Bolo sponge com chantilly e 5 anos

41 Comments

Trembom faz anos em outubro. 5 anos!Este post é muito em homenagem à minha amiga Clarice, que lembrou do aniversário do Trembom bem antes de mim. Memória formidável desta menina. A minha amizade com a Clarice Akemi é de mais ou menos da mesma época. Éramos freqüentadoras de outros círculos de receitas. E esta amizade tem sobrevivido aos anos. O Trembom tem evoluído comigo, com a minha vontade de expressão. Quem já freqüenta o Trembom há tempo notou como ao passar dos anos tenho me concentrado mais nos doces. O índice de receitastem doces e salgados, mas de um tempo para cá só faço post de doces.

Para o bolo de aniversário escolhi um sponge cake. O sponge cake para quem não conhece é feito com quantidades idênticas de ovos, manteiga, açúcar e farinha de trigo. O que fiz é recheado com uma deliciosa geléia de morangos da Tiptree. A Tiptree é uma empresa inglesa que está na mesma família desde aproximadamente 1850 e pouquinho. . Fica na vila de Tiptree, não muito longe de Maldon, a Maldon do Sal. Para o recheio usei morangos de Kent – nem dá para acreditar que ainda estamos comprando morangos locais, e framboesas da região também. O chantilly foi feito usando whipping cream que tem 35% de gordura.

Ingredientes:

Para o bolo:

  • 200g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 200g açúcar
  • Raspa de dois limões sicilianos
  • 4 ovos médios – o peso deles deve ser 200g
  • 200g farinha de trigo com fermento, peneirada depois de pesada

Para a calda:

  • 75g açúcar
  • 5 colheres de sopa de suco de limão siciliano

Para revestir as laterais:

  • 100g lascas de amêndoas tostadas

Para o recheio e decoração:

  • morangos e framboesas

Preparo do bolo:

Coloque a manteiga, o açúcar e as raspas de limão numa batedeira, e bata por uns 3 minutos até ficar clara e cremosa. Enquanto a batedeira estiver trabalhando, bata os ovos levemente vá derramando na batedeira que deve continuar em movimento. O importante de se colocar os ovos aos pouquinhos é para que a mistura não fique como que cortada, e desta forma não disturbe as bolhas criadas ao bater a manteiga e açúcar. Acrescente a farinha de trigo em duas levas e incorpore à mistura com uma colher de metal. Espalhe a mistura numa assadeira e leve ao forno por uns 25/30 minutos. Após 25 minutos cheque para ver se já está bom. Se o palito usado para o teste sair limpo é porque o bolo já está pronto. Retire do forno e deixe esfriar por uns 10 minutos na forma antes de transferir para uma assadeira. Enquanto o bolo esfriar faça uns furos com palito na superfície do bolo. Regue com a calda fria enquanto o bolo está quente.

Para a calda:

Enquanto o bolo está no forno faça a calda misturando todos os ingredientes numa panelinha. Leve ao fogo até que o açúcar se dissolva. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem:

Uma vez que o bolo esteja frio use um cortador para cortar as rodelas como os da minha foto acima. Você deve ter um número par, pois usará dois para fazer um sanduíche.

Pegue a geléia de morango e espalhe em metade das rodelas de bolo cortado. Por cima espalhe o chantilly. Depois coloque fatias bem finas de morangos e pedaços de framboesas por cima. Coloque outra metade por cima – esta não terá chantilly ou geléia de morango. Aperte a banda de cima delicadamente, dando uma aparada no recheio que pode vazar. Espalhe chantilly pelas laterais, de forma a revestir as paredes externas completamente.  Passe os bolos por cima do prato com as lascas em amêndoas. Ou aplique as lascas individualmente. Leve à geladeira para que o chantilly se firme e as lascas de amêndoa endureçam no chantilly.

Depois de uns 15 minutos retire da geladeira e espalhe o chantilly por cima Decore com framboesas/morangos e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Leve à geladeira por uns 10 minutos mais antes de servir.

41 Comments
  • Trembom

    Responder

    Deixo aqui um muito obrigada pelos comentários e bons votos de aniversário. O Trembom não continuaria existindo se não fossem voces os leitores, pois ele não é um monólogo. É uma troca. Um grande abraço.

