Brownie de banana e manteiga de amêndoim

6 Comments

brownie de chocolate com banana-1Esta receita caiu no meu colo por acaso. Tenho uma amiga que me enche de informação, sempre me apresenta com grandes descobertas. Um blog aqui, um livro acolá, um endereço em Paris, outro no Brasil, um artista plástico, um trabalho diferente. Nossas conversas são sempre em volta de comida, arte, de uma certa forma literatura. E em um destes papos por email ela me apresentou o blog de um francês, o Bernard.  Quando nos falou dele foi sobre receitas brasileiras – empada, e outras coisas. Fotos de Ouro Preto – o meu lugar favorito do mundo. E encontrei também esta receita de brownies de chocolate, banana e manteiga de amendoim. Resolvi fazê-la a princípio porque tinha muitas bananas precisando de serem usadas. E a receita parecia ter algo especial. Mas no final me deparei com uma receita absolutamente deliciosa. Foi uma descoberta divina.
brownie de chocolate com banana-2Estes brownies não são muito doces pois a manteiga demi-sal ou mesmo salgada, assim como a manteiga de amendoim quebram o doce, equilibrando bem os sabores. Já fiz dois batches desde a primeira vez. Se você gosta de brownies, faça-os. Não digo isto porque a receita está sendo postada por mim, pois afinal nem é minha. Mas porque a receita é boa.E a manteiga de amendoim tem que ter pedaços de amendoim para dar o contraste ao macio. Eu confesso que quando coloquei a manteiga de amendoim na massa e misturei, acabei tentada e coloquei mais umas colherzinhas. Para quem lê francês recomendo uma visita ao blogue do Bernard – clique no nome para ser levado(a) ao blogue. Gosto quando se descobre um novo blogue, como uma brisa que sopra e renova o ambiente.
brownie de chocolate com banana-3

Esta receita peguei no blog de um francês chaamado Bernard. O blog se chama La Cuisine de Bernard.

Ingredients:

Instructions:

* tinha 100 g de chocolate Varona de 6o-e poucos % de cacau, e o restante de 75 %

**usei manteiga com sal, mas na receita original pedia manteiga demi-sel.Sei que no Brasil em alguns lugares se encontra a manteiga francesa President. Fica a vontade para fazer com a manteiga com sal ou demi-sel.

Separe todos os ingredientes antes de começar.

Forma quadrada de 20 x 20 cm. Untada e forrada  no fundo e laterais. Reserve.

Pre-aqueça o forno – 170C.

Ponha as 210g de chocolate e manteiga em uma vasilha sobre uma panela com água 0 a água não deve tocar o fundo da vasilha. Ligue o fogo médio e deixe a manteiga e chocolate derreter. Mexa um pouco só de vez em quando. Enquanto a manteiga e chocolate derretem coloque os ovos, açúcar e baunilha em uma tigela, e mexa para incorporar  – não mexa muito. Quando o chocolate/manteiga estiverem derretidos e a mistura estiver fria derrame tudo sobre os ovos e misture para incorporar os ingredientes. Ponha a farinha na tigela, e mexa tudo delicadamente. Acrescente os pedaços de chocolate  e a banana que foi amassada dentro da tigela. Mais uma vez mexa para incorporar. Por fim os pedaços de banana. Transfira tudo para a forma preparada e leve ao forno por 30 minutos. Faça o teste do palito. Se necessário leve ao forno novamente – eu precisei de mais um pouco de tempo. Vai depender do forno. Agora lembre-se que o palito de brownies saem um pouco molhados. Não podem sair secos. Retire do forno, transfira para uma grelha ainda na forma por uns 10 minutos e depois retire da forma e transfira para a grelha só com o papel manteiga. Deixe esfriar completamente. Confesso que os meus ficaram fantásticos na manha seguinte. Fiz os meus brownies a noite.

6 Comments
  • Maria Jose

    Responder

    Onde está a quantidade de banana?

  • Surley

    Responder

    Parece bem interessante. Não me lembro de ter comido banana com amendoim, com chocolate fica muuuito bom! Vou ver se consigo experimentar…

  • Téia

    Responder

    Querida, que brownie é esse??? Amei a idéia. Miltão também vai gostar muito. Outro dia fiz um brownie com doce de leite muito bom também. Vou ter que fazer. Bj grande.

  • Ritha

    Responder

    Adorei essa receita, bem como a indicação do blog do Bernard!
    beijos

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que lindeza esses brownies! Adorei a mistura de sabores – fiquei curiosa para provar!

    • valentinajacome

      Meninas, estes brownies foram um sucesso total. Os sabores agradaram a um número enorme de pessoas. Os fiz 3 vezes na mesma semana e distribui pelo trabalho a pedido.Fastástico.Recomendo.

Leave a Comment