brownies com oreo

23 Comments

Acho que agora estou oficialmente de volta das férias. Já voltei do Brasil há umas duas semanas, mas estava meio que no ar, e também me preparando para ir a Portugal me encontrar com velhas amiga, Suzana e Maria José – e respectivos, e para me encontrar com uma amiga mais recente, a Isabel – e seu respectivo. Eu fui sem respectivo. E neste clima de euforia ainda me sentia meio de férias.

No Brasil peguei muita chuva em Brasília – nem um bronzezinho peguei, mas em compensação me encontrei com pessoas muito queridas. Amigas de muitos anos como a Sueli – a conheço desde os 15 anos, seu marido o Dedé e filhas e filhote, a Wandinha com quem trabalhei dando aula de inglês e é uma grande amiga, minha amiga Renata Lampião que conheço por conta deste mundo culinário, minha linda amiga Simone, minhas vizinhas foférrimas e excelentes na cozinha, a Ana Carolina e Ana Cristina,  assim como me reencontrei com a Téia, conheci a Fernanda e a Stefânia.

Em São Paulo super a jato, viagem bate e volta no mesmo dia, vi meu querido amigo Joel e seu queridíssimo Leo, minha amiga de escola Léla – da época de colégio, a irmã da Léla, a Marcinha, respectivos maridos, minhas queridas amigas quase irmãs Patrícia, Miki – com maridocos, e finalmente me encontrei com a Eliana. Já nos falamos muito por telefone, por email, sabemos muito uma da outra..mas as caras ainda não tinham se encontrado.

Me perdoem vocês com os quais ou as quais não pude marcar um encontro, mas o tempo é pouco. E queria muito poder ver a vocês todos. Só eu sei o quanto. Deixo aqui o meu carinho a todos que vem aqui ler minhas histórias. Sempre penso em vocês que me fazem deixar o Trem Bom  no ar. Este ano estou com muito o que fazer. Preparando um livro especial, herança que queiro deixar para a minha sobrinha. Atrás de editora.. mas determinada a manter este cantinho. E venho dividir uma super receita de brownie. Receita que é tão bacana que o povo do meu trabalho decidiu que estou no ramo errado, e que minha profissão deveria ser de boleira. O que não faz uma boa receita. Esta receita peguei de uma programa novo da BBC. A moça que o apresenta é a maravilhosa Lorraine Pascale. Tem uma casa de bolo em Londres, livros e um super carisma. Curtam a receita. Não lembro se vi Oreo no Brasil, mas você pode ir atrás de Negrito ou parecido. A um lindo ano de 2011!!

Ingredientes:

  • 165g manteiga sem sal para ser derretida
  • 165g açúcar mascavo claro  ou refinado se não tiver
  • 200g chocolate amargo de boa qualidade, usei um pouco mais só que não pesei
  • 3 ovos e 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó de boa qualidade
  • 1 pitada de sal
  • 165g de biscoito oreo ou parecido

Forma quadrada – 20cm x 20 cm, untada e forrada com papel manteiga

Preparo:

Ponha a farinha de trigo, chocolate em pó e sal numa vasilha, dando uma leve misturada com um fouet e reserve. Coloque o açúcar numa vasilha e reserve. Pique ou rale o chocolate grosseiramente e reserve.

Coloque as gemas e ovos na vasilha da batedeira e reserve até chegar na hora de bater tudo.

Ponha a manteiga numa panelinha e leve ao fogo médio para derreter. Quando derreter desligue o fogo e jogue o chocolate dentro da panela, deixando por uns minutos. O calor vai começar a agir no chocolate e este começará a derreter. Depois de uns minutos use uma spatula para misturar o chocolate derretido à manteiga. Bata bem os ovos – por uns 2 minutos. Acrescente o açúcar delicadamente na lateral da vasilha, mexendo bem. O açúcar deve ser acrescentado gradualmente. A razăo é que você quer preserver a estrutura criada ao bater os ovos, cheia de bolhas de ar que văo contribuir para o crescimento da massa no forno. Bata esta mistura até atingir uma consistência mais grossa. Acrescente entăo o chocolate derretido e seja gentil ao misturar tudo. Use o mesmo princípio para acrescentar a mistura de farinha, chocolate e sal. Gosto de peneirar esta mistura antes para tirar qualquer bolota de chocolate e dar um pouco mais de leveza. Derrame a mistura na forma reservada e por fim quebre os brownies por cima. Quebre com as măos mesmo – năo se importe se alguns pedaços forem maiores que outros. Leve ao forno por 25 minutos e teste com um palito. Deixe por mais un minutos se precisar. Lembre-se que o palito deve ser um pouquinho molhado no centro.Tire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos antes de transferir para uma grelha. Polvilhe com açúcar de confeiteiro se quiser.

23 Comments
  • Ana Carolina

    Responder

    Boa tarde,
    Essa receita rende quantas porções individuais, depois de cortado?

    • valentinajacome

      Oi Ana Carolina,

      Vi teu comentário hoje. Nao sei quantos pedaços de brownies a receita rendeu pois nao contei. Depende tambem do tamanho dos pedaços cortados. Mas acho que com pedacos nao muito grandes deve render pelo menos 16.Usei uma forma é de 20×20.

  • Rosiane Carvalho

    Responder

    Adorei a receita, ,um brownie já é delicioso,imagina só com biscoito recheado….Nham,nham, aqui no Brasil temos o Negresco.É sempre muito bom rever amigos, fazer outros, a amizade é um tesouro.

    Beijoos

    • Trembom

      Rosiane,se fizeres volta aqui pra contar. Adoraria saber a tua opinião. Quanto à amizade, vc está certíssima.

  • Paixão com fogão

    Responder

    Oi Valentina,
    Adorei conhecer o seu blog!
    Achei essa receita de brownies uma coisa de louco, fiquei com água na boca… 🙂
    Bjim
    Dri

  • Jô Bibas

    Responder

    Oi, Valentina. Obrigada pela passadinha no Arteamiga. Viu que sou fã de quadrinhos… Aproveito para te perguntar se recebeu um e-mail meu perguntando sobre escolas de culinária em Londres ou adjacências para minha filha?
    BJô

  • Téia

    Responder

    Caramba amiga, que brownie é este? Aff, tô com água na boa. Este vou ter que fazer…Tina, também adorei revê-la, pena que foi rápido, mas um dia vai dar certo nos vermos com calma…Sonhar pode, né? Bjka.

  • Deborah Duarte

    Responder

    Como é difícil voltar das férias no Brasil, né?!
    Eu também levo um tempinho para voltar à realidade… rsrsrs

    Esses brownies estão lindos!!!
    Certamente farei essa receita qdo voltar à minha cozinha… Deve demorar um pouco, pois agora quem está de férias no Brasil sou eu!!!! =D
    Bjs

  • pipoka

    Responder

    Valentina,

    Este fim de semana vou fazer este brownie, para comer pensando nos momentos de diversão, alegria e cumplicidade que passamos juntas.

    Tens que voltar a Lisboa com o tempo mais quente e por mais dias… aí vai ser a loucura!!!!

    beijos enormes,

  • Heide

    Responder

    Oi Tina, tudo bem?
    Já vejo teu blog há um tempinho, mas nunca deixei recado.
    Essa receita foi amor a primeira vista… do meu marido, heheh. Ele adora doces em geral, com biscoito recheado então, ele adora. Quando viu a receita logo pediu pra eu fazer. Já testei e ficou uma delícia!
    Beijos,
    Heide

  • Renata

    Responder

    Tina, esses brownies devem ser mesmo um escândalo! Tudo de bom junto não pode ser diferente!

    Beijão!

  • eliana scaramal

    Responder

    Tina estou morta de saudades, amei – amei e amei amiga ver seu rostinho lindo de viver e dar boas risadas. hehehe Adorei conhecer a todos estou realmente com muita saudades.

    Amei essa receita e vou fazer pro Rapha e pra todas as outras formiguinhas. rs

  • Leila

    Responder

    Tina, ficaram lindos. Fiquei muito feliz em saber que conhecestes a Lica. Eu estou amando assistir a Lorraine aos sabados.
    beijos e ate breve

  • Suzana

    Responder

    Querida Valentina,

    Que brownies mais lindas! Bem curiosa a utilização das oreo que em conjunto com a base de chocolate cria uma paleta fantástica. Para além que têm de ser deliciosas… Mmmmmmm.
    Foi uma felicidade ter vc em Lisboa! Pena mesmo foi ter sido tão pouco tempo e o fim de semana ter passado num piscar de olhos.

    Saudades imensas da nossa conversa nonstop e das suas gargalhadas.

    xx

  • Marmita

    Responder

    Ficou uma maravilha, mesmo muito bom. beijocas da marmita

  • Léia Silva

    Responder

    Oi querida
    Espero que esteja bem.
    “Babei” nesse brownies, acho que nunca vi nada igual!
    Sexta-feira publicarei uma receita tua.
    Bjim com karim
    Léia

  • Ameixinha

    Responder

    Bom a dobrar 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Ai, Tina, já estou morrendo de saudades de vc, minha querida. Delícia aquele nosso almoço, foi tão bom poder te reencontrar. Adorei todos os convidados, os meninos (Joel e Leo) são uns queridos, não? Foi ótimo conhecer todo mundo.
    Esses brownies estão a cara da Jéssica, Tina. Vou fazer pra ela.

  • Ana Carol Crocks

    Responder

    Ah, aqui no Brasil temos Oreo também, temos Negresco (que é igual) e outros genéricos (imitações).
    Experimente fazer um bolo bem chocolatudo e colocar Oreo picadinho na massa!!!! Fica tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo!!!!
    Beijos

  • Ana Carol Crocks

    Responder

    Oi Val, não esqueci de você não, viu? É que meu cachorrinho está doente e estamos na batalha com ele há quase um mês. Por isso ainda não tive tempo de te mandar as receitas (mas pode esperar que logo-logo te mando). Ah, muito obrigada pelos presentinhos, AMEI!!! Quero fazer uma receitinha com a farinha de amêndoas e te mandar as fotos.
    Quero dizer que foi um prazer te conhecer pessoalmente e, principalmente, ter minhas comidinhas experimentadas por você.
    Beijos

  • Maria João Barbeitos

    Responder

    Istao deve ser qualquer coisa de fantabulástico! Vou fazer no próximo sábado! 😀 Obrigada!

  • Fabiana

    Responder

    Valentina,
    Já fiz uma receita de cupcakes com oreos, e fizeram o maior sucesso.
    Agora, não tenho dúvida que esse também farão.
    Que delicia de férias, e o melhor, encontrar amigas tão queridas nesse universo que não para de crescer.
    Também tenho um sonho de encontrar minhas amigas blogueiras, que tanto me incentivam e que dividem receitas maravilhosas.

    beijos

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Imagino sua emoção voltando ao Brasil e se encontrando com tanta gente!
    Parece que o Oreo sumiu mesmo, mas tem o similar. A crocância desse brownie deve ter ficado uma coisa de louco!
    Boa semana!

Leave a Comment