Cebolas recheadas

6 Comments

 

Minha cozinha esteve a todo vapor no final do ano passado como a de muita gente como é de prache em dezembro, principalmente se  faz frio. Pra você ter uma idéia fiz até um ganso pro natal. O período de festas foi um período ótimo de produção pois eu realmente fico muito bem quando cozinho. Muitas das coisas que fiz só foram postadas no Instagram, então venho dividir as receitas agora, um pouquinho atrasadas, mas este prato por exemplo pode ser consumido em qualquer época do ano. E pode ser feito com queijo ao invés da linguíca, ou com carne de soja.. É só soltar a imaginação, e volta para contar da tua variada na receita quando a fizeres. Adoro saber como foi.

Quando decidi o que seria a pièce de résistance (o ganso), comecei a testar  acompanhamentos para a refeição de natal, e este prato foi um dos escolhidos. Ele é de preparo prático, e ao mesmo tempo é inusitado – pelo menos nunca tinha visto cebolas preparadas desta forma.   E tem um elemento de versatilidade pois pode-se variar o recheio. O prato tambêm  tem um elemento de surpresa ao chegar na mesa, e em uma refeição ‘surpresa’ é algo para se  ter sempre. É a carta que se tras na manga , e que só se revela na hora ‘H’.

SaveSave

5.0 from 2 reviews
Cebolas recheadas assadas no forno
 
Este é um ótimo acompanhamento pra uma refeição. Usei farelo de pão aqui,mas se estivesse no Brasil teria feito uma farofinha simples. Pensa nisso. A quantidade desta receita rende para umas 8 pessoas usando cebolas médias/pequenas. Você pode ajustar para a quantidade que quiser. Faço isso todo o tempo.
Recipe type: acompanhamento ou entrada
Ingredientes
  • 8 cebolas médias com as cascas ainda, mas limpas (mantenha o cabinho da 'tampa' se puder)
  • 100g manteiga
  • 2 dentes de alho esmagados (vc pode usar o pilão ou esmagador de alho)
  • 200g linguiça - tire o 'saco' que envolve as linguíças, e utilize somente o recheio
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco picadinhas
  • 100g de farelo de pão (ou farofa)
  • 2 colheres de sopa de salsão picadas
  • assadeira forrada com papel manteiga, que comporte as 8 cebolas de uma vez
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno - 180oC. Corte um pedaço da parte superior da cebola para que funcione como uma tampa - mais ou menos ¼. Corte um pedaço da parte de baixo da cebola para que ela possa 'se sentar' na assadeira, e ficar estável. Envolva cada cebola em papel alumínio (tampa e tudo), ponha na assadeira e asse por aproximadamente uma hora, ou até que as cebolas estejam bem macias (como temperatura de forno varia, recomendo checar quando chegar aos 45 minutos.). Retire do forno quando prontas e deixe esfriar.
  2. Enquanto as cebolas estão assando, prepare o recheio derretendo a manteiga em fogo médio/baixo e depois acrescentando os pedaços da linguíça, o alho e tomilho mexendo por uns 3 minutos. Tempero com sal e pimenta do reino-moída na hora. O farelo de pão pode ser usado do jeito que é, ou se pode fazer uma farofinha simples, e reservar.
  3. Quando as cebolas tiverem esfriado retire a 'tampa', e remova quase todo o recheio deixando somente umas duas ou tres camadas de cebola.. Pique o recheio das cebolas e misture com a mistura de salsicha, e o farelo de pão ou 'farofa'. Recheie as cebolas com esta mistura, ponha as 'tampas' de volta nas cebolas, e as cebolas de volta na assadeira ser serem envolvidas em papel alumínio. Use papel alumínio para revestir a assadeira com todoas as cebolas recheadas. Asse por uns 10 minutos.
  4. Você pode servi-las mornas ou frias. Fica a gosto, mas a minha recomendação é de comê-las mornas. aco

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

6 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, com casca eu também nunca tinha visto. E a casca ficou com uma cor vibrante adorável.! Muito obrigada pela receita! Beijo

    • valentinajacome

      Prazer querida. Depois me conta do teu twist vegetariano.

  • Letícia

    Responder

    Tina do céu, isso deve ser delicioso! Só de imaginar estou com água na boca!

    Beijos!

    • valentinajacome

      Le, confesso que adorei esta receita. Vc pode make it your own com relação ao recheio. Se fizer me conta. adoraria saber do teu twist.

  • Rita Bertholdi

    Responder

    Adorei a receita, como disse versátil e fácil. Posso usar salsicha vegetariana. Vou tentar fazer no Domingo 21/1, para impressionar minha mãe.
    Obrigada recheio da Celina sair fácil? Imagino que tiro o recheio da cebola e coloco a farofa enquanto a cebola ainda esteja envolta no papel alumínio para suporte.
    A foto está magnífica!!!
    Bjs Rt

    • valentinajacome

      Querida, o recheio da farofa é só quando a cebola vai no forno pela ultima vez. qualquer coisa a gente conversa na sexta quando a gente se encontrar. xx

Leave a Comment

Rate this recipe: