Bons modos à mesa

1 Comment

Meus pais sempre faziam muitos jantares e inúmeras vezes eu e meu irmão ajudávamos a colocar a mesa. E como meu pai sempre foi obcecado com etiqueta tínhamos que ser muito minuciosos. Procuro não deixar que etiqueta faça com que os convidados se sintam constrangidos – coisa que minha mãe sempre dominou foi fazer seus convidados se sentirem a vontade, mas existem coisas que acho inaceitáveis.

A Gorete me deixou este convite para escrever uma lista de 6 itens de etiqueta pessoal e foi difícil me limitar a 6 – será que sou mais formal que pensava? Pus um de canja. Convido Patrícia, Dadivosa, Clarice, Ana, Eliana e Karen para fazerem sua listinha também.

1. Quando tenho visitas faço questão de colocar a mesa. Bem direitinho, como fazia em casa de meus pais. Os talheres, pratos, copos, guardanapos. Para mim antes de mais nada é uma homenagem aos convidados.
2. Algo que me dá náuseas é ver alguém comer com boca aberta. Realmente me sinto fisicamente mal..
3. Não tolero gente que põe o dedo na boca para tirar comida que ficou presa. Infelizmente na Inglaterra isso é muito comum e me deparo com esta cena diariamente.
4. Não ponho panela na mesa – a não ser que seja uma de paella. Amo as travessas. Para as panelas existe o fogão.
5. Cigarro à mesa é a maior grosseria que conheço.
6. Acho indelicado se ir à casa de alguém para uma refeição sem levar algo: uma garrafa de vinho, flores ou mesmo uns chocolates.

Mais um de canja, atraso é imperdoável.

1 Comments
  • marcia_nova

    Responder

    poeria mandar no meu e-mail, modos de etiquetas em geral ( sair, mesa, vestir, falar…) ???Ficara muito grato!!!Obrigada pela ateçãoMárcia NovaMeu E-mail e: marcia_nova@terra.com.br

Leave a Comment