Brioches Simples

0 Comment

Estou super feliz pois amo brioches e estes foram os primeiros que fiz. Em geral os compro no supermercado, e os que compro são levemente adocicados. Confesso que o resultado não foi idêntico mas igualmente delicioso.
Estes brioches ficaram fofos, leves..e ao morder são levemente crocantes. Os provei com geléia de laranja, manteiga e mel. Só faltou tostá-los pois costumam ficar muito bom quando tostados. Elegi o mel como a combinação mais feliz. Questão de gosto, é claro.
Estou apaixonada e os recomendo a vocês. A autora da receita é uma neo zelandeza da qual gosto muito; Julie Le Clerc. Já publiquei outras receitas dela por aqui.

Brioches Simples
 
Ingredientes
  • ¼ xícara de água morna (60 ml)
  • 2 colheres de chá de fermento de pão instantâneo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 4 xícaras de farinha de trigo (600g)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de leite morno (250ml)
  • 2 ovos grandes levemente batidos e 2 gemas
  • 150g de manteiga em temperatura ambiente e amaciada com a parte de trás de uma colher
  • 1 gema levemente batida com um pouquinho de creme de leite e uma gotinha de água para polvilhar os brioches
Instruções
Preparo
  1. Coloque a água morna numa tigela pequena e povilhe com o fermento e açúcar. Reserve em um cantinho quente da cozinha para que a fermentação seja iniciada. Tempo mínimo de 5 minutos - você vai notar que a superfície vai começar a formar bolhas. Isso significa que a fermento está ativo.
  2. Enquanto o processo acima está ocorrenco coloque a farinha de trigo e sal numa outra vasilha. Uma vez que a mistura com o fermento esteja pronta acrescente a mesma à farinha de trigo, e acrescente também os ovos (inteiros e gemas), o leite e a manteiga amaciada. Dê uma mistura com uma colher de pau para combinar os ingredientes. Vire então tudo numa superfície levemente enfarinhada e sove bem. Você vai provavelmente precisar adicionar mais de farinha à medida em que sova. Não tenha medo, porém adicione aos poucos.
  3. Quando a massa estiver boa ela estará bem macia, não estará grudenta e estará também levemente 'brilhosa'. Ponha a massa numa vasilha levemente untada, cubra com plástico PVC e deixe descansar em um canto quentinho da cozinha. A massa deve dobrar de volume. Isso pode levar 1 hora ou um pouco mais. Uma vez que a massa tenha dobrado de volume retire-a da vasilha e sove levemente um pouco mais e divida a massa em 12 partes.
  4. Coloque cada porção em mini formas de pão (ou na forma que tiver ) levemente untadas, e cubra-as e deixe que descansem por mais ou menos 15-20 minutos para que dobrem em volume. Talvez um pouco mais de 20 min seja necessário. Pre-aqueça o forno - 190oC.
  5. Antes de levar os brioches ao forno pincele-os com a mistura de creme de leite. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Ou talvez um pouquinho menos. Fique de olho no seu forno.

Espero que goste tanto quanto eu.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: