Bolos de laranja, Richmond & Petersham

15 Comments

Petersham Nursery

Para falar destes bolos tenho que falar de Richmond e Petersham nursery. Richmond está na minha lista de lugares favoritos em Londres. A primeira vez em que estive lá foi pelo Rio Tâmisa, remando. Remava perto de Chiswick que fica no oeste da Londres,  e em manhãs de treinamento puxado chegavamos até Richmond.  Daí viravamos o barco e remávamos de volta para a nossa sede. Através dos anos voltei muitas vezes, pois me apaixonei por esta área. Me apaixonei pelo aconchego que Richmond me trás. Além do rio tem o parque – Richmond Park, que faz parte dos parques reais – Richmond Park era um dos parques favoritos de Henrique VIII. Ao descobrir Petersham nursery a paixão por Richmond se alargou. Um affair desde 2007. Pode-se ir a Petersham só para passear, pois tem muitas plantas, vende-se louças e móveis para jardim. Para quem gosta de decoração é um ótimo destino. Têm um restaurante e também tem uma sessão para pequenos lanches – bolos maravilhosos, scones, saladas divinas, quiches, sopas, café, chá. Petersham é shabby chic – elegante mas rústico.

Ainda falando em Petersham, o restaurante fica no prédio principal, e a decoração é no estilo da Nursery. Voce se senta em cadeiras que tambem estão a venda, e tudo é extremamente charmoso. O café fica numa área a parte, perto da cozinha. Você entra e a mesa com os pratos do dia está toda posta a sua frente. É só pegar o prato, escolher o que quer – esta e a parte mais dificil, e pagar no final. A comida é lindamente apresentada e de todas as vezes em que estive lá a apresentacao foi sempre primorosa. E  nao preciso dizer que o sabor de tudo e absolutamente fantástico. Quando se come do Café, você pode se sentar em qualquer uma das mesas espalhadas pela Nursery. E este é o grande charme na minha opinião. O chef por tras de toda esta estrutura também proporciona um universo maravilhoso para o cliente. Por muitos anos a Skye Gyngell foi a principal. E agora o fantastico Greg Malouf. Coincidentemente os dois são chefes australianos. A Australia produz uma turma muito interessante, e vários deles estão aqui deixando uma marca bem positiva. Petersham ganhou uma estrela Michelin ha uns dois anos atrás, e segundo a Skye apesar de algo maravilhoso foi também uma praga pois o ritmo teve que mudar pois as expectativas das pessoas que vão lá mudou. E segundo ela mudar é perdar a essência da Petersham. Artigo aqui para quem quiser ler – Skye e a estrela Michelin.

uma das greenhouses em que se pode comer

 
 

alguns dos objetos a vendaAgora, os bolos de laranja. Na minha ultima visita a Petersham, com a Suzana e o Pedro, comemos no Café. Pegamos bolo e café. Um dos bolos foi o de laranja. Era um bolo de laranja sem farinha de trigo. Somente com farinha de amêndoa. Um dos melhores bolos de amêndoas que já provei. Acho que a opinião quanto a ter sido o melhor bolo do dia foi unânime. Desde então quis reproduzir aquele bolo em casa. Acabei me aventurando por duas receitas, e mexi em uma delas para fazer a terceira. Uma das receitas foi da chefe Anne Hansen. Não vou falar na chefe, pois senão o post vai ficar muito longo. A receita é da mãe dela, e a massa é colocada no forno com o ele ainda frio, sendo ligado quando a massa vai ao forno. Assa então por uma hora. No dia em que a fiz era muito tarde e não estava disposta a esperar todo este tempo. O fiz pré-aquecendo o forno como se faz normalmente, e depois assando por uns 25 minutos, pois usei formas pequenas. Coloquei framboesas dentro da massa, para ter pequenos estouros de fruta a cada garfada. A segunda receita foi exatamente como a primeira, mas com farinha de amêndoas. E desta vez coloquei mirtilos dentro da massa. E a terceira receita é do chefe de pâtisserie  Eric Lanlard. Leva lavanda na massa e a calda que não se pode deixar de fazer é muito interessante, pois leva cravo e canela.

Bolo de laranja – Anna Hansen

Rende 4 bolinhos do tamanho dos da foto

Ingredientes bolo:

  • 125g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 125g açúcar refinado
  • 2 ovos grandes
  • 125g farinha de trigo
  • 1 colher chá de fermento para bolo
  • Raspa de ½ laranja grande
  • Raspa de ½  limão siciliano grande

 Ingredientes calda:

  • Suco de ½ laranja grande
  • Suco de ½ limão siciliano
  • 75g açúcar refinado

Preparo do bolo:

Unte as forminhas de bolo com manteiga derretida e leve a geladeira para firmar

Ponha a farinha de trigo e fermento em uma tigela e use um fouet para misturar os ingredientes e encorporar um pouco de ar. Coloque a manteiga, açúcar refinado e raspa de laranja e limão em uma vasilha e bata até ficar com uma mistura cremosa e clara. Não é necessário batedeira. Acrescente os ovos 1 de cada vez, batendo bem entre cada adição. Acrescente a mistura da farinha de trigo e use uma colher de metal para misturar tudo, mas faça tudo delicadamente.Transfira a mistura para as forminhas reservadas e asse por 25-30 minutos. Eu coloquei framboesas dentro da massa. Acho que mirtilos também ficariam super gostosos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.Deixe esfriar por 5 minutos ainda na forma. Depois retire e transfira para uma grelha. Derrame a calda por cima dos bolinhos. Gosto de usar uma colherzinha.

Preparo da calda:

Ponha o suco de limão, suco de laranja e açúcar numa tigelinha e misture tudo. Assim que os bolinhos sairem do forno, pincele-os com esta mistura. Seja generoso. E deixe descansar um pouco antes de comer.

Fiz também uma variação deste bolo acima, só que ao invés da farinha de trigo usei farinha de amêndoa e coloquei mirtilos dentro da massa. O bo, lo cresceu bem. Só que no fundo – que é a parte que fica para cima ao se assar, ficou uma pequena depressão.

** esta receita foi reduzida por mim. A receita original contêm o dobro da quantidade. Não deixe de colocar a calda no bolo. Seja bem generoso. E deixe descansar um pouco antes de comer para que ela esfrie, e crie uma camada um pouco melada nos bolos.

Bolo de laranja com lavanda

Receita do chef Eric Landlard

Ingredientes para o bolo: 

  • 200 ml de óleo vegetal
  • 175 g amêndoas moídas
  • 150 g açúcar refinado
  • 1 ½  colheres de chá de fermento para bolo
  • 4 ovos
  • Raspa de 1 limão
  • Raspa de 1 laranja grande
  • 1 colher de chá de lavanda seca própria para culinária

Ingredientes para a calda:

  • Suco de ½ limão e ½ laranja
  • 50 g de açúcar refinado
  • 3 cravos
  • 1 colher de chá de canela

Preparo:

Pré-aqueça o forno – 180oC. Unte uma forma de 17 cm com óleo vegetal, seja bem generosa. E forre com papel manteiga. Reserve.

Coloque a farinha de amêndoas, açúcar e fermento em pó em uma tigela e misture bem. Ponha os ovos e o óleo na tigela e misture bem. Acrescente as raspas de limão e laranja e misture. Em seguida coloque a lavanda e mexa para misturar. Transfira a mistura para a forma reservada, e asse por uma hora. Após 25 minutos você pode cobrir o bolo com papel alumínio se quiser segundo a receita original. Eu não o fiz.

Enquanto o bolo assa faça a calda. Coloque o suco de limão e da laranja em uma panelinha, acrescente o açúcar e especiarias e misture bem. Leve ao ponto de fervura e baixe o fogo. Deixe no fogo por pelo menos 5 minutos para que os sabores apurem e para que reduza um pouco.

Quando o bolo for retirado do forno deixe esfriar na forma por uns 10-15 minutos. Transfira o bolo para o prato de servir, e faça furos nele com um palito. Derrame a calda generosamente por cima com uma colherzinha. Deixe descansar por uns 5 minutos pelo menos antes de servir.