  • marianapp

    Responder

    Valentina, parabéns por este deliciosos blog! muito sucesso!!
    Que foto maravilhosa, de comer com os olhos! parabéns!
    beijos

  • Nereime

    Responder

    Olá Valentina!
    Recebi esta semana meu exemplar da revista Gula (edição 212) e tive a ótima surpresa de ler o artigo onde seu blog é citado de forma muito especial (pagina 122).
    Fiquei orgulhosa por você!!!
    Espero que eles tenham te enviado um exemplar, mas caso contrario me escreva para nereimeg@bol.com.br com seu endereço que eu terei todo o prazer de mandar uma pelo correio.
    Deus continue abençoando seu talento e agora nas altas rodas dos chefs amiga!!!
    Um super beijo

  • Claudia

    Responder

    Valentina,

    Cinco anos? Menina, que loucura, outro dia você comemorava três, o tempo voa. Parabéns pelo blog, é um trabalho e tanto escrever por cinco anos um blog com tanto conteúdo e tantas atualizações. Parabéns. E que você siga com inspiração para os próximos cinco anos…

    Cláudia

  • Rosiane Carvalho

    Responder

    Parabénssss, cheguei um pouco atrasada, mas ainda emm tempo de parabenizar pelo aniversário deste bloog tãom gostoso e aconchegante.Muito bom o bolo, o visual está á altura da comemoração.Lindooo,imagin o sabor….

  • Simone Izumi

    Responder

    Tina e Akemi,
    duas rainhas da blogsfera!
    Parabéns Tina pelo aniversário! Já vai entrar no prézinho, hein??rs…
    Um bjo
    si

  • Odete

    Responder

    Valentina, estou um pouco atrasada mas venho deixar meu abraco e os parabens pelos 5 anos de muitas delicias saidas de sua cozinha, e nao soh isso, mas muito mais pela atencao e carinho que voce generosamente oferece aqueles que cruzam seu caminho. Que venham muitos outros aniversarios.
    Muitas alegrias a voce com seu Trem Bom!
    Beijo

  • Téia

    Responder

    Querida amiga, parabéns para o Trem Bom e especialmente um super, hiper, parabéns para você. Como bem sabe, e os comentários aqui confirmam, você foi a inspiradora de grande parte dos foodblogs brasileiros e quisá internacionais, incluindo, obviamente, euzinha, a qual você gentilmente citou por aqui. Continue sempre assim: doce, generosa, criativa, delicada e com suas receitas, sempre tão poéticas, lindas, delicadas e apetitosas. Vida longa ao Trem Bom. Bj grande da Téia.

  • Suzana

    Responder

    Querida Valentina, o Trembom é único e muito especial. Como você! Obrigada por partilhar connosco ao longo dos anos estas palavras, imagens e receitas tão inspiradoras. Desejo muitos aniversários do Trembom para comemorar, sobretudo com um bolo tão bonito. 🙂

    Bj enorme, minha querida*

  • Léia Silva

    Responder

    Cara Valentinha
    Parabéns pelos 5 anos de blog.
    Realmente vejo muitas receitas de doces por aqui, embora ja’ fiz inúmeras vezes teu Risotto al limoncello pois amamos – em breve a publicarei!
    O teu bolo ficou com uma apresentação incrível, parabéns pelo talento.
    Um grande abraço e muuuuuuuuuuuuuuito anos de sucesso pela frente
    Léia

  • Drika

    Responder

    Que delícia! E parabéns pelos 5 anos do trembom!

  • Fabiana

    Responder

    Valentina,
    Parabéns pelos 5 anos do blog!!!!
    Quando comecei o meu blog, o seu blog também me serviu de inspiração….
    Adoro as suas receitas, e suas fotos maravilhosas.
    Que venham outros aniversários…..

    Esse bolo ficou lindo.
    beijos

  • wair

    Responder

    Confesso, somente conheci seu blog agora que faz 5 anos. Sinto que perdi 5 anos…Parabéns, adorei tudo o que vi, lindas fotos, receitas ótimas , vou ficar navegando HORAS por aqui e desejo não perder os próximos aniversários. Forte abraço, novamente parabéns e tudo de bom!
    j. wair jr.

