Chá de Maçã – Elma Çay

13 Comments

Sabia que os turcos gostavam muito de café, pois conhecia o café turco de um café aonde trabalhei como garçonete quando cheguei na Inglaterra como estudante. Mas ‘chá’? Não tinha a menor idéia.

Então foi uma grande surpresa quando chegamos a Istambul e nos deparamos com esta bebida que é consumida em grande escala. O mais popular sendo o chá de maçã – elma çay. Absolutamente delicioso. São servidos nestas lindas ‘xícaras/copos’de vidro, com pequenos pires. As ‘xícaras/copos’ podem ser transparentes, com bordas douradas, verdes, azuis, vermelhas. as opções são imensas.

Depois de longas caminhadas pela cidade entravamos em um café para uma pausa, matar a sede e comer algo. O chá de maçã foi sempre um favorito. E era sempre servido nas xícaras/copos que tanto me encantam. Em muitos lugares se vê um vendedor/garçom de chá trazer bandejas com chá e sair distribuindo a bebida nas várias lojas. Ao terminarem de beber o seu chá as pessoas muitas vezes deixavam as ‘xícaras/copos’ na soleira da porta e os mesmos vendedores/garçons as/os recolhiam. Algumas das bandejas eram seguradas como que por garras de metal e o vendedor/garçom carregava a bandeja agarrando na parte de cima da garra. Vimos inúmeras pessoas andando de loja para loja distribuindo e recolhendo estas xícaras. Um hábito bem corriqueiro. A foto abaixo é emprestada da net pois não tiramos foto dos vendedores/garçons carregando as bandejas. As outras fotos são minhas mesmo.

O chá de maçã pode ser comprado em pedaços secos da fruta como os da foto abaixo, ou em pó. Talvez os tenham em saquinhos também, mas não os vi. Trouxemos chá de maçã da Turquia porque o love affair é para toda a vida.

Tambem comprei um jogo de xícaras/copos de chá para trazê-los comigo. Adoro comprar coisas do tipo quando viajo. Não costumo comprar desvairadamente durante as minhas viagens – pelo menos tento, mas se tem algo que gosto de comprar são coisas relacionadas a alimentação.

13 Comments
  • Ju Costa

    Responder

    mmmm, que delicia! esse post me fez lembrar do super famoso apple tea la da Nova Zelandia.
    No restaurante onde eu trabalhava tambem serviammos deste, igualsinho, os copos, o pratinho… lindos e deliciosos..
    E vc conhece o cha marroquino, morroco mint tea? e com cha verde, acucar e folhas frescas de menta… divino!

  • Michel Khodair

    Responder

    Chá de maçã já é bom por si só. Mas este deve ser divino.Que seu 2008 seja lindo pacas.Abração

  • laila

    Responder

    que lindo Vale! me apaixonei pelas xicaras/copos…maravilhosas!!!e que historia deliciosa essa do chá!bjao

  • Maria Carambola

    Responder

    Devo confessar que não gosto muito de chás e bebidas quentes em geral. Prefiro os gelados. Mas gamei no seu joguinho de copos-xícara. É lindo. Bjos

  • Adriana

    Responder

    Não posso lhe dizer que o gosto do Chá de Maça de minha filha de cinco anos venha de descendencia libanesa(marido neto de libanes)mas como ela adora este tipo de chá farei com suas orientações,acho que ficara mais saboroso

  • Elvira

    Responder

    Seja bem vinda de volta! 🙂Obrigada por partilhar a sua viagem connosco… e feliz ano novo!Beijos.

  • Karen

    Responder

    Feliz ano novo, Valentina! Essa viagem deve ter sido cheia de sabores e aromas divinos! Ah, adorei a foto que você colocou lá em cima!Beijos!

  • Marcia

    Responder

    Valentina, que bela passagem de ano! Fotos, como todos já disseram, deliciosas.Feliz Ano para vocÊ continue nos preseteando com suas experiências.

  • Suzana

    Responder

    O chá de maçã turco é divino e, na minha opinião, muito melhor que o café servido na Turquia (e eu sou uma viciada em café – não vivo sem ele!). Ainda bem que gostou da sua viagem e obrigada por partilhar as experiências.Bj

  • Gourmandise

    Responder

    Deve ser delicioso! às vezes compro maçã seca que uso para fazer chá ou comer pura…mas não deve ser a mesma coisa.bjinho,Nina.

  • Ana

    Responder

    Imagino so a delicia que eh esse cha!! Adoro cha e um dos q mais gosto eh o de maça (com canela eh muito bom!). Me deixaste com água na boca so de pensar no aroma do seu chazinho turco!!Beijos!Ana

  • risonha

    Responder

    as fotos são lindas e aposto que esse chá deve ser uma autêntica maravilha… se eu adoro chá da maçã, daqueles das saquetas (que devem ser meio falsificadas) imagina o que eu ia adorar esse…

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Que delícia amiga, você já viajou e já voltou e a minha viagem começa agora com suas lindas fotos e seu jeito especial de falar sobre os lugares que visita, me transporto e me sinto exatamente no local. Adoro! 🙂

Leave a Comment