Cenouras assadas com sementes de romã para dias outonais

16 Comments

O céu azul outonal pode enganar bem a quem não tem costume. Um céu limpo e quase ou totalmente sem nuvens pode parecer prenúncio de um dia de temperaturas moderadas, quando na verdade no outono pode representar temperaturas baixas. A mim não importa se tiver que vestir umas blusas e colocar um casaco para fazer uma caminhada. Prefiro na verdade caminhar em temperaturas mais baixas do que no calor excessivo. E no outono busco desculpas para sair a caminhar. O retorno a casa é normalmente seguido de uma refeição – o forno é ligado com bem mais frequência do que nas outras estações, e muitos dos legumes que preparo nesta época se familiarizam logo com a parte mais baixa e quente do fogão. A cozinha fica aconchegante nesta época, nos convida a confraternizar, contar histórias sobre o que vimos nos ir-e-vir do dia.

Numa das publicações de outubro que recebi tudo já veio com roupagem de folhagem outonal. As várias receitas de legumes na sua grande maioria envolviam temporadas no forno. E em uma sessão sobre hortas de uma certa forma comunitárias, me deparei com esta linda receita de cenouras levadas ao forno.  As cores no prato eram todas tão convidativas: o como que dourado da cenoura assada, o verde das ervas picadas, as sementes rubis de romã. Quase impossível resistir a visão desta palheta. E assim me aventurei pelas linhas que narravam a receita. O xarope de romã, o mel, cominho. Um molho que é utilizado para lambuzar e quase que caramelizar as cenouras me deixou hipnotizada. De imediato lancei mão das cenouras que recebi na sexta semanal. E elas são lindas de se ver com suas bordas cor de beterraba. Fiz e refiz esta salada inúmeras vezes, e de vez em quando brinco com as quantidades dos itens utilizados. Sempre me deparo com algo lindo, crocante, saudável, e que põe as cores do outono e sua beleza dentro do meu corpo. Dourando a parte interna do meu ser. Esta salada é para a RL. MInha amiga.

Cenouras Assadas com melado de romã

receita da revista do supermercado Sainsbury’s

Ingredientes:

  • 400g de cenouras lavadas e partidas ao meio com as extremidades aparadas
  • 2 colheres de sopa de melado de romã
  • 1 colher de sopa de óleo de cânola
  • 1/2 colher de sopa de  mel
  • 3cm de gengibre descascado e ralado
  • 2 dentes de alho picados e ralados
  • uma pitada de pimenta de cayenne
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • um punhado de pinole ou de lascas de amêndoas tostadas
  • sementes de romãs frescas
  • um punhado de hortelã e outro de salsinha fresca picadas

Preparo do molho:

Coloque o melado de romã, óleo de cânola, mel, gengibre, alho, pimenta e cominho em uma tigela. Misture tudo bem. Reserve.

Preparo das cenouras:

Coloque as cenouras em uma panela com água fervendo e cozinhe por 8 minutos. Enquanto isso ligo o forno – 200oC. Ao final dos 8 minutos transfira as cenouras para um escorredor e lave com água  gelada.  Transfira-as para uma vasilha e jogue o molho por cima, misturando tudo com as mãos para que as cenouras fiquem bem revestidas. Ponha-as em uma assadeira forrada com papel alumínio e uma vez que o forno atinja a temperatura desejada deixe as cenouras assarem por uns 20 minutos até que elas dourem. Retire do forno e transfira para uma travessa de servir. Jogue os pinoles/amêndoas, hortelã, salsinha e sementes de romãs por cima e sirva imediatamente.

16 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Salada cinematográfica! Estreia em breve pelas bandas de cá. Querida, obrigada pela surpresa. Tua amizade me enche de alegria. Smack!

  • Lylia

    Responder

    Querida Valentina,
    Quando vejo essas fotos lindas que vc coloca minha imaginação viaja.Como gostaria de estar por aí…Por enquanto vou me contentando com essa deliciosa recetia.
    QUando vc vem por aqui?
    Bj,
    Lylia

    • Trembom

      Querida , estou ainda com planos de natal. Nao tenho data confirmada ainda e por isso nao te disse nada ainda. MAs assim que estiver confirmado te conto.Enquanto isso fico aqui dividindo as minhas aventuras.

  • menuaquarela

    Responder

    Olá.
    Venho sempre por aquí ver as delicias que voce faz como estas maravilhosas cenouras que não conhecia e que parecem ser bem gostosas e docinhas.Como adoro os dois ingredientes vou fazer com as nossas cenouras, Parabéns pelas fotos sempre lindas, verdadeiros cartões postais. Beijinhos da Gina

    • Trembom

      Gina, obrigada! Vc fez o meu dia. Depois me conte da salada, como ficou, se vc gostou, se deu um toque seu. Adoraria saber.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adoro legumes assados – ficam deliciosos! Que salada colorida e linda.
    Me lembro das revistinhas deste supermercado (e de nós lá comprando gengibre cristalizado!!), eu trouxe uma na mala e é realmente muito bacana. Deu saudade, querida. xx

    • Trembom

      Ah Pat, pois é aquela mesmo. Amiga, temos que repetir aquela viagem pois teve tambem muita rizada. Simples gargalhadas que lavam a alma e nos deixam mais leves. E desde aquele passeio so lembro de ti ao ver gengibres cristalizados. Sendo que os do Waitrose sao os meus grandes favoritos.

  • Ana Paula, Greg e Nina

    Responder

    Irmã, suas fotos estão maravilhosas e esse post me fez lembrar as férias do ano passado em que ficávamos na cozinha preparando o jantar, tomando um vinho e conversando…amamos você!

    • Trembom

      Querida Aninha, obrigada. O dia em que tirei estas fotos o ceu estava escandalosamente bonito. Ano que vem vamos repetir as aventuras nesta cozinha minuscula para as minhas tranqueiras. Amo vcs também.

  • Renata Boechat

    Responder

    nunca tinha visto essa variedade de cenouras, nem preciso dizer que essa receita me encheu os olhos!

    • Trembom

      Oi Re, amo quando estas cenouras aparecem na minha cesta. Esta saladinha combina com você e esta paladar tâo variado e ‘interessado’ pelo novo. ;o )

  • Jô Bibas

    Responder

    Quanta cor! Meu filho é maluco por cenoura e eu, por romã. Vai acontecer essa receita aqui. E, Valentina: adoro tuas visitas e comentários no ArteAmiga, uma visita que me faz bem.
    BJô

    • Trembom

      Jo querida, se fizer por favor me conte o que achou. E o Arte Amiga é um dos meus cantos favoritos. Muito especial. Um dia ainda vamos tomar um café juntas. Disto tenho uma certeza absoluta.

      • Jô Bibas

        Valentina, também espero! Você faz uma forcinha daí, eu faço uma forcinha daqui, e um dia a gente se encontra!
        BJô

  • Tânia Marques

    Responder

    Interessantes cenouras vermelhas…tem sabor diferente das daqui? A receita tem cara de apetitosa!

    • Trembom

      Tania, confesso que nao lembro mais do sabor, mas pelas cenouras que comi por ai sao parecidas. Ao cortar a faca fica com rastros cor de beterraba. Quando comer a próxima vou prestar mais atençao para te detalhar.

Leave a Comment