bruscheta de aspargos e agrião

4 Comments

bruscheta de aspargos-4Sei que bruschetta é coisa de antipasto, mas tem vezes que só bruschetta é suficiente para uma refeição rápida. Quando agente esta com pressa, ou sem tempo, ou quando se chega do trabalho depois de um longo dia e não se quer gastar muito tempo preparando janta. Além da versatilidade ela carrega sazonalidade. Tem uma feirinha no South Bank – nas beiras do Tâmisa perto da London Eye, em que vira e mexe me deparo com um moço que vende umas das melhores bruschettas que já comi. Tudo é fresco e extremamente saboroso. Quando o vejo pelo South Bank, ou talvez seja melhor dizer, quando estou pelo South Bank e o vejo tenho que comprar seu maravilhoso produto. O pão é bem saboroso,  tostadinho, com aquele leve barulhinho ao morder. Crocante.  Os tomates, todos cortados em cubinhos, regados com azeite de oliva de ótima qualidade, e com pedaços de manjericão.O gosto suave de alho vem da fatia que foi esfregada na torrada. Sublime. Tudo simples.

Me deparei com esta idéia de bruschetta com aspargos em uma das revistas que assino. E a idéia da bruschetta e dos aspargos crus me pareceu sensacional. O agrião, no pico da sua estação, traz um elemento necessário para esta combinação. Um leve picante ao se morder a folha, contrastando com o doce dos aspargos.  A hortelã traz o frescor. E o parmesão acrescenta o elemento levemente salgado.

bruscheta de aspargos-2Usei ciabatta pois era o pão que tinha em casa, mas estou convencida de que o pão aqui tem que ser sourdough.  Sourdough pra mim tem alma, e é um pão robusto.  Tostei minhas fatias de ciabatta na torradeira e para dar o queimado nas bordas assei de novo sobre a chama do fogão. Algo que me lembra infância.  Cada fatia uma vez montada nos convidava a degustá-la. O produto final tão verde e fresquinho. Fiquei inspirada para preparar mais refeições como esta, explorar ao máximo estes lindos ingredientes no seu maior frescor.

Você pode até ficar pouco afim de cortar os aspargos em fatias, mas persista. É muito importante que o aspargo seja fino e delicado. E curta a sua pequena refeição.

bruscheta de aspargos-1

Ingredients:

Instructions:

Coloque o suco de limão e azeite de oliva em um povinho, e use um garfo para misturar bem os dois ingredientes. Ou ponha a tampa no  povinho e dê aquela chacoalhada como se estivesse tocando um daqueles instrumentos que pedem movimentos rítmicos com os braços, de um lado pro outro. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino moída na hora.

Apare a parte debaixo dos aspargos, aquela que fica meio dura.  Separe os aspargos em duas partes. Pegue uma das partes  separadas, tire a cabeça de cada um e as reserve. Use um descascador de legumes ou mandolin e tire fatias bem finas de todos os aspargos – os inteiros com a cabeça assim como os descabeçados. O que chamo de cabeça é a ponta do aspargos. Reserve tudo.

Coloque o agrião em uma tigela com os aspargos – lascas e pontas, metade das folhas de hortelã e ⅔ das lascas de parmesão. Reserve.

Toste as fatias de pão e quando estiverem todas tostadas raspe as metades de alho em um dos lados das fatias.

Jogue o molho na tigela com  o agrião – só o suficiente para revestir o agrião e aspargos. Divida  punhados desta mistura pelas torradas.  Divida o restante ⅓ do parmesão igualmente pelas fatias, assim como o restante do hortelã. E vapt vum – é só comer.

4 Comments

Leave a Comment