  • Fernanda

    Responder

    Olá Valentina,

    Ameiiiii o seu site desde do dia que por um acaso achei pela net, amooo suas receitas e já fiz o bolo sponge, todooos aqui em casa adoraram, pena que por aqui onde moro não está na época de amêndoas, muuuuito difícil achar, então subistitui por coco e todos amaaaaaraaam a receita !!! Só gostaria de te pedir uma coisa: uma receita bem simples de Chantilly, pode ser? Obrigadíssima. Um abraço.

  • Nereime

    Responder

    Valentina, que surpresa boa saber que já estás nessa doce jornada há cinco anos, quem me dera eu tambem tivesse descoberto esse mundo antes…para mim tem sido terapeutico todo esse convívio com amigas virtuais e o aprendizado que vem com novos ingredientes e novas culturas…tudo me encanta!!!
    Seu blog em especial é fonte de inspiração para mim!!!Amo suas fotos com as histórias de suas aventuras…
    Parabéns pela qualidade que alcançou, e que venham mais e mais anos de sucesso!!!
    Beijos Nê

  • Beta

    Responder

    Valentina

    Parabéns pelo aniversário do blog! Você é uma inspiração para blogueiras iniciantes como eu. Obrigada por compartilhar isso tudo conosco e tornar a vida mais doce!

    um beijo

  • sofia

    Responder

    Valentina,
    Muitos parabens pelo aniversario do Trem Bom!
    Este bolo tem um aspecto delicioso e as fotos, como de costume, estao lindas!
    Sofia

  • Renata

    Responder

    Tina, parabéns pelo aniversário do blog! Você sabe como ninguém manter um blog lindo com textos super gentis e receitas super deliciosas!

    O bolinho veio mesmo a calhar para a comemoração, parece bem levinho!

    Beijos!

  • Carla Duclos

    Responder

    Oi Valentina,

    PARABÉNS pelos 5 anos de blog! 🙂

    Obrigada por compartilhar tantas delícias com a gente ao longo desses anos!

    E que bolo hein? Amo chantily e morango! Lindo e delicioso! 🙂

    Grande beijo,

    Carla

  • Lúcia

    Responder

    Parabéns
    pelo aniversário.
    Tudo de bom
    pra esse super blog
    de muita gostosuras.
    Beijos…
    Lúcia

  • iliane

    Responder

    parabens pelo aniversario do TREMBOM!!!e..foi atraves dele ..e..por seguir seu blog que nasceu a minha cozinha!!!!êsse bolo de aniversario..tá um luxo de lindo!!!!que venham mais 5,10 etc..bjus…li

  • karen

    Responder

    Parabéns! O blog só faz ficar mais bonito!

    Beijos!

  • Babette

    Responder

    Parabéns pelo aniversário do blog!…
    Já é um veterano!…
    Que conte muitos muitos mais!
    Quanto ao bolo… amoroso e perfeito para celebrar uma data tão especial!
    Babette

  • Marly

    Responder

    Ah, o bolinho parece delicioso e é muito lindo!

  • Marly

    Responder

    Valentina,

    Parabéns pelos cinco anos do seu fantástico blog! E votos de que ele alcance muitos e muitos anos de vida!

    Um abraço.

  • Claudia Lima

    Responder

    Valentina parabéns pelo aniversário do Trem Bom, um ponto de referencia maravilhoso para todas nós blogueiras.
    Os bolinhos ficaram lindos e delicados, uma ótima escolha.
    Tudo de bom!
    Bjs 🙂

  • marina mott

    Responder

    Parabéns!!
    Está lindo!!
    Bjs

  • Akemi

    Responder

    Amiga, agora estou me “sentindo”!!! rsss
    Nem imagina minha alegria ao ler este post! Fico honradíssima com sua homenagem mas quem merece todo o confete é vc, nossa musa inspiradora! 5 anos de muitas delícias, nos atiçando e nos desafiando a experimentar novos temperos e sabores, nos levando para viajar com vc através dos seus olhos e das lentes de sua super câmera!
    Quem ganha presente é o aniversariante mas somos nós, seus súditos e leitores que ganhamos um baita presente a cada post! Eu mais ainda pois tive o grande prazer e honra de te conhecer ao vivo e a cores!
    Parabéns pelo bloganiversário e que venham muitos outros anos de pura doçura e paixão!
    Agora vou me servir de um pedaço deste bolo lindo que atiçou minha curiosidade há semanas! rsss Versão mini ficou muito delicado amiga!
    Beijosss

  • laila

    Responder

    Vale… o trem bom faz aniversari e nós q ganhamos esse bolinho lindinho…

    o trembom se duvidas me inspirou como a pat disse, foi um dos primeiros blogs q conheci e admirei… e sua predileção por doces é reflexo do q vc é… uma doçura em peddoa…

    bjos e mais ans e anos deliciosos!

