Bolo Sponge com Framboesas

1 Comment

Esta é uma receita do típico bolo sponge que é muito usado por aqui. Fica um bolo bem fofo e vai super bem com vários tipos de recheios. Em geral eu recomendo fazer esta receita em duas formas de 17.5 cm, e depois é só montar. Mas o da foto eu assei numa forma de 22cm e por isso ele ficou meio achatadinho. Queria um bolo para levar para a filha da minha vizinha, e fiz o recheio com framboesas passadas na peneira. Depois de espalhar o recheio joguei a parte da polpa da framboesa que tinha ficado na peneira por cima do recheio.Queria aproveitar tudo. Salpiquei açúcar de confeiteiro e joguei umas framboesas por cima. Recomendo este bolo para quando se tem crianças em volta, ou se você quiser tomar um chá da tarde e comer algo doce sem culpas. Reduzi a quantidade de açúcar e manteiga da receita original. Imagino que este recheio com maracujá deve ficar igualmente maravilhoso.
Dei uma corrigida pois inicialmente falei em ‘amoras’. Graças à Ana Paula corrigi este errinho e estou reaprendendo o nome das frutinhas em português.

Bolo Sponge com Framboesas
 
Ingredientes
Ingredientes para o bolo:
  • 200g de farinha de trigo com fermento
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 4 ovos levemente batidos
  • 200g de manteiga em temperatura ambiente, bem macia
  • 200g de açúcar (não use o granulado)
  • 2 colheres de sopa de leite, em temperatura ambiente
Ingredientes para o recheio:
  • 100g de framboesas
  • 180g de manteiga
  • 180o de açúcar de confeiteiro
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno em temperatura de 190oC. Unte e polvilhe as formas de 20 cm cada e coloque papel amanteigado no fundo das formas. Numa tigela bata bem todos os ingredientes ate que fique bem macio e homogêneo.
  2. Divida entre as duas formas, e nivele a massa com uma espátula. Asse por aproximadamente 20 minutos ou ate que passe o teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar.
Preparo do recheio:
  1. Bata o açúcar e a manteiga bem batidos, por uns 3 minutos até que fique bem claro e macio. Passe as framboesas por uma peneira e esprema bem a polpa. Misture o sumo juntamente com a manteiga e açúcar e mexa para misturar. Espalhe dentro da metade do bolo e coloque a outra metade por cima.
  2. Polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro e ponha framboesas por cima. Pronto. É só servir.

 



1 Comments
  • Anonymous

    Responder

    oi Valentina .. tudo bem, onde vc compra as flores cristalizadas, tive na frança, trouxe alguns vidrinhos, mas acabaram .. encontra aqui no Brasil, um abraço e até!Daniela

Leave a Comment

Rate this recipe: