o que servimos geladinho nos dias de calor. O que é conhecido por muitos com a Charlotte russa. É algo bem refrescante e versátil. Em geral se usa biscoitos champagne, mas você também pode usar biscoito de maisena. Eu usei umas fatias de bolo sponge. Para umedecer os biscoitos as possibilidades são infinitas. Assim como de recheio.
Há formas especiais para charlottes, como esta aqui. Mas usei mesmo ramekins e fiz vários individuais.
Já fiquei pensando em variar este aqui com suco de maracujá para molhar os biscoitos, e vou fazer o creme com um ingrediente diferente. Não vou contar a surpresa. Vocês verão quando aparecer por aqui.

Charlotte de banana

500g de ricotta ou mascarpone

2 bananas

Sumo de um limão

3 colheres de sopa de Nutella

Suco de laranja sem açúcar

Biscoito champagne

Pegue a forma e forre-a com papel alumínio. Reserve.

Numa vasilha coloque a nutela e o mascarpone/ricota e bata bem até ficar com um creme homogêneo e delicioso.

Pique as bananas em rodelas, ponha-as num tigela pequena e regue com o suco de limão para que não escureçam.Reserve.

Pegue os biscoitos que for usar para forrar a forma e molhe-os em suco de laranja. Os outros devem ser molhados à medida em que precisar. Em seguida forre a forma com os biscoitos, incluindo o fundo. Ponha uma camada do creme, outra de rodelas de banana, e outra de biscoito molhado no suco de laranja. Vá repetindo até que todo o creme seja utilizado. A última camada deve ser de biscoito.

Envolva a forma em papel alumínio ou plástico PVC e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Usando o papel alumínio para forrar a forma não tenho problema para desenformar.

Enfeite com bananas picadas e sirva.

17 Comments
  • Cris

    Responder

    Como estou lendo vários posts de uma vez, a impressão que estou tendo é de uma Valentina mais solta, mas feliz… Esta charlotte está divina… Bjs!

  • Marcia

    Responder

    Valentina, essa receita ticks all the right boxes for me! Banana com Nutella é irresistível! Beijão

  • Michel

    Responder

    minha querida.Esse charlotte está irrecusável.Parabéns.

  • Ana

    Responder

    Banana + nutella… can’t go wrong with that Valentina!!Parece muito gostoso, e eu achei legal o uso do bolo, ficou bacana!Alias, q biscoitos champagne bonitinhos os seus da fotinho! hehe!!Esse doce sei q meu pequeno aqui iria gostar, ele adora bananas!!Ana

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Amiga suas receitas são de matar, as fotos são belissimas e todas as vezes que entro me sinto dentro de um lindo e luxuoso livro de culinária!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Você e suas receitas irresistíveis com banana, amiga. 🙂

  • Marizé

    Responder

    Banana é realmente um fruto dos Deuses mas é preciso umas mão de Deusa para a transformar nesta maravilha!Beijocas

  • Laurinha

    Responder

    Adoro charlotte, feita com bolinho, até tipo pão de ló, é ótimo.Bom, é lógico que venho te visitar sempre, agora fazer o supense, me mata, viu!Beijinhos,

  • Valentina

    Responder

    Elisa, já me fizestes rir. Iliane amiga, é muito gostosa esta charlotte. Faça!!Fabrícia, a criação da charlotte fria é francesa na origem mas na época em que foi criada as coisas russas estavam em moda então passou a ser chamada de charlotte russa.Adriana, se fizeres me conta.Leila, bolacha champagne é um sonho.Clau, obrigada pela visita.Romy, obrigada.Você é sempre tão gentil.Laila,são realmente muito versáteis.Acho que este ano vou fazer muitas no verão.

  • laila

    Responder

    sou dodinha por charlottes achjo tão versateis e saborosas..essa sua esta uma coisa…banana e nutella, maravilha!!!vou epserar pela proxima receita!! bjos querida!

  • Romy

    Responder

    Deve ser uma delicia… adorei a apresentação… 😉Bjokas

  • Anonymous

    Responder

    Amei esse cantinho, eu gosto muito de receitam que incluem bananameu blog: http:/clauristow.blogspot.com/BeijãoClau

  • Leila Zandona

    Responder

    ola Valentina,fazem muitos anos que naop faco charlotte e nem como uma tambem. sempre fazia com bolacha champgne. Ficava uma delicia assim como parece estar a tua.beijinhos e bom resto de domingo.

  • Adriana

    Responder

    ACHO QUE VOU PASSAR O DOMINGO NA COZINHA ,ESTA RECEITA ME ENCHEU OS OLHOS E AGORA EU QUERO PROVAR.bOM DOMINGO

  • Fabrícia

    Responder

    Valentina minha querida so conhecia a Charlotte francesa …. tem gente aqui em casa que vai ficar babando nessa receitinha Deliciosa …..Bjcas para ti.

  • iliane

    Responder

    que bela receita amiga….fiquei encantada com a foto..com a receita..com tudo…como tudo fica bem com banana né?parabens mais uma vez..bjos..li

  • Elisa

    Responder

    Menina do céu…passei maus bocados lendo sua receita…Que troço é esse, meu deus! Deve ser bom demais…Quando eu fizer vou trocar o mascarpone por um “plus” de Nutella! Sem misturas! Com Nutella + banana eu mando até o marido embora! Me sinto plena!!Um beijo!

Leave a Comment