  • caroliny

    Responder

    olá!!maravilhosa receita!!parabéns!!uma receita ,belissima,e deliciosa,com uma incrivel,aparencia,de festa,
    carol.

  • Letícia

    Responder

    O Trem Bom e o Pecado da Gula estão entre os primeiríssimos blogs que eu visitei. Meu Deus, nem dá para acreditar que já faz tanto tempo!

    Parabéns por ser uma fonte inesgotável de inspiração – não apenas pelas gostosuras que faz, mas por seu olhar sensível e cheio de poesia. O mundo precisa de mais gente como você 🙂

    … E que venham os próximos anos!

    Beijão!

  • Ameixinha

    Responder

    O Trem Bom, tal como o Pecado da Gula, são blogs de referência que eu visito com muito orgulho e amizade. Parabéns a você que coloca tanto carinho em tudo que faz e que nos dá a conhecer paisagens fantásticas 🙂 Muitos anos de vida a esse Trem que é mais que bom 🙂

  • nanda vale

    Responder

    Parabens pelo excelente blogue. Ja tinha “ouvido” falar dele, mas hoje perdi-me por aqui.
    Excelentes fotos, receitas e textos.
    Tambem vivo no Uk, mais precisamente em Nottingham.
    Gostei muito das fotos dos seus percursos, o Uk tem muita historia e muita coisa para conhecer.
    A continuacao dessa inspiracao, com o desejo de muitas felicidades para o seu blogue.

  • Sabrina Romano

    Responder

    Parabéns, Valentina; seu blog é uma ótima fonte de inspiração – e transpiração! Abraço

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Minha amiga querida, parabéns pro Trem Bom! Se não fosse o Trem Bom o TK não existiria – você foi a inspiração para que eu começasse o meu blog. Me sinto imensamente feliz por te conhecer e privilegiada por ser sua amiga.
    Te adoro, Tina.
    xx

    P.S.: Coisa mais linda este bolinho. Amei.

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Que prazer ser uma das primeiras a lhe dar os parabéns pelos 5 anos!
    A proporção de pratos doces na minha cozinha também é infinitamente maior que os salgados.
    Esse bolinho não posso experimentar tão cedo, por conta de dieta, mas tem uma aparência ótima!
    Em compensação, sabe aquele lemon curd que você me mandou no kit? Ainda não publiquei, mais fiz um bolo crepe de limão,que ficou delicioso! Essa semana ainda publico.
    Seu blog foi fonte de inspiração para o meu e já lhe disse disso. Espero continuar partilhando de suas delícias e suas imagens encantadoras por muito tempo.
    Bjs.

  • Aninha

    Responder

    Valentina,
    Parabéns por nessa meia década (será que peguei pesado?) nos transmitir com tanta sutileza e doçura os conhecimentos adquiridos em outras terras.
    Esse blog por mim deve ser eterno e espero poder assoprar muitas velinhas daqui do Brasil.
    Beijocas e parabéns!

  • Ana Powell

    Responder

    Ainda ontem tinha pensado em ti e no teu trabalho tão fantástico.
    Muitas felicidades e votos de continuação.
    Uma proposta divina e as fotos lindissimas ♥

  • stefania

    Responder

    Congratulazioni per questo traguardo di 5 anni e …andiamo avanti 🙂 ciao

  • Jô Bibas

    Responder

    Cinco anos? Será que eu vou ter ânimo pra tanto tempo no meu?
    Parabéns!

  • Josefa

    Responder

    Então…

    PARABÉNS PRA VOCÊ…
    NESTA DATA QUERIDA…
    MUITAS,MUITAS, MUITAS FELICIDADES…
    E MUITOS TREMBOM ANOS DE VIDA!

    Obrigada Valentina por 5 anos de doação, dedicação e delícias para todos!
    Beijão!

Leave a Comment