* raspe o limão e a laranja na hora em que for acrescentá-las à massa; e quanto à lavanda, coloque a medida em um pilãozinho e dê uma boa moída ante de acrescentar à massa.

** a receita original leva exatamente o dobro dos ingredientes e é assada em uma forma de 20 cm.

15 Comments
  • Suzana

    Responder

    Amiga,

    Foi um dia inesquecível! Pela sua companhia, pela singeleza do lugar e por esse bolo impar que não esquecerei tão depressa. Estas suas sugestões são de ficar com água na boca. 😉

    Tudo perfeito!

    Um beijo enorme*

  • Vanderleia

    Responder

    Essa mistura de raspas de laranja com limão siciliano deve ter ficado muito boa.Gostei especialmente da textura nessa foto fatiada.Parece ficar úmido.Gostei.Bjos e bom final de semana pra você.

    • Trembom

      Vanderleia, fica úmido sim. E se guardado em uma vasilha hermeticamente fechada ele dura bem.

  • deliciasdaisa

    Responder

    adorei as fotos, lindo o lugar! e quanto aos bolos, maravilhosos! sua dica de não economizar na calda é o segredo!!!

    adorei!

    • Trembom

      é importante se colocar bastante calda sim. o )

  • Gina

    Responder

    Também tenho uma queda por bolos cítricos, mas ter uma família de dois integrantes, em que um não aprecia muito, acaba fazendo com que eu desista. O de laranja até que o marido gosta.
    O lugar é uma delícia. Tenho uma tendência a gostar dos lugares por muitos motivos. O simples fato de ter me deslocado até lá, de estar viajando, já renova meu estado de espírito.
    Quanto à sua pergunta, sim, além do filho músico, tenha uma filha, que canta bem, mas não é da área musical. Já falei algumas vezes dela no blog, do tempo que morou na Espanha e nas Filipinas e coisinhas gostosas que prepara na cozinha. Casou-se esse ano e foi morar em outro Estado. De volta ao passado, quando tudo começou, apenas dois…
    Beijos!

    • Trembom

      Regina, realmente fiquei confusa. Que bacana ter música tão presente na família.

  • Letícia

    Responder

    Ai, é aquele local lindísssimo que eu vi no seu Instagram! Um sonho. Como esses bolinhos cítricos (ando numa onda cítrica bem forte – troco qualquer bolo chocolatudo por um de laranja, limão, mexerica… ai, ai). Beijos!

    • Trembom

      Letícia,, é o próprio! Petersham Nurseries é super bonita. E charmosa. Sou cheia de fotos de lá. Cada vez que vou acho mais angulos para fotografar.

  • Nara Serafim

    Responder

    Oi Valentina!!

    Sempre venho ver os teus post , muitas vezes faço as tuas receitas.

    Sempre vejo os lugares e leio o que tu falas sobre eles. Enquanto lia este, fiquei com vontade de te fazer uma pergunta:

    Tu não tem vontade de voltar a morar no Brasil?

    Sei lá, já viajei por vários lugares mas quando chego no Brasil meu coração se enche de alegria!

    Desculpa a pergunta mas é só uma curiosidade!

    beijo

    Nara

    • Trembom

      Nara, obrigada por sempre visitar o Trembom. Quando a tua pergunta, a resposta é ainda nao. O dia em que isto mudar eu volto.; o )

  • Beta Tiossi

    Responder

    Deu água na boca, difícil escolher qual fazer primeiro e o lugar é lindo demais. Seus posts são sempre colírio para os olhos e a alma. Bom fim de semana

    • Trembom

      Boa semana Beta! Olha se puder recomendar a com a calda de especiarias é a mais inusitada.

  • Greg

    Responder

    Bom dia Tina;
    É muito bom começar o dia com um post como este, dá até para sentir o cheirinho do bolo envolto pelo ar fresco do local e o cheiro das plantas e flores.
    Lindo lugar, quero ir quando de minha próxima viagem.

    • Trembom

      Oi Mano, pois é , na próxima visita temos que ir lá.Vocês vao adorar.

Leave a Comment