Bolo molhado de coco

30 Comments

Sou muito interessada em doceria brasileira e acho que ainda vou ter que voltar por um mês direto como parte da pesquisa que quero fazer. Ainda não sei quando isto acontecerá mas vai acontecer.

Enquanto isso vou fazendo as minhas pesquisas, e lendo as milhares de receitas e histórias que me caem nas mãos. Algo que me fascina são os nossos bolos.Esta receita aqui me lembra de casa, de um bolo parecido comido no meio da tarde.

Infelizmente a fonte da receita não traz história ou referência regional. Esta no Grande Livro de Receitas de Cláudia que me foi presenteado pela Patrícia Scarpin. Lindo presente. É uma ótima receita, o bolo não fica muito doce apesar do leite condensado, e devido à calda fica bem molhadinho. A idéia do coco ralado por cima foi minha. Fica mais com cara de bolo de coco.

Das pesquisas que fiz sei que no início da nossa colonização já se encontravam coqueirais na nossa costa, mas só bebiamos a água e comiamos o conteúdo. A utilização do leite de coco na nossa culinária é influência indiana.

Quanto a esta receita só queria dizer que este é um bolo que deve ser comido de preferência no mesmo dia em que for feito.

Bolo molhado de coco

4 ovos

¾ xícara de leite condensado –

165g de manteiga sem sal derretida e esfriada

240g de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento para bolo

Para molhar o bolo:

240ml de leite de coco

45g de açúcar

Use uma forma forma de 25 cm – ou uma quadrada de 24 cm. Unte, polvilhe com farinha de trigo e reserve.

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Bata os 4 ovos por 5 minutos – é importante para a textura do bolo. Os ovos vão dobrar de volume. Acrescente o leite condensado, a manteiga derretida, a farinha e fermento peneirados. Com uma espátula mexa bem os ingredientes até que a mistura fique homogênea.Transfira para a forma e asse por uns 30 minutos ou até que passe o teste do palito.

Retire do forno, faça furos com um garfo ou com um espeto de metal, e derrame o leite de coco misturado com o açúcar por cima. Deixe esfriar por uns 5 minutos antes de transferir para uma grelha . Salpique coco ralado por cima antes de servir.

30 Comments
  • Anonymous

    Responder

    Oi Valentina,Gostei da sua receita e gostaria de faze-la, entretanto, nao tenho balanca. Saberia me dizer quantas xícaras de 200 ml equivalem a 240 gr de farinha de trigo? Suponho que para 45 gr de acucar 1/2 de acucar deve ser equivalente.Muito grata… beijos.Daniela

  • Leila

    Responder

    Bom achei muto apetitoso, mas as porçoes são meio chatas, tenho uma balança mas não sei se é precisa o suficiente para pesar 45 gramas. Mas valeu a dica

  • Anonymous

    Responder

    Vou fazer esta receita agora mesmo, hum que delícia!!!!!O que eu gostaria de saber é que doces são estes no início da página, da vontade de comer com os olhos.Se alguém souber me avise. Obrigada.

  • Ana

    Responder

    j’ai beaucoup aimé ce gateau désolé d’écrire en Français mais mon portugais est très faible

  • valentina

    Responder

    Nina, se fizeres me conta o que achastes em comparação com a que tens.Laila, achei este bolinho simpático, sabe?! E geladinho fica assim charmoso.Bia, fica bacaninha com o coco ralado,ne?! Acheio meio nu sem nada.Marizé, a calda fica bem gostosa.Elvira, você sempre surpreendente.Silvia, este livro foi um ótimo presente da Patrícia.Laurinha, parece que voce já conhece este bolo!Marica, vou dar uma olhada. Os nossos indios comiam a polpa do coco.Karla, volte sempre.Eliana, é beeem saboroso amiga.Acho que você gostaria.Pat, foi um super presente. Só você mesmo.Erica, volte sempre.Adoro gente nova! E se fizeres algo me conta, por favor. Gosto de ouvir a opinião das pessoas.Sara, fica molhadinho.Cláudia, pega uma pedacinho.Dinha, acho que este agradaria, viu?!/Sheila, e é. Marcos, estou fora do Brasil.Anna, obrigada.Cris, muito bom mesmo! Quando chegou aqui pelo correio nem acreditei.Denise, que bacana a tua visita. Não sei o que é doguinho . Vou pesquisar. Fica de olho.Michel, me conte do resultado.Clarice, já vi aquelas delícias que postastes.Anette, acho que não vai desapontar.Cláudia, obrigada.

  • Cláudia

    Responder

    Este bolo está lindo, o côco deu uma delicadeza na aparência. Já esta na minha lista!bjs

  • Anette

    Responder

    Quer-me matar, não quer???coco, glorioso coco…Amei a receita do bolo. vou experimentar!muitos beijinhos!

  • Akemi

    Responder

    Que coincidência, postei algo com coco também hoje! Este bolo está super apetitoso, Valentina!

  • Michel

    Responder

    Então neste domingo teremos bolo de coco. Aqui em casa.

  • Denise

    Responder

    Querida Valentina,Fiquei muito feliz ao descobrir o teu blog através do Bistrô Carioca. As tuas receitas são ótimas e sempre dão certo. Uma coisa que muito aprecio é o detalhamento com que tu as apresentada. Gostaria muito que tu escrevesses alguma receita de doguinho (cachorrinho quente), daqueles macios, mas não muito macios. Enfim, a melhor receita que conheceres. Abraço e muito obrigado.Denise

  • Cris

    Responder

    Que bolo mais delicioso… este livro é ótimo né, vi com minha vizinha que tem. Bjs!

  • anna

    Responder

    Que delicia de bolo, fofo e molhadinho… ainda mais com leite de coco…É de se lhe tirar o chapéu!Beijinho.

  • Marcos

    Responder

    Lefkas Bottarga contrata –Empresa na área de alimento sediada em Garopaba, Santa Catarina, produtora de bottargas, procura profissional “gourmant” para representação. Enviar curriculum para info@bottargaclub.com ou acesse o site http://www.bottargaclub.com (link “trabalhe conosco”).

  • Sheila

    Responder

    Agua na boca.. parece tão molhadinho e fofo….

  • Dinha

    Responder

    Que lindo este bolo valentina! Eu sou fã de bolos, de todos os tipos e sabores, este está maravilhoso.

  • Dinha

    Responder

    Que lindo este bolo valentina! Eu sou fã de bolos, de todos os tipos e sabores, este está maravilhoso.

  • Cláudia A.

    Responder

    Ficou lindíssimo Valentina. Deu uma vontade…

  • Sara

    Responder

    Adorei!! Mas k aspecto maravilhoso e adoro bolos humidos.Bjitos

  • Erica

    Responder

    Nao sei como parei aqui, mas adorei seu blog. Cheio de fotos lindas, e ideias maravilhosas. Ainda nao me aventurei a testar nehuma receita do seu blog. Em breve o farei…e dai te digo!Erica

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, fico feliz por saber que está usando o livrinho! 😀Que delícia de bolo. Fofinho e amarelinho assim, impossível resistir!

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Valentina está tão lindo!! E parece muito saboroso e fofinho!!

  • Karla

    Responder

    Adorei o post, Valentina.Amo culinária brasileira e os doces em especial. Esse bolo parece ficar maravilhoso.Parabéns pelas informações.Bj

  • Marcia

    Responder

    Valentina, parece delicioso. Veja Gilberto Freyre , em Casa Grande e Senzala, fala dos utensílios dos índios citando panelas de barro, colher de pau, pilões, cuias, cabaças e ….ralador de coco…. boas pesquisas.bj

  • Laurinha

    Responder

    Perfeita sua idéia do coco ralado em cima. Lembra um bolo gelado de coco…Ficou super fofo, uma delícia com certeza.Beijinhos,

  • Silvia Arruda

    Responder

    Valentina, eu amo o Grande Livro de Receitas de Claudia. Eu tb ganhei o meu de presente, de uma amiga muito querida. Esse bolo deve ser delicioso!

  • Elvira

    Responder

    Que gostosura de bolo molhadinho, Valentina! Sou fã de doçaria brasileira! 🙂

  • Marizé

    Responder

    Que bonito esse interesse pela Historia, parabens! E o bolo parece ser bom demais, gostei da calda pois adoro bolos molhadinhos.

  • bia

    Responder

    So de ver o branquinho do coco ralado salpicado pro cima ja me deu vontade de provar, estou a imaginar este bolo molhadinho hmmmm, maldade estou de dieta, snif ! bjs

  • laila

    Responder

    que sabida vc Vale, agregou mto sabiamente o coco que me encheu os olhos, adorei as informações, eu tontinha acreditava q o leite de coco havia sido trazido pelos africanos…ah e sobre a conserva dos limoes, deu um studadinha e já estou a preparar a minha, adorei as utilizações! valeu pela dica! bjos

  • Marcel Miwa & Nina Moori

    Responder

    Que interessante, o leite de coco vai apenas na calda. Vou testar, a minha receita leva leite de coco na massa, mas acho que fica muito pesada (não cresce mto).bjo,Nina.

Leave a Comment